A doce bomba calórica no inverno.

O quentão tem ajudado a me aquecer nesta noites de inverno. É uma bebida quente tradicionalmente servida durante as quermesses e festas juninas e está. relacionada às noites frias do período em que ocorrem estas festas, sobretudo aqui no sul. Consiste em uma mistura aquecida de vinho, gengibre, açúcar e especiarias como cravo e canela. Em Curitiba experimentei-o com gemada (receita calórica com gemas de ovos, batidos com açúcar) que é colocada sobre a bebida quente depois de servida numa caneca de cerâmica. Apesar da bebida incidir-se por aqui, acredita-se que ela tenha sido feita  pela primeira vez no interior de Minas Gerais e São Paulo utilizando-se pinga, gengibre e especiarias. Com o tempo e com a adoção do quentão pelas festas juninas, as receitas começaram a variar, incorporando a cachaça, o vinho, canela e frutas como laranja e limão. As calorias também não são poucas. Com tanto álcool e açúcar, um copo de 200 ml de quentão pode chegar a 400 calorias e um pouquinho de culpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode fazer seu comentário clicando sobre o título da postagem onde será direcionado para Conversa Fiada, com espaço para a publicação da sua opinião. Ela será acolhida com atenção e carinho e sempre que possível respondidas.

Postagem em destaque

AS TRES MENINAS

As três meninas eram dos campos da Cecília. Eram três meninas loirinhas cujos cabelos pareciam trigo solto ao vento. Quando seus pais abrira...