Arte de rua.

Tá certo, eu admito publicamente que gosto destes trabalhos de grafite e que acabei me interessando cada vez mais, por causa do meu filho que é um apaixonado nato pela arte e que acabou me puxando para o mesmo interesse. Hoje quando faço meus passeios por outras cidades, não deixo de observar atentamente os muro ou paredes dos prédios, com esses trabalhos imprimidos, por todos os cantos das cidades e admira-los de fato como um trabalho que vem paulatinamente despertando interesse e adeptos.


Num prédio em Curitiba 

Atualmente o grafite é considerado como uma forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais mais especificamente, (da street art) ou arte urbana, onde o artista aproveita os espaços públicos criando uma linguagem intencional para interferir na cidade. Entretanto ainda há quem não concorde, comparando o grafite como uma simples pichação, o que certamente não se trata da mesma coisa.

Num muro em Trindade-RJ

O grafite remonta desde a existência do império romano, onde era costume escrever manifestações de protesto com carvão nas paredes de suas construções, como se fossem mensagens em cartazes. Tratavam-se de palavras proféticas e outras formas de divulgação de leis e acontecimentos públicos. Alguns destes grafites ainda podem ser vistos em sítios arqueológicos espalhados pela Itália.


Mas foi a partir do movimento da contracultura em Paris, quando os muros desta cidade serviram de suporte para inscrições de caráter politico social que a pratica se espalhou pelo mundo, sendo vista como uma nova forma de comunicação visual artística, passando posteriormente a serem expostos nas grandes galerias de arte do mundo moderno.

Trabalho de J. Michel Basquiat.

Um grafiteiro cujo o trabalho foi reconhecido, nesta nova forma de comunicação visual, da arte da contracultura foi; Jean-Michel Basquiat, que despertou o interesse da imprensa de Nova Iorque no final dos anos 70, por suas mensagens poéticas escritas nas paredes de prédios velhos e abandonados de Manhattan, tornando-o um ícone nesta modalidade artística.


Basquiat conquistou fama internacional e logo veio a morrer prematuramente aos 27 anos, em seu estúdio em 1988, possivelmente vitima de heroína do qual era dependente. Basquiat ganhou o rótulo de neo-expressionista e foi reconhecido como um dos mais significativos artistas do final do século XX.

Num muro em La Boca- Buenos Aires.

Atualmente "Os gêmeos", dupla de irmãos, grafiteiros de São Paulo, ganharam o mundo, tornando-se uma das influencias brasileiras mais importantes, ajudando a definir um estilo próprio de grafite. Seus trabalhos são encontrados nas principais capitais do mundo como: Londres, Berlim, Nova Iorque, Atenas, Havana, São Paulo, entre outras. Aqui em Porto Alegre, foram responsáveis por alguns trabalhos num projeto chamado Identidade de Rua, onde coloriram o metro da região metropolitana da capital e algumas cabines telefônicas.

Num prédio em Lisboa- "Os gêmeos".

Aqui em Porto Alegre, existem vários pontos em que o grafite substituiu aquela cor cinza, sem vida para uma nova roupagem colorida e de aspecto contemporâneo. Os próprios trens que circulam na capital para as regiões metropolitanas, ficam mais bonitos e alegres, quando suas paredes externas são grafitados com desenhos de cores vivas, que despertam a curiosidade dos usuários, com suas mensagens sutis. Isto é arte e cumpre sua função de mexer com o senso critico e criativo das pessoas.


Comentários

Postagens mais visitadas