UMA VISITA AO ALTO DA BRONZE.

Mesmo que você nunca tenha passado por lá, já deve ter ouvido falar no ALTO DA BRONZE e se por acaso possui alguma curiosidade como eu, se perguntado por que deste nome. O que o lugar tem haver com bronze? O Alto da Bronze é uma praça que hoje carrega outro nome: Praça General Osório, localizada entre as ruas Duque de Caxias, Fernando Machado e General Portinho, em Porto Alegre.


O Alto da Bronze começou a surgir por volta do ano de 1.800 quando esta região da capital ainda era pouco habitada e colonos açorianos começaram a construir suas casas de pau à pique na Rua Formosa, atual (Duque de Caxias) e na Rua do Arvoredo (Fernando Machado), deixando um pequeno espaço numa área mais íngreme sem construções entre as duas ruas.


Este espaço livre, inicialmente começou a ser utilizado como deposito de lixo pelos poucos moradores que ali se instalaram, mas com o decorrer do tempo, passou a ser aproveitado como praça do qual lhe deram o nome de "Alto do Manoel Caetano", em referencia a um próspero morador local, mas que não durou muito tempo, devido ao interesse dos açorianos, apegados as tradições religiosas, de construir uma igreja em devoção a Senhor dos Passos, de quem eram devotos e então batizariam de "Alto do Senhor dos Passos". A igreja nunca foi construída, embora o nome tenha permanecido por algum tempo.


Tempos mais tarde, a Irmandade Nossa Senhora da Conceição, resolveu construir também ali, uma igreja em homenagem a santa e o Alto do Senhor dos Passos, passaria a se chamar de "Praça da Conceição". Mas esta igreja, assim como a primeira, nunca foi construída. 
Outro nome que se tem noticia, é que a praça teve mais tarde outro nome, "Ladeira de São Jorge", que também não pegou e o que finalmente acabou emplacando foi "Bronze", o apelido dado a Felizarda, uma linda, atraente e poderosa mulher de pele bronzeada, que se dedicava a cartomancia, benzeduras e mandingas para espantar o mau olhado.

Natural de São Borja, Felizarda, (a Bronze), como passou a ser chamada, se estabeleceu em Porto Alegre na metade do século XIX, quando a praça ainda tinha o nome de Ladeira de São Jorge e em pouco tempo, conquistou a confiança dos moradores mais humildes e prostitutas locais que a procuravam-na para solução de problemas espirituais de toda a ordem. 
Sua fama foi crescendo de tal maneira que passou a ser respeitada e procurada também pelos afortunados e influentes da cidade, por sua simpatia, dedicação e discrição, imprimindo seu nome a um dos lugares onde também começou a história da cidade. 
O Alto da Bronze, possivelmente nada mais lembra do que foi no passado, é hoje uma pequena praça, sem graça, com pouca vegetação e um prédio da Prefeitura que serve de Pré-escola para crianças do bairro. Não possui nenhuma placa fazendo qualquer referencia da importância que foi para a cidade na metade século passado. Uma pena!..
Até o próximo passeio


2 comentários:

  1. Show! Queria muito a referência que tu usaste para apostar que a Sra Felizarda era de São Borge e cartomante, por favor. Isso porque todos outros lugares que contam a história dessa praça, mencionam todos os outros elementos que tu trouxeste, mas em nenhum há a cidade de origem e profissão de Felizarda. Agradeço muito se deres algum retorno.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Permita-me mas é uma praça sem graça para você que não fez parte dela, que não deixou seu sangue na areia, de tantos joelhos ralados... Rsrs é pracinha do "jardim", da paineira, das quadras... Gurizada dos anos 40/50/60... Tinha muita graça, muita alegria, muita emoção!
    Só de lembrar, ainda hoje, aceleram-se as batidas de nossos corações 😉🌷🌿

    ResponderExcluir

Você pode fazer seu comentário clicando sobre o título da postagem onde será direcionado para Conversa Fiada, com espaço para a publicação da sua opinião. Ela será acolhida com atenção e carinho e sempre que possível respondidas.

Postagem em destaque

AS TRES MENINAS

As três meninas eram dos campos da Cecília. Eram três meninas loirinhas cujos cabelos pareciam trigo solto ao vento. Quando seus pais abrira...