PIRIÀPOLIS.


PIRIÁPOLIS:
É um tradicional balneário uruguaio e fica localizado à 100 km de Montevidéu e a 30 km ao sul de Punta del Este, onde está localizado o hotel Argentino e funciona um imponente cassino que data do principio do século XX. Uma bela estrada à beira mar leva a esse tranquilo e simpático balneário frequentado por uruguaios, argentinos e brasileiros.


Minha passagem pela cidade se deu, em função do retorno de Montevidéu a Porto Alegre e que durou apenas 5 horas, (uma hora para o almoço e as quatro horas restantes), para um reconhecimento do lugar. Ao menos neste período de Outubro, mesmo fazendo um dia quente, a praia estava quase vazia de banhistas para aproveitar o Sol. Uma paraíso que só deve ocorrer mesmo fora de temporada!..
O calçadão na beira da orla  é bem conservado, com lindos pilares brancos sustentando um muro torna-se propicio para parar, sentar e  apreciar o mar. Uma praia perfeita para quem quer paz e sossego. Do outro lado, restaurantes e muitas lojinhas de artesanato, que faziam lembrar os balneários brasileiros do sul do país.
O almoço como sempre foi o habitual bife à milanesa napolitano com fritas e não tinha muitas outras opções, onde fomos atendidos por um garçom mal humorado, mas que não esqueceu de cobrar os 10% pelo desinteressado atendimento.


CERRO SANTO ANTONIO:
Uma das atrações turísticas mais visitadas em Piriápolis, e o Cerro Santo Antonio, cujo nome se dá a uma pequena capela que existe no alto de um morro com a imagem de Santo Antonio e que neste dia estava sendo restaurada. Via teleférico é possível chegar até o topo, pagando um ingresso de $10 pesos e deslumbrar-se com as belas imagens da região e da praia.

 

No retorno do Cerro até a beira da praia, fomos presenteados com um casal de leões marinhos no pier próximos dos barcos. Um tirava uma soneca enquanto o outro fazia malabarismos dentro da água. O contato com os bichos, foi um dos pontos altos do passeio. Ficamos impressionados com seu tamanho e sua sociabilidade com os humanos.


HISTORIA:
Piriápolis foi fundada em 1893 por Francisco Piria . Seu nome inicial era El Balneario del Porvenir (o Resort do Futuro). Em 1890, Piria tinha comprado um trecho muito grande de terra, incluindo os montes Cerro Pan de Azúcar , Cerro del Inglês e Cerro del Toro , todo o sul o caminho para a praia. Em 1897, ele terminou a construção de sua residência pessoal, o Castelo de Piria , em 1905 a construção do "Hotel Piriápolis", hoje conhecida como "Colônia Escolar de Vacaciones", em 1910 ele construiu a avenida costeira Rambla de los Argentinos , e em 1912, ele começou a vender os lotes de construção em primeiro lugar. 


Em 1913 ele estabeleceu uma linha de trem panorâmico a vapor aderir à (em construção) Porto de Piriápolis com o Cerro Pan de Azúcar. A construção do porto terminado em 1916. De 1920 a 1930, ele construiu o Hotel Argentino , um dos maiores hotéis da América do Sul dos tempos. Quando Piria morreu, seus filhos naturais e jurídicas começaram a brigar entre si pela herança.
De Piriápolis seguimos para Punta del Este sua irmã afortunada, mas esta merece um outra postagem, que pode ser lida  AQUI.

Comentários

Postagens mais visitadas