OLLANTAYTAMBO E O VALE DO URUBAMBA


Eu já falei aqui no blog, que no segundo dia em Cusco, perdi todos os documentos e que depois os recuperei graças a honestidade da menina da lan house, que os guardou e a ajuda do colega de viagem Adilson que me ajudou nas buscas e que todo este dilema de estar sem documentação num pais distante, em que não se tem domínio sobre os costumes, idioma etc e tal, te causam uma insegurança muito grande. Que isto tudo aconteceu algumas horas antes da visita à Macchu Picchu que fiz numa manhã, pois eu tinha pressa e precisava retornar para Cusco afim de disponibilizar tempo para procura-los e resolver os trâmites legais caso não conseguisse encontra-los. Que para retornar à Cusco tive de comprar passagem de trem de Águas Calientes até Ollantaytambo, depois dividir um táxi- (Van) até Cusco e esta "indiada", acabou me proporcionando um dos passeios mais bonitos de toda a viagem, somente vencido pela visita que fiz as ilhas flutuantes dos uros em Puno. - Há males que vêem para o bem!

Ollantaytambo é uma província no vale Urubamba, margeado pelo rio de mesmo nome (Urubamba) e montanhas gigantescas de aspecto selvagem. Dizem que o lugar é muito antigo e foi um dos únicos que resistiu ao ataque dos espanhóis, graças a sua fortaleza inca erguida nas proximidades, ate hoje preservada.


Para muitos turistas que visitam o Peru, Ollantaytambo não passa de uma parada com nome confuso no trajeto de trem entre Cusco e o Vale Sagrado, mas o lugar tem sua beleza selvagem e peculiar. O trem trafega sobre uma estrada ingrime entre a margem do rio e os paredões de rocha que de um momento para o outro viram tuneis estreitos dando a impressão de que não suportará a largura da locomotiva sempre apitando.



Olhando para as montanhas se enxerga varias ruínas construídas sobre os morros e uma montanha gelada que denominam "Glacial Verônica" com mais de 4000 metros de altura. Algumas agencias de turismo local, promovem passeios à cavalo por US$ 50 em trilhas com a duração de 1 dia e para os que buscam aventuras mais radicais o Mountain bike, por US$ 49 e rating.



Atualmente, segundo informações dadas por um agenciador de turismo que encontrei na estação de trem, Ollantaytambo tem sido implementada com incentivos econômicos, através de restaurantes, bares, hotéis, pousadas e outras pequenas empresas prestadoras de serviços, de modo a modificar o esteriótipo de "lugar de passagem" e mostrar sua verdadeira importância no panorama histórico-turístico da região.



O rio Urubamba nasce no alto das montanhas próximas à região de Cusco, e desce para o Vale Sagrado. Por estar numa região extremamente montanhosa, o leito do rio é tomado de pedras, tornando-o assim, bastante propício para a prática de esportes como o rating. Ele é dividido em Alto Urubamba e Urubamba e também conhecido como Vilcanota, formando outros rios menores até formar o Rio Amazonas.


As margens deste rio é coberta por uma densa mata subtropical e plantações de coca e também nas suas águas turbulentas que foi implantada a hidrelétrica que fornece 69% de energia para todo o país.



ATÉ O PRÓXIMO PASSEIO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode fazer seu comentário clicando sobre o título da postagem onde será direcionado para Conversa Fiada, com espaço para a publicação da sua opinião. Ela será acolhida com atenção e carinho e sempre que possível respondidas.

Postagem em destaque

AS TRES MENINAS

As três meninas eram dos campos da Cecília. Eram três meninas loirinhas cujos cabelos pareciam trigo solto ao vento. Quando seus pais abrira...