IVOTI A CIDADE DAS FLORES




Era uma bela manhã de sol quando levantei da cama, olhei pela janela e decidi pegar o carro e sair para conhecer alguma cidade perto de Porto Alegre. Olhei no mapa e escolhi Ivoti à poucos quilômetros da capital.
Ivoti é uma cidade de colonização Alemã, com inicio em (1826) e posteriormente imigração japonesa nos meados de (1966), localizada à 54 quilômetros de Porto Alegre- no vale do Rio dos Sinos. 
São mais ou menos 50 minutos de carro por estradas asfaltadas e bem sinalizadas. 

Significado do nome:
O nome Ivoti é derivada da língua Tupi-Guarani,(ipoti-catu), que significa flor. Sua entrada principal é composta de um elegante pórtico com dois pilares de pedras de arenito à vista, com 10 metros de altura e uma torre onde foi instalado um relógio de mármore nas duas faces. Toda a estrutura do pórtico é estilizado as construções enxaimel, arquitetura colonial alemã da época. 

Casas em estilo enxaimel: 
As casas, são construções com estruturas aparentes de madeira, fixadas por encaixes e pregos de pau (tarugos). As vedações eram feitas de barro amassado ou de alvenaria (pedra ou tijolos) e os telhados de tábuas arredondadas na ponta.


Outra característica, são os tetos baixos e assoalhos em madeira maciça e larga, normalmente de uma grande durabilidade, que resistiu ao tempo até nossos dias. Entrar no interior destas casas é como retornar ao passado e conferir de perto todos os objetos e utensílios usados por seus colonizadores, tudo muito simples e conservado, no Museu Municipal Cláudio Oscar Beckerda, no bairro histórico.


O maior aglomerado de casas construída com esta técnica, está na localidade da Feitoria Nova (Buraco do Diabo), considerado o maior núcleo deste estilo arquitetônico no país. O local é conhecido por este nome, pois os primeiros imigrantes se assustavam com os animais da fauna brasileira, chegando a confundir um Tamanduá com o coisa-ruim. Quanto mais distante do centro da cidade, em direção à áreas rurais, mais encontramos este modelo arquitetônico, que por vezes nos faz lembrar uma casinha de boneca enfeitada com jardins floridos.


Casa Amarela:
Ainda no bairro histórico, encontra-se uma construção de alvenaria antiga e de cor amarela e aberturas branca. A casa em estilo eclético foi construída em 1907, como um importante ponto comercial da região. Foi restaurada, com recursos recebidos do Consulado Alemão em 2007. Atualmente, serve de espaço gastronômico, para quem deseja provar a típica comida alemã nos fins de semana. 


Ponte do Imperador: 
O acesso à Feitoria Nova, se dá cruzando a Ponte do Imperador, outra atração histórica turística de Ivoti. Esta ponte foi construída em pedra Grês, na forma de arcos em estilo romano. As pedras são encaixadas e sem o uso de cimento nos encaixes, somente na parte submersa. Cruza sobre o Arroio Feitoria, construída em 1855 onde recebeu este nome em homenagem à D.Pedro II que destinou 14 contos e 317 réis para sua construção. A ponte localiza-se a 2 quilômetros do centro da cidade e é patrimônio histórico nacional.


Buraco do Diabo:
Todo seu calçamento são de pedras irregulares e por ali circulam veículos que se deslocam do centro da cidade (parte alta), para visitarem o bairro histórico na (parte baixa). Outro motivo para a conservação das casas no local, além da resistência do material empregado, foi justamente o abandono, uma vez que a área é conhecida pelas freqüentes enchentes, recorrentes até os dias de hoje. O local acabou sendo abandonado e a cidade "subiu o morro". Ivoti se desenvolveu onde hoje fica o centro da cidade e o Buraco do Diabo - (Feitoria Nova), acabou ficando abandonada, quando iniciou-se a restauração do conjunto e após as ameaças da construção de uma represa no local.
Hoje é a principal atração turística da cidade, e local onde acontecem vários eventos culturais.


Igreja Abandonada:
Outra atração que chama a atenção dos visitantes, no centro da cidade, é a Igreja Matriz de São Pedro, que os moradores chamam-na de Igreja Abandonada. Contam que o primeiro de outros incêndios que ocorreram, surgiu por ocasião de um menino ter subido em sua torre, com um lampião aceso, na intenção de observar o ninho de um passarinho, deflagrando a destruição do prédio. 


Sua pedra fundamental foi lançada em 1869 e serviu à comunidade, mesmo depois do grande incêndio, ocorrido em 1924. O templo foi tombado pelo Estado em 1986. Seu interior completamente abandonado, dá a sensação de um enorme mausoléu com paredes grossas e corroídas pelo tempo. Eu particularmente fiquei surpreso de encontrar um patrimônio histórico-cultural deste, em total abandono e desinteresse pelas autoridades locais. Encontrei nesta manhã um homem também fotografando a igreja com uma câmera profissional, que se dizia ser o tataraneto do homem que a construiu.


O QUE ACONTECEU:
Em novembro de 1924, a igreja incendiou. Conta-se que o incêndio ocorreu quando alguns meninos quiseram ir ver os ninhos de pássaros no alto da torre, à noite, e levaram consigo um lampião. Naquele mesmo ano, iniciou-se a reconstrução da igreja, que, com as reformas feitas em 1944, tomou a forma atual.
Em 1986, novamente o fogo destruiu a antiga igreja, que não mais foi reconstruída. Suas janelas quebraram e seu telhado desabou. Não se sabe o que exatamente causou esse segundo incêndio. Em 2004, o telhado foi refeito, por meio de recursos do Ministério da Cultura.

Para quem curte história, casas antigas e natureza, visitar o município é uma boa opção. Há um mirante, com vista para a Panela do Diabo, uma antiga igreja que passou por dois incêndios, estradas rurais, cachoeira e uma cachaçaria. Mas, o principal atrativo é o Núcleo de Casas Enxaimel, onde nos segundos e terceiros domingos de cada mês, ocorre a Feira Colonial de Ivoti.

Bem, havia mais coisas para se olhar e conhecer na cidade, mas como tinha a intenção de seguir viagem por outras localidades da serra, me despedi de Ivoti. Tão bela quanto as flores que ornamentam seus canteiros, a cidade das flores, conta hoje com cerca 18 mil habitantes numa área de 75 km², onde são mantidas as tradições de uma cidade pequena, alegre e festeira. 




A Cascata de São Miguel é formada pela queda d’água do Arroio Feitoria e possui aproximadamente 50 metros. Para chegar à cascata, basta cruzar o Núcleo de Casas Enxaimel e seguir por aproximadamente 4 km de estrada de chão. Uma escadaria de 300 degraus, dá acesso à parte alta da cascata.

A Cascata São Miguel abriga uma das primeiras hidrelétricas do Rio Grande do Sul, construída em 1914. Ela era responsável pelo fornecimento de energia para as cidades de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti e Dois Irmãos, sendo desativada em 1971.



COMO CHEGAR EM IVOTI: 
De Porto Alegre pela BR- 290, acesso para a BR- 116, passando por Canoas, Esteio, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Ivoti à esquerda.

Comentários

  1. É bem interessante esse lugar...pretendo desvendar ele no feriadão da semana santa...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode fazer seu comentário clicando sobre o título da postagem onde será direcionado para Conversa Fiada, com espaço para a publicação da sua opinião. Ela será acolhida com atenção e carinho e sempre que possível respondidas.

Postagens mais visitadas