Maurice -1987

Por puro acaso assisti ontem às 23 horas na TV Futura, o filme dirigido por James Ivory e com roteiro baseado no romance de E. M. Foster, chamado "Maurice". O filme é britânico de 1987 e conta a historia de um  jovem estudante de Cambride (Maurice Hall) que após ser apresentado a um Lorde (Risley) em uma de suas aulas é convidado a participar de um grupo privado de discussões. Em busca do local onde seria realizado o encontro, Maurice conhece Clive Durhan, tornando-se amigos inseparaveis. À medida que vão se tornando mais íntimos, ambos percebem que estão se apaixonando, mas evitam confessar a natureza de seus sentimentos, uma vez que a homossexualidade, além de socialmente condenada, ainda era considerada crime na Inglaterra no século XIX. Apesar de ter recebido citações relativamente elogiosas da crítica especializada, o filme não teve uma carreira tão positiva, do ponto de vista comercial. Muitos sugerem que, ao menos em parte, isto se deveu à natureza polêmica do tema - os conflitos de identidade sexual de um jovem inglês no final do século XIX - razão que, aliás, já levara o próprio escritor a determinar que o romance só pudesse ser publicado depois de sua morte. O filme possui também uma excepcional qualidade de elenco. "Maurice" também impulsionou a carreira de Hugh Grant, que após interpretar a personagem de Clive Durnham passou a atuar com mais intensidade no mercado cinematográfico europeu. 
"Maurice" foi um dos grandes destaques do Festival de Veneza em 1987, recebendo o Leão de Prata de melhor diretor, assim como os atores: Ermanno Olmi, James Wilby e Hugh Grande dividiram o premio de melhor ator. Quanto a o Óscar, foi apenas indicado para o premio de melhor figurino. O filme é RARO e não existe para locação. 

Um comentário:

Você pode fazer seu comentário clicando sobre o título da postagem onde será direcionado para Conversa Fiada, com espaço para a publicação da sua opinião. Ela será acolhida com atenção e carinho e sempre que possível respondidas.

Postagem em destaque

AS TRES MENINAS

As três meninas eram dos campos da Cecília. Eram três meninas loirinhas cujos cabelos pareciam trigo solto ao vento. Quando seus pais abrira...