VOCÊ CONHECEU O CINEMA MIRAMAR?

Arquivo da Familia Pegorini

Não tem como passar na Avenida Aparício Borges 2730, para quem viveu nas décadas de 50 à 80 e deixar de lembrar do Cinema Miramar, quase esquina com a Avenida Bento Gonçalves, no Partenon, hoje ocupado por uma filial das Lojas Colombo. 
O Cinema foi inaugurado em Outubro de 1952 e considerado um marco para o bairro, cujos os moradores diziam ser muito triste antes de seu funcionamento, pela falta de opções de lazer à noite. Os moradores precisavam deslocarem-se para o centro da cidade, ou para outros bairros de vida social mais intensa para buscarem este tipo de entretenimento cultural. 

O Miramar, como outros cinemas de bairro, não trazia para suas telas filmes nacionais de grande importância social, cultural e politico, uma vez que tinham de concorrer com as grandes produções estrangeiras que davam lucro fácil e completamente fora da nossa realidade. Era de maior interesse das classes menos favorecidas e desinformadas sonhar com a irrealidade do cinema, além do próprio governo, em manter esta condição inatingível. Existia na sala de espera uma cabeça de índio esculpida e o comentário de alguns frequentadores orgulhosos, de que era a sala de cinema mais moderna da capital, com cerca de 1.400 assentos de madeira. O Miramar resistiu por 30 anos até entrar em decadência sistematicamente como outras salas de cinema de bairros, fechando suas portas em Fevereiro 1982. 


Um dos filmes que me marcou, quando frequentava a sala do Miramar foi: "Toda A Nudez Será Castigada" de Arnaldo Jabor em 1973, que num apanhado geral falava da hipocrisia das famílias tradicionais. A censura da época achou o filme IMORAL e tentou proibir o seu lançamento, mas como tinha ganho prêmios internacionais, acabou sendo liberado com alguns cortes. 

Comentários

  1. Muito fui ao Miramar, morei muitos anos a Manoel
    Vitorino, alias aquele Partenon me saudades até hoje, Vejamos, o Cinema, o Clube dos Sargentos, o Partenon Tenis Clube,o Clube da Academia da/
    Brigada(Oficiais) enfim, isso nunca irá voltar
    o Padre Paulo da Igreja S. Jorge, a Padaria Internacional, a LBA, os bondes, o Colegio Aparicio Borges, velho Partenon que hoje está mudado e sem suas caracteristicas.
    Isso sem falar na Safira, na farmácia, enfim
    recordar é viver.

    ResponderExcluir
  2. FUI MUITO AO CINEMA MIRAMAR...LEMBRO QUE IA AS MATINÉS NOS DOMINGOS E TROCAVA GIBÍS NA FILA DE ENTRADA...SAUDADES DAQUELA ÉPOCA...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode fazer seu comentário clicando sobre o título da postagem onde será direcionado para Conversa Fiada, com espaço para a publicação da sua opinião. Ela será acolhida com atenção e carinho e sempre que possível respondidas.

Postagens mais visitadas