Transporte publico em Curitiba

O transporte publico rodoviário de Curitiba, elogiado por seu tipo de sistema diferenciado no país e que serviu como piloto para outras cidades do mundo, me pareceu a primeira vista muito eficiente, embora seus moradores ainda queixam-se da demora nos deslocamentos em horários de Pico, ocasionado pelo engarrafamento do trafego de veículos nos centros de maior movimentação nos períodos de ida e de volta do trabalho e da escola. O  governo vem estudando a viabilidade da implantação de um metrô na cidade ainda em projeto. E tem mais; ao contrario daqui de Porto Alegre, cujo os terminais com proteção em acrílico foram todos pixados e em seguida destruídos por vândalos, lá estão em perfeitas condições, como se estivessem sido entregues para a cidade a poucos dias. Também não encontrei policiamento ostensivo neste lugares, durante a noite, momento em que os vandalismos são mais propicio.

Por enquanto, o sistema de ônibus de Curitiba inclui diversos tipos de linhas identificadas por cores facilitando a vida dos usuários:

Expressos – são ônibus articulados ou biarticulados, de cor vermelha, que trafegam por corredores de ônibus exclusivos (chamados em Curitiba de “canaletas”) e param nos terminais e estações-tubo. 

Ligeirões – ônibus biarticulados de cor azul, com motores flex que, segundo a Prefeitura, rodam exclusivamente com biocombustível. Também trafegam pelas canaletas. Sua diferença com relação aos expressos é o fato de que param apenas nos terminais e em algumas estações-tubo. Atualmente, existem duas linhas de ligeirões: Ligeirão Boqueirão e Pinheirinho-Carlos Gomes.
Linha direta (ligeirinhos) – ônibus de cor prata, comuns ou articulados, com embarque e desembarque em terminais e estações-tubo. As portas de embarque e desembarque encontram-se no lado esquerdo dos ônibus, para permitir que eles trafeguem na pista da esquerda das ruas, com maior velocidade (daí o apelido).
Troncais e convencionais – ônibus de cor amarela que saem ou passam pelo Centro da Cidade. Podem ser ônibus comuns, articulados ou micro-ônibus. Os troncais ligam o Centro aos terminais dos bairros.
Alimentadores – ônibus de cor laranja, que atendem os terminais de ônibus. Podem ser ônibus comuns, articulados ou micro-ônibus.
Inter bairros – ônibus de cor verde, que ligam diversos bairros da Cidade sem passar pelo Centro. São seis linhas de Inter bairros numeradas. Podem ser comuns ou articulados.
Inter-Hospitais – micro-ônibus de cor branca, que ligam a Estação Rodoferroviária aos principais hospitais da Cidade.
Circular Centro – micro-ônibus de cor branca, que trafegam pelo Centro com tarifa reduzida.
Linha Turismo – ônibus de um ou dois andares, de cor verde-clara, que percorrem os principais pontos turísticos de Curitiba. 
Aeroporto Executivo – micro-ônibus de cor prata, que liga a Estação Rodoferroviária aoAeroporto Afonso Pena, passando pelo Centro da Cidade.
Madrugueiros – ônibus que trafegam pela Cidade à noite, no horário em que os ônibus normais não circulam.
Metropolitanos – ligam Curitiba às demais cidades da Região Metropolitana. Há de diversas cores, como os roxos de São José dos Pinhais, os de cor bege de Almirante Tamandaré e os verdes de Quatro Barras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode fazer seu comentário clicando sobre o título da postagem onde será direcionado para Conversa Fiada, com espaço para a publicação da sua opinião. Ela será acolhida com atenção e carinho e sempre que possível respondidas.

Postagem em destaque

AS TRES MENINAS

As três meninas eram dos campos da Cecília. Eram três meninas loirinhas cujos cabelos pareciam trigo solto ao vento. Quando seus pais abrira...