QUANDO A EQUAÇÃO NÃO FECHA

Um mundo melhor é o  que todos queremos, mas pro mundo melhorar, as pessoas precisam ser melhores, caso contrario a equação não fecha. 

As pessoas aparentemente são boas, felizes, sinceras e realizadas (nas redes sociais), blindadas de empoderamento que muitas vezes serve apenas para alimentar seus egos famintos de alto aceitação. Que em 2024  esta equação feche.

2024 CHEGANDO

2024

Está faltando 3 dias para o ano novo chegar, bater novamente na minha porta, com aquele ar de que novidades estão chegando, mas que na verdade nada é assim tão novo, coisas velhas se repetem até as novas surgirem de forma sutil agregando ou tirando coisas da nossa vida, sem que percebamos. Até o ar que respiramos parece ter a mesma consistência!

Decidi, que nesta passagem de ano velho para o novo, vou passar sozinho, em minha casa (quer dizer: com meus gatos adotados) e isto será bom. 

Tem momentos que precisamos estar em nosso lugar, afastado de pessoas, de musica alta, foguetórios, das excessivas alegrias, da obstinada roupa branca, e ficar no silencio, na paz, do que acompanhado das mesmas conversas repetidas dos anos anteriores. Um vinhozinho, um jantar leve, dois gatos em silencio vai ser minha deixa da noite.

TIM-TIM POR TIM-TIM



Como agora, tem momentos em que eu me sinto facilmente enganado e estressado. Enganado em pequenas coisas e em quase tudo. Será que minha cara denota alguma forma de ingenuidade ou de burrice mesmo?
Mas eu vou agindo da mesma forma, despreocupado com os riscos e com os possíveis golpes que recebo no dia a dia. Eu poderia explicar aqui, Tim-Tim por Tim-Tim do que se trata, mas prefiro ficar em silencio e não dar nenhuma explicação para o que é negativo, não aumente suas proporções.

O MARTIRIO DE SÃO BARTOLOMEU

ESTATUA DE SÃO BARTOLOMEU

Entre os elementos que mais chamou minha atenção na visita a o  Duomo di Milano é a estátua de Bartolomeu Apóstolo, padroeiro dos padeiros, na qual aparece com a pele arrancada, fazendo referência ao martírio que sofreu. 

Em uma abóbada do teto situada atrás do altar está também um dos tesouros da catedral, um prego da Cruz de Cristo. São Bartolomeu é um dos doze apóstolos de Cristo, executado por sua fé cristã. Foi esfolado vivo. A estátua de São Bartolomeu esfolado, feita pelo escultor Marco d’Agrate em 1562

MOTIVO DO ESFOLAMENTO:
Foi na Armênia, depois de converter o rei Polímio, a esposa e mais doze cidades, que ele teria sofrido o martírio, motivado pela inveja dos sacerdotes pagãos, os quais insuflaram Astiages, irmão do rei, e conseguiram uma ordem para matar o apóstolo. Bartolomeu foi esfolado vivo e, como não morreu, foi decapitado.

NADA SERÁ COMO ANTES

Eu já estou com o pé nesta estrada, qualquer dia a gente se vê, sei que nada será como antes, amanhã. Que noticia me dão dos amigos? Que noticias me dão de você?...

Eu não sei se quero as cortinas do tempo, cobrindo minhas dezenas de construções, os tijolos enfileirados e  cimentados desde a minha existência, ou se quero só sentir as folhas mortas do Rio Branco, caindo sobre mim, daqueles Outonos que ficaram lá pra traz, esquecidos, deixando somente seu cheiro como um registro familiar no ar.
Há momentos que o meu presente corre tão apressadamente, que esconde a lógica, e o pensamento não consegue abrandar as angustias. 
Se prefiro viver das lembranças, é porque já as conheço, são repetitivas e tenho sede de algum controle sobre mim mesmo. Os risos, as lagrimas vividas, vão se perdendo, e quando retornam pra casa, esfareladas pelo tempo, vem com mais cor, talvez o pigmento da saudade, até desbotarem-se deixando de existir. O que sobram, são farelos de alguns sorrisos e lagrimas perdidas nesse caminhar.

A SAGA DE UGOLIN


Uma vez dentro,
deve-se abandonar toda a esperança de rever o céu,
pois de lá não se pode voltar.

Ugolin della Gherardesca, membro de uma nobre família de Pisa, foi um dos tiranos mais cruéis de seu tempo e, ao ser deposto, pagou pelos crimes cometidos.  Político e comandante naval italiano. Foi frequentemente acusado de traição e figura de destaque na Divina Comédia de Dante.
O arcebispo Ruggieri degli Ubaldini prendeu-o numa torre, com filhos e netos, e jogou as chaves fora. Ugolin , filhos e netos emparedados e com fome, tentou comer a carne dos filhos e foi o último a morrer.
O INFERNO da obra de Dante coloca-o estrutura-se na segunda forma, e esta figura encontra-se quase no local mais profundo do Inferno - pior que ele, só mesmo Judas Iscariotes (traidor de Jesus Cristo), Brutos e Cássio (dois dos traidores de Júlio César).

