Casa de Jorge


Abriu a duas quadras de onde eu moro, aqui no bairro Partenon, uma Casa de Samba chamada Casa de Jorge, na Avenida Ipiranga 8213 em frente a o prédio da C.E.E.E. Eu não sei exatamente a data de sua inauguração, mas somente no Sábado, 06 de Agosto, fui conhece-la de perto. O nome me parece obvio, já que vem estampado a figura do santo na faixada da Casa pintada de vermelho, lembrando essas casas de Exu, assentadas nos pátios dos terreiros de candomblés. Não espere sofisticação, pois o ambiente é simples, com pessoas simples, como é a origem do samba, mesas e cadeiras de plastico, que por vezes são acomodadas na calçada durante a tarde nas proximidades de uma parada de ônibus, quando o samba já está rolando a mil. No interior, um pequeno palco que acomoda os músicos, bar, churrasqueira, muita gente sambando e alguns comentários de que rola um pagodão da pesada por ali... Mas no dia em que estive visitando o lugar, o que rolou mesmo, foi muito samba de raiz, um público alegre e simpático e alguns cantores desconhecidos entre a platéia,  com muita competência com o microfone, que foram convidados a cantar musicas do repertório de Lupicínio, Zéca Pagodinho, João Nogueira, Chico Buarque, entre outros. Uma convidada chamada Vera, cantou Ronda em ritmo de samba, que foi um verdadeiro espetáculo de emoção.
O samba começa cedo na Casa de Jorge, onde seu dirigente Péricles, mais conhecido por Sarara, administra esta iniciativa de multiplicar a cultura brasileira originariamente negra, que é o samba, abrindo suas portas nas Sextas, Sábados e Domingos a partir da manhã, onde pode-se levar uns quilinhos de carne e dar a o assador da casa, que a devolve pronta para comer, num espeto identificado, sem nenhum custo adicional.
A Casa de Jorge é uma opção valorosa na zona Leste da cidade, tão carente de lazer e entretenimento deste nível, que parece estar dando resultados, basta ver o numero de veículos que se agrupam nas redondezas nos finais de semana, vindos inclusive de outros bairros da cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas