Pedrinhas de encaixe

Ontem, saindo do hospital fui chamado por uma senhora cujo o filho de uns quarenta  e poucos anos, eu atendi numa noite destas de plantão. Ele encontrava-se muito agitado sobre a cama, com visível irritabilidade provocada por caracteristicas que me pareciam de ordem neurológica, mas que também me colocou em duvidas por informações desencontradas que me foram fornecidas e  por que "sintomas" são muito relativos para se arriscar um único diagnóstico. Eu até desconfiei de uma posivel hemorragia intra craniana, mas faltavam dados, o que informei para a médica plantonista...
Eu fiquei curioso com este caso que deixei na sala de emergência para avaliação  neurológica  a alguns dias atras e não tive mais noticias. 
Com seus dados anotados num pedaço papel, pedi informações para uma funcionaria, no setor de registro de paciente, que me disse não ter nenhuma informação recente sobre a entrada do paciente no hospital, somente algumas entradas mais antigas e que não vinham a o caso.
Frustrado por não ter conseguido  informações, me dirigi para a ambulância estacionada na rua, quando fui chamado por sua mãe que aguardava o horário de visitas no saguão. Muito simpática ela agradeceu minha presteza no atendimento de seu filho e me informou que havia sido diagnosticado meningite.
Conversamos mais alguns minutos sobre o ocorrido naquela noite e depois fui embora pensando que aquele atendimento em particular havia ficado muito presente em mim, especialmente pelo sofrimento dela como mãe e que me parecia muito afetuosa e impotente diante daquela situação de difícil controle.
Depois, já dentro da ambulância, me deslocando para outro atendimento, fiquei pensando nestes elos emocionais que estabelecemos com pessoas que não conhecemos e que a vida se encarrega de provocar encontros justificáveis ou coincidentes em momentos que não se espera, nos fornecendo respostas e a sensação de alguma contribuição positiva no momento certo como pedrinhas de encaixe. Senti que eu e aquelas pessoas estávamos de alguma forma emocionalmente conectadas. No final, indiscutivelmente o ganho foi positivo para as duas partes envolvidas.

Comentários

Postagens mais visitadas