ENCHENTE DO LAGO GUAIBA

 

ENCHENTE DO LAGO GUAIBA EM POA- OUT_ 2023

Meu avô já dizia dentre tantas coisas, meio que profetizando nas próprias palavras, que toda a agua que bate num determinado lugar deixando sua marca, um dia voltará a bater neste mesmo lugar como uma memória registrada na nuvem!
Desta vez, no período entre 27 de abril e 2 de maio a agua subiu alem da marca deixada pela enchente de 1941 marcada no Mercado Publico e se espalhou não só pelo bairro Centro Histórico, mas os bairros proximos ao Lago Guaiba, como Praia de Belas, a Cidade Baixa, Menino Deus, além de outros bairros que circunvizinham as margens do lago.
Projetado para resistir a inundações de até seis metros, o sistema sofreu com falta de cuidados ao longo de décadas. Com cenário de chuvas intensas mais frequentes, especialista defendem sua restauração.

NÁPOLIS SUBTERRANEA

No centro histórico de Nápoles, há uma outra Nápoles, que foi enterrada pela história e esconde aquedutos, galerias e até um teatro
A Nápoles subterrânea nasceu e desenvolveu-se com a cidade e é um dos pontos turísticos mais interessantes da Itália. São mais de 600 mil metros quadrados entre passagens secretas, catacumbas e aquedutos. A cidade subterrânea fica quarenta metros abaixo das características e animadas ruas do centro histórico e proporciona uma viagem no tempo através dos antigos aquedutos greco-romanos, dos vestígios do teatro românico e dos abrigos antiaéreos da Segunda Guerra Mundial.
O percurso dura em torno de 2 horas e é feito com um guia que fala italiano ou inglês.
Não se sabe ao certo quando as escavações começaram, as informações mais antigas remontam ao século VIII a.C., ao histórico Plínio (o Velho) e a algumas narrativas de escritores romanos acerca da vida dos cimérios, escavadores que habitavam em grutas subterrâneas nas redondezas de Nápoles.
Os registros oficiais começaram com as escavações dos gregos para construir muralhas, templos, cemitérios, casas, aquedutos e uma série de catacumbas da antiga Nápoles no começo do século III a. C..
Só no início do século XX, as escavações foram encerradas e os mais de 2.000.000 de metros quadrados de aquedutos e cisternas foram abandonados.
Alguns anos depois, o antigo aqueduto serviu de refúgio para milhares de pessoas que procuravam escapar dos bombardeios ocorridos durante a Segunda Guerra Mundial.



MONSTER



O Monster Building popularmente chamado de Monstro é um conjunto habitacional construído em 1960, localizado em Hong Kong com mais de 2.440 apartamentos e que moram entre 7.000 a 10.000 pessoas. Sua estrutura gigantesca, faz alguns conjuntos habitacionais de São Paulo, parecer um Lego em miniatura
O conjunto tem cinco edifícios conectados, formando uma massa única e gigantesca de cimento. Na opinião poética de algumas pessoas, ele abraça os moradores e transeuntes que passam pelo seu pátio.
Eu só de vê-lo em fotografia, já me sinto claustrofóbico e passando mal.

CAFÉ COM PROSA

Com este friozinho em Porto Alegre, pensei na possibilidade de me teleportar para um daqueles cafés históricos de Buenos Aires, e ficar assistindo a cidade respirar alto como faz as grandes metrópoles. Buenos Aires sempre me apraz e me dá a sensação de que estou vivo.
PATIO DA CAFETERIA AGRIDOCE

Vou revelar um segredo: Eu sempre quis ser dono de uma cafeteria, que oferecesse tudo de melhor em termos de café, chá e acompanhamentos. O lugar seria decorado com bom gosto e se possível com musica ao vivo de fundo, para aliviar as tensões dos frequentadores. 

CAFETERIA SENHORITA MARGÔ

Porto Alegre é um lugar, que não fica pra traz, quando se pensa em cafeterias elegantes, aconchegantes e com espaço ao ar livre, uma tendência que surgiu na Europa e acelerou muito por causa da pandemia nos últimos anos. Afinal, um lugar aberto, ventilado e com gente simpática, além de deixar tudo mais bonito, traz mais segurança para aproveitar bons cafés e bons bate-papos.

CAFETERIA CAFÉ & PROSA


SE EU QUISER FALAR COM DEUS


Na tarde passada, depois de um merecido banho, alimentar o Chico e a Micuinha, (meus gatos adotados), decidi, já deitado na cama, falar com Deus, do meu jeito, falar com ele e agradecer com humildade por algumas conquistas e é claro, pedir que diminua minhas dores físicas e emocionais. Que ele me conduza por caminhos iluminados de modo  a não me perder em direções equivocadas.

