O transporte publico rodoviário de Curitiba, elogiado por seu tipo de sistema diferenciado no país e que serviu como piloto para outras cidades do mundo, me pareceu a primeira vista muito eficiente, embora seus moradores ainda queixam-se da demora nos deslocamentos em horários de Pico, ocasionado pelo engarrafamento do trafego de veículos nos centros de maior movimentação nos períodos de ida e de volta do trabalho e da escola. O governo vem estudando a viabilidade da implantação de um metrô na cidade ainda em projeto. E tem mais; ao contrario daqui de Porto Alegre, cujo os terminais com proteção em acrílico foram todos pixados e em seguida destruídos por vândalos, lá estão em perfeitas condições, como se estivessem sido entregues para a cidade a poucos dias. Também não encontrei policiamento ostensivo neste lugares, durante a noite, momento em que os vandalismos são mais propicio.
Por enquanto, o sistema de ônibus de Curitiba inclui diversos tipos de linhas identificadas por cores facilitando a vida dos usuários:
Expressos – são ônibus articulados ou biarticulados, de cor vermelha, que trafegam por corredores de ônibus exclusivos (chamados em Curitiba de “canaletas”) e param nos terminais e estações-tubo.
Ligeirões – ônibus biarticulados de cor azul, com motores flex que, segundo a Prefeitura, rodam exclusivamente com biocombustível. Também trafegam pelas canaletas. Sua diferença com relação aos expressos é o fato de que param apenas nos terminais e em algumas estações-tubo. Atualmente, existem duas linhas de ligeirões: Ligeirão Boqueirão e Pinheirinho-Carlos Gomes.
Linha direta (ligeirinhos) – ônibus de cor prata, comuns ou articulados, com embarque e desembarque em terminais e estações-tubo. As portas de embarque e desembarque encontram-se no lado esquerdo dos ônibus, para permitir que eles trafeguem na pista da esquerda das ruas, com maior velocidade (daí o apelido).
Troncais e convencionais – ônibus de cor amarela que saem ou passam pelo Centro da Cidade. Podem ser ônibus comuns, articulados ou micro-ônibus. Os troncais ligam o Centro aos terminais dos bairros.
Alimentadores – ônibus de cor laranja, que atendem os terminais de ônibus. Podem ser ônibus comuns, articulados ou micro-ônibus.
Inter bairros – ônibus de cor verde, que ligam diversos bairros da Cidade sem passar pelo Centro. São seis linhas de Inter bairros numeradas. Podem ser comuns ou articulados.
Inter-Hospitais – micro-ônibus de cor branca, que ligam a Estação Rodoferroviária aos principais hospitais da Cidade.
Circular Centro – micro-ônibus de cor branca, que trafegam pelo Centro com tarifa reduzida.
Linha Turismo – ônibus de um ou dois andares, de cor verde-clara, que percorrem os principais pontos turísticos de Curitiba.
Aeroporto Executivo – micro-ônibus de cor prata, que liga a Estação Rodoferroviária aoAeroporto Afonso Pena, passando pelo Centro da Cidade.
Madrugueiros – ônibus que trafegam pela Cidade à noite, no horário em que os ônibus normais não circulam.
Metropolitanos – ligam Curitiba às demais cidades da Região Metropolitana. Há de diversas cores, como os roxos de São José dos Pinhais, os de cor bege de Almirante Tamandaré e os verdes de Quatro Barras.
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