A Romaria dos Motoqueiros

Ontem de manhã, ouvia-se desde cedo o ronco de motocicletas circulando pelas avenidas de Porto Alegre. Eram tantas deslocando-se em grupos por entre os carros, que num dado momento eu cheguei a comentar com colegas na troca de plantão, que os motoqueiros estavam invadindo o mundo, perecendo uma praga bíblica de gafanhotos ruidosos. Riram do meu comentário humorado, dizendo que eu estava surtando,  que trabalhamos no SAMU e o maior indice de acidentes de transito que atendemos são com motociclistas envolvidos. 
Eu havia esquecido da Romaria dos motoqueiros em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, que acontece todos os anos no dia 12 de Outubro, levando fiéis à pé e de duas rodas a arquidiocese de Porto Alegre para receberem a benção e depois seguirem procissão até o Centro Cultural Porto Seco. A romaria foi criada e incentivada pelo padre holandês João Peters, que exercia atividades sacerdotais na Igreja Nossa Senhora das Dores e na Brigada Militar, cuja corporação chamava carinhosamente de "briosa" e que faleceu aos 73 anos de idade por complicações cardíacas e respiratórias.
Ontem foi cerca de 40.000 fiéis presentes, sendo 25.000 motociclistas, conforme divulgou o RBS Noticias. Ora num transito caótico, ocasionado principalmente pelo excesso de automóveis que circulam pelas ruas da cidade e concorrem a vagas cada vez mais escassas de estacionamento e avaliando o baixo custo e benefícios de se adquirir uma moto é fácil crer que elas em algum momento dominarão o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode fazer seu comentário clicando sobre o título da postagem onde será direcionado para Conversa Fiada, com espaço para a publicação da sua opinião. Ela será acolhida com atenção e carinho e sempre que possível respondidas.

Postagem em destaque

AS TRES MENINAS

As três meninas eram dos campos da Cecília. Eram três meninas loirinhas cujos cabelos pareciam trigo solto ao vento. Quando seus pais abrira...