Por vezes ponho em duvida a sua existência e a continuidade de uma vida depois da morte, mas outra parte de mim, crê nisto e nestas situações e fatos do cotidiano que simplesmente pra mim são um mistério. Mas se eu quiser falar com Deus, tenho que...

COISAS INCOMUNS

Coisas incomuns:



A o sair de casa para o trabalho, hoje pela manhã, com chuva, muita chuva, um cheiro de doce de abobora com cravo e canela, instigou meu olfato, dentro de casa. Não sou muito fã do doce, mas o cheiro, estava demais!!...
É, eu ainda estava em casa, não tinha saído pra rua, quando senti o cheiro invadir por completo minha casa. O cheiro entrava pelas janelas do apartamento, além de se espalhar pelo saguão de entrada do edifício. Juro que não era delírio meu, mas alguém estava fazendo doce de abobora as seis e meia da manhã!

TEMPO... TEMPO... TEMPO...TEMPO


TEMPO... TEMPO... TEMPO...TEMPO:

Toda uma geração que marcou minha vida, está se indo, partindo, morrendo, acabando. Paginas que estão sendo viradas pelo tempo, para que novas ideias surjam, conceitos culturais sejam ditos, escrito, contado, cantados. Mas onde estão?

Vocês não sentem esta transformação no mundo? No mundo da musica por exemplo, a morte de Elza, de Gal, Rita Lee e agora Tina Turner, causaram este buraco de baixo de nossos pés, fazendo-nos perguntar quem serão os próximos e quem serão os novos a trazerem um modo de atitude nova, pro mundo?

O REAL NÃO PARECE REAL

 

Quando eu olho pra esta fotografia que lembra qualquer coisa do tipo um rio correndo entre as montanhas de algum lugar e me surpreendo por ser na verdade um cânion que de tão majestoso se sobressai acima das nuvens. Então percebo que tudo que parece real, as vezes não é real

A MEMÓRIA DE FAMILIA

No aniversario da minha avó, toda a família subia, quase no topo da rua Liberdade, no Rio Branco, para confraternizar o seu aniversario com um grande almoço que reunia a família. Eram quase vinte pessoas que vinham de suas casas, apreciar as delicias que ela preparava uns dois dias antes, para que pudesse ficar tudo pronto, no dia.

Me lembro que o cardápio constava de macarrão feito em casa ou nhoque com frango frito em panela de ferro, molho vermelho e muito queijo ralado comprado no Mercado Publico e ralado na hora. Tatu recheado, ou carne de panela, Arroz branco, Feijão preto com todos os adereços, farofa, salada de batata com maionese caseira e depois vinha a seção de doces: como Ambrosia, Doce de Coco, de abobora e de Laranja em calda. A família se reunia em volta de uma grande mesa de madeira, dessas que não são mais fabricadas, e que meu avô mais tarde foi velado. 

Mas esta postagem veio depois da conversa que tive com meu colega esta manhã, onde falávamos da importância de familiares estarem  juntos e se integrarem com coisas em comum, em variados momentos da vida, pois a memória afetiva,  e a grande formadora do caráter humano adquiridas por algumas vivencias como Aniversários, festa de Natal, Ano Novo, velórios, etc.. Algumas pessoas abrem mão de estarem ligadas a sua família e com isto não possuem pelo menos uma memoria afetiva pela falta de convivência.

TÔ TE OUVINDO


Tô te ouvindo!
Não atentamente como esperavas, 
mas educadamente e na minha medida, 
Estou te ouvindo, juro que estou!
Estou também te vendo, mesmo de olhos fechados 
como quem vê no escuro,
como quem enxerga, com os recursos da memoria ou da lembrança de um sonho, 
não com os olhos.
Estou te vendo, estou te ouvindo...
Só não me peça para falar!
Falar significa autenticar os pensamentos, mesmo que sombrios

ECLIPSE LUNAR



Sai dai, Vem pra cá!..
Pare de contar estrelas e observar seus movimentos no universo.
Eu estou aqui,  perto de ti, correndo em tua orbita, 
em tua força gravitacional, que puxa tudo pra si e engole.
Vem resvalar, deitar comigo no barro, de que fomos feitos 
e depois mergulhar no profundo das aguas, dos poços sem fundo
o resto se fará eclipse.

AOS TRANCOS E BARRANCOS

Num certo momento da vida, não sei das coisas que me cercam, tudo é muito confuso e rápido, como também não sei da verdadeira intensão das pessoas e suas loucuras na construção destes momentos complexos.
Mas depois, passado algum tempo, me surpreendo ao constatar que tudo não passou de um jogo onde somos peças manipuláveis entre nós mesmos, com o objetivo de alimentar vaidades, até tudo virar na continuidade, uma roda de funk repetitiva e sem graça, onde fingimos aceitar pra também sermos aceitos. É a tentativa da vida ir se fazendo torta, aos trancos e barrancos em direção a sobrevivência!

