ADÃOZINHO DO BARÁ



Existiu um Pai de Santo, dito muito poderoso chamado Adão, que morava perto da minha casa na Vila Sta. Isabel em Viamão e sempre que havia festas abertas ao publico, em seu terreiro, minha amiga Maria Helena me convidava pra ir com ela e eu amava aquilo tudo. A festa, as batidas de tambores, as danças em círculos, as danças dos orixás, as cores, as roupas, os brilhos, a comida que se comia com as mãos, tudo tinha um fundamento de santificação que me encantava. 

Todo o misticismo que envolvia aquele ambiente, me transportava mentalmente através de um fio condutor, para lugares sincréticos, mágicos, misteriosos, que eu acreditava ser a África, terra de meus ancestrais de que sempre fui ligado, através de revistas, jornais etc... 

Adão era um homem negro, magro, de estatura baixa, razão pela qual, os mais íntimos, chamavam-no de Adãozinho do Bará. Era da Nação Cambinda e batizado como ADÃOZINHO DE EXU BARÁ AJELÚ BIOMÍ. Seus conhecimentos e sabedoria deram-lhe fama e respeito no meio religioso, transformando-o dentro do batuque, (como é chamada a religião de matriz africana, aqui no Sul), num ícone por seus fundamentos e conhecimentos dos mistérios dos orixás. Adãozinho do Bará, faleceu em 1995 deixando um grande legado à religião africana e seus sucessores.

Comentários

Postagens mais visitadas