Tambor de Crioula

.

Ontem à noite Athos e eu fomos ao Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, na praia grande, centro histórico de São Luís, para assistirmos a uma apresentação de Tambor de Crioula, dança de origem africana praticada por descendentes negros daqui do Maranhão em louvor a São Benedito, santo muito popular entre os negros. O tambor de Crioula é uma dança alegre marcada com muito ritmo e giros tendo como motivo o pagamento de uma promessa, festa de aniversario ou outra comemoração de qualquer natureza e ainda uma reunião de amigos.
Não existe uma data fixa no calendário para ser dançada e que pode ser apresentada ao ar livre em qualquer época do ano.


Os dançantes que são mulheres, vestem-se com saias rodadas de estampas coloridas, blusas rendadas e muitas pulseiras e colares de adorno e algumas flores ou lenços torcidos no cabelo.
Aos homens que trajam calça comum e camisa estampada, fica a responsabilidade de puxar os cantos que é acompanhado pelas mulheres e ritmar a dança tocando os tambores que são tres, cada um de um tamanho, feitos de tronco de mangue, pau d'arco, soró e outras arvores de forma artesanal e rustico.. Um dos pontos altos da coreografia da dança, é a punga que é o convite entre as dançantes para entrar na roda. Quando a dançante que está no centro deseja sair, avança em direção a que quer entrar, aplicando-lhe a punga, que ´consiste num toque com a barriga, na barriga da outra dançante. A que estiver na roda vai para o centro dando continuidade a brincadeira.

Comentários

  1. Thanks, I liked this web site post. I found this internet site using Google search engine , in addition to surely had a good time reading over it, so I am going to most likely stumble through once more soon furthermore read up on what's fresh Great Piece!

    As a final point , let me thank you for your understanding with my English as (I'm convinced you have figured this at this moment ,), English is not my mother tongue therefore I am using Google Translate to form out how to compose what I truly want to say.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode fazer seu comentário clicando sobre o título da postagem onde será direcionado para Conversa Fiada, com espaço para a publicação da sua opinião. Ela será acolhida com atenção e carinho e sempre que possível respondidas.

Postagens mais visitadas