SITIO OSHO RACHANA


Faz alguns anos que conheci o Sitio Osho Rachana no Canta Galo em Viamão e por isto me sinto apto a dar informações como um simples convidado e observador que em poucas horas gostou do que viu e sentiu. Era passagem de ano (reveillon de 2006) e fui convidado por amigos a participar da festa, cuja a ceia farta, tinha sido arrumada numa extensa mesa decorada ao ar livre e cheia de gostosuras, em meio a vegetação nativa, morros com belas vistas, lago e árvores frutíferas. Devo admitir que na época, fiquei um tanto inseguro em ter que arriscar minha noite de fim de ano numa "comunidade", palavra que pra mim possuia um conceito cujas as pessoas eram radicalmente contrarias a todos as manifestações sociais capitalistas como natal, reveilon e coisas do tipo. Eu não sei exatamente o que eu pensava, mas não gostava da idéia!

Desfazendo preconceitos: Ao contrario do que eu imaginava, havia familias inteiras, com crianças e adolescentes e a comida não era aquelas gororobas e pirões naturébas que a gente supõe que quem vive em comunidades se alimenta. Quando bateu a meia noite, as champanhas foram estouradas, os brindes e abraços demorados se iniciaram e depois foi só festa até o amanhecer onde conheci muita gente interessante, inclusive o Milan, um dos fundadores da comunidade e outras pessoas cuja a simpatia só se explica pela forma alternativa e saudavel com que resolveram viver suas vidas. Depois da festa, me recolhi para o dormitório onde havia varios colchões organizados no chão, lado à lado e alguns espaços separdos por cortinas. Os banheiros eram coletivos e as peredes que os separavam, não subiam até o této, possibilitando se correr o risco de invadir a privacidade de quem estivesse do lado. Somente depois, Alba me orientou que os homens deveriam urinar sentados, então me tranquilizei.
No outro dia, levantei-me cedo para caminhar, visitar a propriedade que é extensa e bem distribuída e depois entrar na fila para tomar o café. Muita gente tinha ficado por lá e só precebi isto pela extensão da fila. O café era farto e com variedades de frutas, sucos, pães, cucas.

O Sítio Oshos Rachana: são 40 hectares, situado no Cantagalo, à 40 km do centro de Porto Alegre, cujo o acesso se dá por estradas de terra, bem sinalizadas em dia de festa, até a entrada principal, um portão de ferro com acionamentos eletrônico. O local é uma comunidade onde pessoas de todos os cantos, abriram mão de suas vidas nos grandes centros urbanos, para viverem juntas de forma a se conhecerem e criarem elos de afetividade e auto ajuda em grupo, buscando além do conhecimento pessoal, se fortalecerem ea conviverem com a diversidade e suas diferenças culturais e comportamentais. E isto se dá através da divisão de tarefas e outras experiencias adquiridas na convivência.



Estrutura: Com ampla infra estrutura, o sitio conta com refeitórios, Cozinha, recepção, dormitórios, piscina, campo de futebol, uma danceteria, estar coletivo com biblioteca, espaço para jogos, alem disto, lago para lazer, sala de meditação, horta e muito espaço livre para caminhadas. A o contrario do que eu pensei que pudesse ser uma bagunça, viver em comunidade é um execício de cidadania, de boa convivência e respeito mutuo, muitas vezes não aplicado no nossa modelo de sociedade convencional.

 

Namaste: O sitio é uma extensão do Namaste que é um centro de terapia bioenergética e meditação, onde as pessoas através de exercícios físicos-mentais, trabalham para desenvolverem a mente e o corpo. Além da terapia, o Namaste oferece meditação, seminários, cursos, palestras e maratonas direcionadas à algum tema abordado, objetivando integrar as pessoas à estas questões. 
Algum dos trabalhos oferecidos pelo Namaste:
Programa de relaxamento, de auto conhecimento intensivo e trabalho meditativo. Para maiores informações entre no site: AQUI
Namaste
Rua da Republica 528
Cidade Baixa- PoA/RS

Sitio Osho Rachana
Estrada Anelio Feula 1540
Canta Galo- Viamão/RS

Comentários

Postagens mais visitadas