A LIBERDADE DO CANTO


A musica, ah a musica tem me feito bem, como um analgésico que alivia as dores musculares, uma cachaça que ameniza as tensões, um chá que adoça as noites de insônia, um bem estar geral que não se explica em poucas palavras, por isso não cabe aqui neste espaço.
Desde muito cedo, apreciei ouvi-las, e através dela exprimir meus sentimentos mais profundos no silencio da minha timidez, mas só agora no fim da vida, que encarei interpreta-las como uma forma de comunicação com o meu interior e o mundo sensível que me rodeia e assim vencer algum dos medos causados pela vida.
Cantar passou a ser um lazer sério, uma yoga, um vicio monstruoso que me engole quando canto e um vazio, quando não canto. 
Não importa se canto bem ou canta mal, o que importa é que canto para me libertar das angustias. 

SANTA CHUVA!

A chuva de hoje começou a cair por aqui, exatamente às 12:43 quando retornei do almoço. As vidraças foram ficando embasadas e uma vontade louca de me deitar num sofá do lado da janela, tomou conta de mim. O mais gostoso foi ouvir o barulho dela nos telhados e o asfalto lá embaixo se transformando num grande espelho preto. 

Ah, eu poderia ler um bom livro, ou tirar uma boa soneca de uma hora, tendo a sensação de que toda a cidade estaria engajada nesse mesmo desejo. A chuva é e sempre será uma graça divina.



UM PULO SEM VOLTA

A morte faz nos perguntarmos tantas coisas sobre a vida, mas é na falta de respostas, no silencio da duvida, que nos consternamos. 
Hoje eu soube da morte de um garoto de 22 anos, funcionário terceirizado da empresa onde trabalho. Aparentemente alegre, brincalhão e ligado no 220W, Diogo sofria de depressão e aparentemente estava também descobrindo a própria sexualidade.

Na noite do ocorrido, chegou a ligar para uma colega de trabalho, que não lhe deu a merecida atenção. Na madrugada Diogo saiu de sua casa até a BR 116 subiu a passarela de pedestres e jogou-se na frente de um caminhão onde veio a falecer.

No outro dia, por aqui, os corredores se encheram de comentários, suposições e até piadas e o que chamamos de vida também seguiu rumo a virada de pagina e ao esquecimento.



FARAGLIONI DE CAPRI

Três imensas rochas em pleno mar Tirreno encantam os banhistas na costa de Capri, com cerca de 100 metros de altura: os Faraglioni Di Capri. 
De visita por lá em 2018, pude vê-los de perto, são de dar frio na barriga quando passa-se de barco entre eles.
As rochas possuem nome: A mais próxima da faixa de areia se chama Stella, a do meio é chamada de Faraglione di Mezzo, e a mais distante, o Faraglione di Fuori.
Eu juro que enxergava um grande gorila, se aproximando da outra rocha quando passeei de barco neste mar intensamente azul. O Faraglioni de Capri (que significa - pilha, um pico rochoso emergindo da água). São rochas tidas como cartão-postal da cidade. Passar pelo buraco da pedra, de barco, é muito bonito, além de revelar seu imenso tamanho.
A título de curiosidade, nestas rochas já foram gravadas propagandas, inclusive da Dolce & Gabbana, para o perfume Light Blue. Quando eu estava por lá, o comercial estava passando nas Tvs brasileiras.



A HISTÓRIA DE LILITH

Eu não tinha nenhum conhecimento sobre Lilith., esta figura lendária, mitológicas ou religiosa. Quando minha colega me falou, fazendo um resumo de sua história eu fiquei de queixo caído. Lilith está relacionada a insubmissão, sensualidade, busca por justiça, independência e igualdade da mulher num sistema social, politico e religioso cuja a figura feminina sempre esteve num patamar desigual a figura masculina. Este texto abaixo, foi extraído da Internet com o recurso copia e cole.

Lilith é o nome de uma personagem mitológica pouco conhecida. Segundo a mitologia cristã, ela foi criada juntamente com o primeiro homem, sendo, portanto, a primeira mulher de Adão.
Por não aceitar ser submissa ao seu companheiro, abandonou o Jardim do Éden, sendo posteriormente associada a forças demoníacas.

HISTÓRIA DE LILITH
Essa é uma divindade muito antiga da Mesopotâmia e Babilônia que também aparece na tradição judaico-cristã. No início do livro Gênesis, o primeiro texto da bíblia cristã e hebraica, há uma passagem que cita a criação do homem e da mulher. Eles teriam sido feitos a partir da poeira ou do barro.
Entretanto, depois desse momento, essa personagem feminina não é mais citada e em seguida surge Eva, derivada da costela de Adão.
Portanto, houve um apagamento dessa figura na mitologia cristã, o que sugere que partes do livro sagrado tenham sido alteradas.


