OLLANTAYTAMBO E O VALE DO URUBAMBA


Eu já falei aqui no blog, que no segundo dia em Cusco, perdi todos os documentos e que depois os recuperei graças a honestidade da menina da lan house, que os guardou e a ajuda do colega de viagem Adilson que me ajudou nas buscas e que todo este dilema de estar sem documentação num pais distante, em que não se tem domínio sobre os costumes, idioma etc e tal, te causam uma insegurança muito grande. Que isto tudo aconteceu algumas horas antes da visita à Macchu Picchu que fiz numa manhã, pois eu tinha pressa e precisava retornar para Cusco afim de disponibilizar tempo para procura-los e resolver os trâmites legais caso não conseguisse encontra-los. Que para retornar à Cusco tive de comprar passagem de trem de Águas Calientes até Ollantaytambo, depois dividir um táxi- (Van) até Cusco e esta "indiada", acabou me proporcionando um dos passeios mais bonitos de toda a viagem, somente vencido pela visita que fiz as ilhas flutuantes dos uros em Puno. - Há males que vêem para o bem!

Ollantaytambo é uma província no vale Urubamba, margeado pelo rio de mesmo nome (Urubamba) e montanhas gigantescas de aspecto selvagem. Dizem que o lugar é muito antigo e foi um dos únicos que resistiu ao ataque dos espanhóis, graças a sua fortaleza inca erguida nas proximidades, ate hoje preservada.


Para muitos turistas que visitam o Peru, Ollantaytambo não passa de uma parada com nome confuso no trajeto de trem entre Cusco e o Vale Sagrado, mas o lugar tem sua beleza selvagem e peculiar. O trem trafega sobre uma estrada ingrime entre a margem do rio e os paredões de rocha que de um momento para o outro viram tuneis estreitos dando a impressão de que não suportará a largura da locomotiva sempre apitando.



Olhando para as montanhas se enxerga varias ruínas construídas sobre os morros e uma montanha gelada que denominam "Glacial Verônica" com mais de 4000 metros de altura. Algumas agencias de turismo local, promovem passeios à cavalo por US$ 50 em trilhas com a duração de 1 dia e para os que buscam aventuras mais radicais o Mountain bike, por US$ 49 e rating.



Atualmente, segundo informações dadas por um agenciador de turismo que encontrei na estação de trem, Ollantaytambo tem sido implementada com incentivos econômicos, através de restaurantes, bares, hotéis, pousadas e outras pequenas empresas prestadoras de serviços, de modo a modificar o esteriótipo de "lugar de passagem" e mostrar sua verdadeira importância no panorama histórico-turístico da região.



O rio Urubamba nasce no alto das montanhas próximas à região de Cusco, e desce para o Vale Sagrado. Por estar numa região extremamente montanhosa, o leito do rio é tomado de pedras, tornando-o assim, bastante propício para a prática de esportes como o rating. Ele é dividido em Alto Urubamba e Urubamba e também conhecido como Vilcanota, formando outros rios menores até formar o Rio Amazonas.


As margens deste rio é coberta por uma densa mata subtropical e plantações de coca e também nas suas águas turbulentas que foi implantada a hidrelétrica que fornece 69% de energia para todo o país.



ATÉ O PRÓXIMO PASSEIO!

Comentários

Postagens mais visitadas