PASSO DO INFERNO.

Pois bem, de tanto ouvir falar, eu tanto desejei conhecer e acabei me submetendo a esses impulsos que bate na gente de uma hora para outra e antes que o desânimo tomasse conta por qualquer razão, abasteci o carro e me desloquei até a serra gaúcha, mesmo enfrentando um terrível engarrafamento pela manhã, na BR-116 entre Porto Alegre e Canoas, que em seguida fluiu normalmente e sem stress.


Meu destino, foi o PASSO DO INFERNO, entre os municípios de Canela e São Francisco de Paula, na região dos campos de cima da serra. Eu estava sem pressa e assim oportunizei-me a conhecer outras localidades como PADRE ETERNO que eu nem fazia ideia que existisse no mapa. Por sinal, pouca referencia encontrei sobre este lugar.
Mas o Passo do Inferno, como eu havia imaginado, é de extrema beleza, cercado por vales, mata nativa e rios turbulentos que formam em seu curso, diversas quedas d'água entre rochas e floresta de araucária.


RAZÃO DO NOME:
O lugar tem este nome, por ter sido no passado uma rota de difícil acesso aos tropeiros, que seguiam do Rio Grande do Sul, até o sudeste do pais, levando gado para serem comercializados. As dificuldades que enfrentavam fazendo este caminho à cavalo, em particular cheio de pedras, penhascos e rios turbulentos, fizeram o lugar ser batizado e conhecido por Passo ou (caminho) do Inferno.


PONTE DE FERRO:
Um dos principais atrativos, além da exuberante beleza do lugar cercado por morros e animais silvestres, é a ponte de ferro, construída posteriormente em 1935 pelo exército brasileiro, caracterizada por apresentar um vão de 74 metros, sem pilares, sobre o rio Santa cruz. O objetivo desta obra de engenharia, foi facilitar o escoamento de madeiras de araucárias, a principal fonte de renda dos municípios e distritos nesta região.


PARQUE CA CHOEIRA:
Em 1948 foi inaugurada a Hidrelétrica Passo do Inferno, administrada pela C.E.E.E. Atualmente, o Passo do Inferno é uma reserva ecológica e também área de preservação ambiental conhecida como Parque da Cachoeira, licenciado pela F.E.P.A.N.
O Parque está localizado no quilômetro 10 da RS-476, que leva para o município de Bom Jesus, em estrada de chão tornando-a com relativa dificuldade para trafegar. Outra referencia para se chegar até lá, é o trevo da RS-235 em frente a o Santuário de Caravaggio em Canela, que dá acesso à RS-476 e o Passo do Inferno.


Seguindo ainda pela RS-476, pode-se se chegar ao Lajeado Grande, complexo formado de cachoeiras e cascatas nas proximidades de Jaquirana, depois Cambará do Sul, Bom Jesus, São José dos Ausentes, consideradas uma das paisagens mais surpreendentes e bonitas do país.
Até o próximo passeio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode fazer seu comentário clicando sobre o título da postagem onde será direcionado para Conversa Fiada, com espaço para a publicação da sua opinião. Ela será acolhida com atenção e carinho e sempre que possível respondidas.

Postagem em destaque

AS TRES MENINAS

As três meninas eram dos campos da Cecília. Eram três meninas loirinhas cujos cabelos pareciam trigo solto ao vento. Quando seus pais abrira...