MITO DE LILITH NO TALMUD coletânea de livros sagrados dos judeus, um registro das discussões rabínicas.
O mito conta que homem e mulher foram criados em igualdade, derivados do mesmo material, a poeira. Mas em determinado momento, Adão tentou se sobrepor à Lilith, se deitando por cima dela no ato sexual. Lilith não aceitou se submeter à dominação do companheiro e decidiu deixar o Jardim do Éden. Essa versão da história integra o Alfabeto de Ben Sirá, um dos textos do Talmud, documento que é base do judaísmo.
Segundo essas escrituras, após deixar o paraíso, Lilith recebeu a visita de três anjos (Snvi, Snsvi e Smnglof), que tentaram persuadi-la a voltar para o Éden, mas ela se recusou.
Deus então criou uma nova mulher para fazer companhia a Adão. Foi nesse momento que Eva surgiu.
Enquanto isso, Lilith havia se unido ao anjo caído Samael. Foram eles que tentaram Adão e Eva ao se transformarem em serpentes.
Assim, ela é descrita como um demônio que surge para atormentar homens, crianças e recém-casados.
Lilith em outras mitologias
Essa personagem também existe em outras mitologias e culturas antigas, como a da Suméria e Babilônia, onde era relacionada a forças malignas, mas também à Lua e à fertilidade.
LILITH E SUAS DIVERSAS SIMBOLOGIAS:
Na Mesopotâmia tinha como símbolo o vento, trazia doenças e às vezes a morte. Na mitologia grega é associada à deusa Hécate, uma divindade guardiã das portas do submundo.
Significado de Lilith na contemporaneidade
A figura de Lilith é hoje relacionada à insubmissão, sensualidade, busca por justiça, independência e igualdade.

Por ter sido "apagada" da história bíblica mais conhecida, entende-se que ela representava uma ameaça ao sistema patriarcal imposto pelo cristianismo.
Assim, tornou-se um arquétipo da mulher livre, que se rebela contra a opressão masculina e prefere construir seu próprio caminho a ficar à sombra de um homem.

ELES ESTÃO ENTRE NÓS

Eles estão entre nós!.. Os vampiros estão espalhados por todo o planeta, por todas as cidades, todas as casas noturnas e rodas de entretenimento. Vampiros gostam de festas e adoram se comunicarem com simpatia!.. Apreciam beber cerveja gelada de boa qualidade, acompanhada de petiscos de botecos, sem precisarem pagar por isto. Gostam de ouvir boa musica e de boa companhia, queixam-se de pagar um cover artístico ou dar gorjeta ao garçom e são convincentes em justificativas. Aproveitam-se não só de mulheres, mas de homens com alguma fragilidade. Não existe horários para seus ataques sedutores e de interesse obscuro.  As vezes, os vejo de dia, no subterrâneo do metrô, com o mesmo brilho de olhar noturno, de quem quer levar consigo, alguma alma despreparada.

DESTRUIÇÃO SURPRESA

Não sei se foi a baga doce de Sábado, se foi a coxa dourada de ontem com o licor adocicado, mas quando cheguei em casa, Nero já estava por ocupar todos os espaços da casa e acabar com tudo de vez. Lembro-me de três ataques surpresa durante a madrugada, o ultimo aconteceu quando eu já estava dormindo e só percebi toda a destruição, quando acordei pela manhã, sobre as cinzas que sobraram de Roma.

ANDO ELÉTRICO


É, eu ando elétrico zZzZz que nem aqueles peixes, que dão choque em suas vitimas!.. Me acordo na madrugada mas sem aparentes preocupações ou problemas existenciais. Simplesmente perco o sono e vou pra janela observar o nada da madrugada. 
O nada, tem suas cores, seu som, suas imagens, as vezes é um veiculo que passa solitário, algum reciclador mexendo nos containers do lixo, um rato que sai da boca do esgoto e passeia pela calçada despreocupado. O nada as vezes é uma lua gigante pendurada no céu e cercada de estrelas brilhantes, um aroma de flor que se desprende de algum lugar e chega até a minha janela soltando um aroma inigualável..

OS BONS SÃO REALMENTE BONS?

Às vezes fico dando murros em pontas de facas, quando me deparo com dias tão cinzas e os dias tem sido assim, um bocado cinza depois da pandemia, depois dos quatro anos de retrocesso politico social e empobrecimento do pais, depois da guerra, do terremoto, da dificuldade de sobrevivência...

Os maus tem hoje mostrado seus pensamentos na transparência das redes sociais, escancaram ideias e atitudes, e toda a gama de preconceitos, sem preocupação com o que o mundo irá pensar deles e os bons ficam cantando mantras em círculos de fogo, se energizando com cristais coloridos, ervas , incensos, fluidos... Eu me pergunto se os bons são realmente bons ou só estão simulando tranquilidade em rituais para viverem uma existência menos caótica que o resto do mundo.

QUEM NOS FEZ ACREDITAR QUE VOAMOS?

Até com que idade acreditamos que temos o poder de voar com um simples impulso mental, que com um único olhar podemos pulverizar nossos inimigos emitindo raios laser pelos olhos, entrar na mente das pessoas, mover as coisas de lugar, ficar invisível, se transportar para outros lugares num estalar de dedos? 
Quem nos fez acreditar que temos poderes mágicos, que podemos cruzar a linha do tempo como um ninja e resolver os nossos problemas ou dos outros, sem stress, sem expor os nossos medos, a MARVEL, a TV Chinesa? 
Acredito que carregamos conosco, ainda por algum tempo, esta sensação de gerenciamento de poder, de controle, de domínio sobre aquilo que nos deixa vulneráveis, mesmo sabendo que estes poderes absurdos podem ser invencionices. 

VOCE POR AQUI?


Certa vez eu e uma amiga encontramos Adriana num Supermercado perto de casa. Mais precisamente no caixa, ao nosso lado, que estavam vazios. Foi a primeira vez que a vi tão de perto, a poucos metros de distancia, toda de preto, com olhos muito grandes, cabelos compridos e uma palidez pouco vista nas pessoas. Num outro momento de incerteza mental, minha, eu poderia dizer que nem era ela.
Ela percebeu que a havíamos reconhecido e então cumprimentou-nos com um olhar simpático, um movimento tímido de cabeça, solidário e ao mesmo tempo parecendo agradecer por não termos feito algum tipo de tietagem, ou anunciado seu nome naquele supermercado quase vazio de gente. Acredito que este encontro tenha se dado naquele período em que perdera sua companheira para o câncer e por alguma razão estava em sua terra natal.

CLIMA DE CEBOLA

Porto Alegre é minha cidade, por que foi onde eu nasci, cresci e aprendi a conhecer os seus avessos. É onde a modernidade lentamente mastiga o velho, mas deixando pistas sutis para traz, algumas impressões digitais largadas a os cantos, por descuido e depois redescoberta. Porto Alegre não possui só o mais lindo por de sol, do país, mas o mais lindo Outono europeu.
A temperatura é mais agradável no outono, mantendo-se entre 12ºC e 23ºC. O que produz o famoso clima de "cebola", onde as pessoas saem de casa com casacos pela manhã e a tarde já estão de mangas curtas. Porém a tarde, encaminhando-se para a noite, a temperatura literalmente despenca.
Porto Alegre, não é tão alegre, é de um sorriso sensato, desconfiado, comedido.




PENA CIUDAD BARRIOS

PENA CIUDAD BARRIOS-1

Uma rápida navegada pela Internet nesta manhã e tudo a minha volta começou a ficar desconfortável. Olhando para estas fotografia feitas em 2013, por um fotógrafo londrino, chamado Adam Hinton., dá pra pensar que o inferno é neste lugar de alta periculosidade!.  
As fotos são da parte interna da prisão mais perigosa do mundo a Pena Ciudad Barrios, que fica em El Salvador, o país considerado mais o violento do mundo.


Pena Ciudad Barrios foi erguida para abrigar e separar da sociedade de bem, os integrantes da gangue Mara Salvatrucha (MS-13), a mais temida de El Salvador. Os casos de violência são tão sérios, que nem mesmo a polícia tem coragem de ficar dentro das instalações prisionais, regulando e administrando  a prisão.

PENA CIUDAD BARRIOS-2

Todos esses apenados, são administrados pelos representantes da máfia, já que a polícia só fica nas imediações do lugar e evita interferir nos problemas internos entre os presos. O lugar funciona como uma pequena cidade independente e com regras próprias. Nestes aglomerados que parecem uma favela, existem padaria, tabacaria, ambulatório, etc. onde os detentos criam suas próprias regras internas e comerciais. 

CARANDIRU - SÃO PAULO-BR
Entre tantos crimes ocorridos no interior deste lugar, foram registrado casos de estupro, amputações, decapitação, desmembramento, empalação, canibalismo além de outros crimes que nossa inocente mente normal nem imagina ser possível acontecer.

BECO DO BATMAN


O Beco do Batman no coração da Vila Madalena em SP, é uma das principais atrações turísticas da grande metrópole. Escondido entre vielas, travessas curvas e estreitas, chama a atenção pela peculiaridade artística que se instalou nos anos 80. O lugar tem seus muros, paredes de casas, calçadas, grafitadas na forma de expressão artística surgida nos anos 70 em Nova Iorque como forma de protesto à negligência, falta de planejamento urbano e expansão da criminalidade, numa linguagem pacifica que até então não era conhecida.


