CENTRO BUDISTA CAMINHO DO MEIO.


Somente à 20 km de Porto Alegre, na Estrada Caminho do Meio em Viamão está o CEEB, Centro de Estudos Budistas,  criado  pelo Lama Padma Samten, com o objetivo de difundir os ensinamentos do Budismo no pais e propiciar um ambiente acolhedor para o estudo do budismo e a prática da meditação. 
Minha ultima estada por lá foi na Quarta- feita dia 20/10/2010 pela manhã, com o objetivo de visitar o lugar que tanto me causa paz e sentar sob a sombra das arvores, como habitualmente faço. Não sou budista e acho que é uma filosofia muito complexa para o meu entendimento, mas gosto do jeito budista das pessoas seguirem suas vidas e isto me causa a sensação de que ainda é possível viver neste planeta com alguma harmonia, simplicidade e qualidade de vida, como eles me passam a ideia. As fotos são de Fevereiro, oito meses antes desta ultima visita que fiz.

PROGRAMAS A O PUBLICO:
Todas as atividades, que incluem retiros, meditação, cursos, grupo de estudos, palestras etc., são mantidas por doações, budistas e não-budistas, e pelo trabalho voluntário dos praticantes. Além das praticas regulares de meditação e estudos. O CEEB tem também atividades na horta comunitária e trabalhos diversos para manutenção dos espaços coletivos. A contribuição sugerida é de R$10,00 por atividade ou R$ 60,00 por mês.

Alem disto o CEBB oferece para pessoas de fora, a possibilidade de vivenciar sua rotina diária, atraves de uma programação aos finais de semana, que se inicia na Sexta -feira no final da tarde e se estende até o domingo pela manhã. As inscrições podem ser feitas online na pagina - do CEEB

LOJA E REFEITÓRIO: 
Conta também com uma loja aberta às tardes, de Quartas à Domingos, que levanta recursos com a venda de livros, CDs, DVDs, incensos, rosários para recitação de mantras, bandeiras tibetanas, artigos e revistas. Disponibiliza também de um refeitório que oferece comida vegetariana aos participantes  dos programas oferecidos, além dos visitantes dos fins de semana. A comida é ótima!

O TEMPLO:
Atualmente o interior do templo está sendo todo remodelado pela jovem artista plastica Tiffani, especializada na arte de pinturas Tibetanas, acrescentando elementos da flora e fauna brasileira como passaros, frutas e plantas nacionais. É um trabalho delicado e de muita dedicação.

A ESCOLA:  
Nas dependências do centro funciona para crianças, com o objetivo de promover a convivência e o aprendizado budista, potencializando a pratica da meditação, estudo e ação à partir de atividades como: Contação  de histórias, oficina de música, teatro,  ioga e artes plásticas. Os professores ou facilitadores da cultura da paz, como preferem ser chamados, auxiliam as crianças a observarem as emoções perturbadoras e assim descobrirem formas alternativas de viver harmonizados com o mundo.

A COMUNIDADE: 
O Templo fica numa área de 10 hectares, com mata nativa e cercado por algumas residencias construídas por seguidores do budismo que vivem em comunidade, aprendendo a conviver com a diversidade. São pessoas de varias regiões do país e fora dele, que sairam das grandes cidades para vivenciarem uma melhor qualidade de vida junto à natureza e ao modo simples de viver. Algumas trabalham fora, mas todas dão sua parcela de contribuição ao funcionamento da comunidade através da distribuição de tarefas e doações.


ORIENTAÇÃO E INFORMAÇÕES AOS VISITANTES:
No templo é importante cultivar o silêncio e a pratica de retirar os calçados antes de adentrar no templo. Esta é uma atitude de respeito.
As refeições são vegetarianas e precisam ser confirmadas com antecedência. Os valores podem ser acertados com a coordenação após a refeição e podem ser pagas com cartão de crédito.

A louça que for utilizada pelo visitante, deve ser lavada por ele após a refeição. Da ultima vez que estive lá fui chamado atenção por esquecer isto.
A hospedagem é em alojamentos coletivos femininos e masculinos. É necessário trazer roupa de cama, banho, travesseiro, artigos de higiene pessoais, chinelos de dedo para banho, lanterna e guarda-chuva.
Não é permitido trazer animais, como não é permitido o consumo de carnes, bebidas alcoólicas e drogas nas dependências do CEBB.
O espaço reservado para fumar fica próximo ao portão de entrada. 

Endereço: Estrada Caminho do Meio, 2600-B
Viamão/RS - Brasil -CEP 94515-000
Tel: (51) 9213-9152
Email: instituto@caminhodomeio.org.
Como chegar: Aqui

Comentários

Postagens mais visitadas