HISTÓRIA DO BECO:
A história do  Beco começou na década de 1980, quando foi encontrado nas paredes do bairro, um desenho do homem-morcego, herói de revista em quadrinhos. O acontecimento atraiu estudantes de artes plásticas, que começaram a fazer desenhos de influência cubista e psicodélica nas paredes do Beco, formando uma verdadeira galeria de parede a céu aberto, nas ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque, nas proximidades  da Estação Clínicas do Metrô. Hoje o local é um ponto turistico, que atrai centenas de pessoas que apreciam a arte urbana.

ESTAÇÕES DO METRO MAIS PROXIMAS:
  1. Estação Santuário N. S. de Fátima – Sumaré (1,3 quilômetros) 
  2. Fradique Coutinho (1,4 quilômetros) 
  3. Faria Lima (1,7 quilômetros)


Os desenhos atualmente, são renovados constantemente por grafiteiros e a comunidade que ajuda a conservar as paredes, que são disputadíssimas pelos artistas que querem ter seus traços expostos em um dos pontos mais famosos da cidade. O local, hoje, é considerado uma parada obrigatória para quem gosta de artes urbanas.


Durante a noite a região é cheia de bares com musica a o vivo, além de uma variedade de restaurantes que atraem centenas de frequentadores. Nos finais de semana, as vielas coloridas recebem também uma feirinhas de artesanato, para compra de souvenir e artesanato local.


BARES NO BECO DO BATMAM:
  1. Bares na Vila Madalena com música ao vivo
  2. Bar Posto 6.
  3. Morrison Rock Bar.
  4. Boteco Todos os Santos.
  5. Armazém Piola.
  6. Quintal do Espeto.
  7. Bar Tribunal.
  8. Empanadas Bar.
  9. Boteco Coutinho.

A LIBELULA VERDE

Penso em tantas coisas..., nas coisas de que são feitas o mundo, em objetos, lugares, pessoas, cheiros, sabores, texturas, sonhos, impressões. Uma imagem, um quadro que vejo, me faz viajar pelo tempo, tempo que é meu, não dos outros. Tempo infinito e que as vezes parece durar uma semana, um mês, uma eternidade e que de fato, não existe. 
Fico esperando ela passar: Com seus cabelos ruivos, mas tão ruivos, que parecem artificiais e usa um vestido verde que eu não conseguiria definir o exato tom deste verde. 
Seus olhos? Ah, não consigo olhar pra eles, porque anda de cabeça baixa, rosto quase enterrado no chão!
Estas combinações a faz perecer de outro mundo, um mundo inventado, de ficção. Quando passa aqui em frente, apressada por entre as arvores do parque, logo desaparece nas sombras das arvores, como uma fada disfarçada de libélula de fartas asas transparentes, carregada pela brisa da Primavera.

PAIXÃO CORTEZ VIRA MURAL EM POA:


A fachada de um edifício no Quarto Distrito de Porto Alegre, em franca revitalização na capital gaucha, recebeu o rosto de Paixão Cortez (folclorista, compositor, cantor, radialista, pesquisador rio-grandense e também um dos fundadores do MTG, (Movimento Tradicionalista Gaúcho). O painel com 16 metros de largura por 10 de altura, é assinado por um dos mais reconhecidos muralistas do Brasil e do mundo, o Kobra, que já realizou trabalhos em São Paulo, Rio de Janeiro, Chicago, Nova Iorque, Amsterdã, Portugal, entre outros.

1ªOBRA DE KOBRA EM POA NUMA FACHADA
DO PRÉDIO DO COLÉGIO FARROUPILHA 

A realização desta obra numa das faces do prédio que abrigará um complexo gastronômico e 41 lofts exclusivos. A esquina da Avenida Voluntários da Pátria com Almirante Tamandaré será desfecho e ponto de partida de um extenso corredor de dois quilômetros de passeios públicos e atrações paisagísticas até o bairro Moinhos de Vento. 


O empreendimento e o mural são iniciativas da incorporadora ABF Developments.
Cogitados por Kobra, a figura de Lupicínio Rodrigues ou Elis Regina que também figuraram nos esboços que ilustrariam a fachada do 4D Complex House, mas Paixão Cortez foi o escolhido.
Paixão Côrtes, morto em 2018 aos 91 anos, serviu de modelo para a icônica estatua do Laçador e continua uma lenda no coração dos Porto Alegrenses.

A ESPADA


TUDO QUE IMPORTA, NÃO MAIS IMPORTA, NÃO ABREM MAIS AS PORTAS, AS COMPORTAS DO CORAÇÃO E POR ISTO NÃO SABEMOS O QUE FAZER, O QUE ESCOLHER PARA VIVER, SE É SÓ CRER E RECEBER O QUE DECIDEM PARA NÓS MERECER, JA QUE FICAMOS A MERCÊ, DEIXANDO A AGUA ESCORRER ENTRE OS DEDOS.

ABRAÇO MORTAL.


Às vezes sinto um intenso calafrio a me penetrar os ossos, nestas noites de calor, um profundo medo que me domina quando deito sobre a areia do mar, transformada em minha cama. A noite, com os pés pra fora, a janela aberta para estrelas me vigiar anos luz de distancia, parece que algo vem me tomar de surpresa engolindo-me por inteiro. 
Que monstros ou anjos se escondem nas ondas dos meus lençóis, no subterrâneo da suas areias finas, na cama, ou no meu próprio abismo interior, a me fazer temer o abraço fatal deixando-me vigilante?

AZUL - AZULADO - TURQUESA.



Um cheiro de Jasmim e flores do Campo, invadiu todo o terceiro andar, me acompanhando do elevador até a sala, onde trabalho. Perguntei aos colegas se alguém estava usando algum perfume, o que todos negaram.
Então pensei que só poderia ter vindo da mulher que estava no elevador de casaco azul, mechas de cabelos azuis e os olhos do mesmo intenso azul.
Tem gente que não parece ser deste nosso planeta azul!.

REPAGINANDO

Encontrei, por acaso, um amigo que havia terminado de cortar o cabelo e redesenhado a barba. Logo que o vi percebi a diferença em seus traços que ficaram mais modernos e o deixou mais jovem. Ate mencionei em conversa que havia percebido sua visita ao barbeiro. 
Essas mudanças habituais ou não habituais, na estética, serve de upgrade, atualizando não só o que está de fora, a mostra, mas o que está dentro, a alma, a auto estima e outros programas mentais/emocionais, que vão envelhecendo com a gente, nos tornando repetitivos e chatos.

Essas mudanças na estética, é muito positivo e nos permite renovar energias que são trocadas com o meio social e também perceber que apesar dos pesares ainda precisamos no sentir vivos e com nosso aval e aprovação.

Incansáveis vezes já me submeti a este processo de mudança visual, a o notar que algumas questões na minha vida, estavam virando ou já tinham virado de cabeça pra baixo. A repaginada garantiu uma guinada emocional, provocando uma nova disposição mental para avaliar, criar estratégias e agir como se eu fosse uma nova pessoa, capaz de desfazer meus próprios nós. 

TENDEL

Hoje enfrentei uma situação que me deixou constrangido quando conversava com grupo de três colegas, no trabalho. Na conversa um deles disse que durante um atendimento realizado, ocorreu um TENDEL e eu fiquei com o cérebro em curto-circuito, repetindo pra mim mesmo a palavra que nunca tinha ouvido falar. Me sentia extremamente desinformado e mais ainda, desinformado por questões etárias.

Mais tarde consultei o seu Google, que me explicou que a palavra é uma gíria com o seguinte significado: "Que vai dar grande, que vai gerar bagunça, que vai ser surpreendente, extraordinário, baderna, bagunça generalizada". 

OS GIGANTES ENCALHADOS




Um gigante em ruínas interrompe a extensa e monótona linha de areia e mar da Praia do Cassino, considerada a mais longa praia da América Latina e do mundo (cerca de 220km de comprimento).. O que restou atualmente da embarcação que encalhou num banco de areia, são fragmentos corroídos pela maresia, de um cargueiro de 69 metros de comprimento e 12, 5 metros de largura, chamado Altair, na tarde de 06 de Junho de 1976, com o mar completamente em fúria. 
Apesar de seu tamanho, o Altair era pequeno se comparado ao CARGUEIRO GREGO MONTAU ATHOS de 164 metros de comprimento, que encalhou na costa gaúcha (em Mostardas), carregado de adubo, no dia 11 de Março de1967.


O cargueiro de bandeira brasileira, 🚤saiu do Porto de San Pedro na Argentina, com destino a cidade de Natal no RN, carregado de farinha, quando entrou em mar aberto encontrando um ciclone extratropical que o desestabilizou levando a embarcação sofrer o risco eminente de afundar.



Por decisão do comandante e seus sub oficias, optaram como medida de segurança, direcionarem o cargueiro para a costa marítima onde encalhou, evitando assim a morte de seus tripulantes. Foram mais de 12 horas de tensão e desespero em mar revolto e sem visibilidade, até serem empurrados pelo vento, e ondas gigantes. A o encalhar no banco de areia, foram recebidos por pescadores locais que trataram do resgate da tripulação para um local seguro.


O que restou do CARGUEIRO ALTAIR, se mantem enterrado nas areias da praia do Cassino, servindo de atração turística aos visitantes e correndo o risco de nos anos seguintes, desaparecer por completo no mar, consumido pela maresia. 🛳🛳⛴
                                                                                
COMO CHEGAR:
O que sobrou do gigante, fica a uns 5 km a pé, pela beira mar saindo da avenida principal da praia do Cassino. Quando chegar na estátua de Iemanjá, pegue a sua direita e vá em frente.

                                                                        Até a próxima postagem!

Postagem em destaque

TÔ PENSANDO QUE:

Quando as nossas emoções, alegrias e tristezas passam do tempo, nossos sentimentos humanos ficam acomodados numa cesta do tempo recebendo so...