Arica


Arica é uma cidade portuária, banhada pelo Pacífico e localizada no extremo norte do Chile (na costa Oeste), muito próximo à fronteira do Peru e Bolívia, por isso tornou-se um ponto de conexão por via terrestre entre os três países. 


SIGNIFICADO DO NOME:
A origem de seu nome segundo informações que colhi da Internet, está ligado à: lugar junto ao morro. Na cidade se encontra belas praças, bares, restaurantes, feiras de artesanato, construções arquitetônicas apreciáveis, igrejas como a catedral de São Marcos, projetada por Gustave Eifel, o estádio Carlos Dittborn, palco de jogos da Copa do Mundo, onde o Brasil foi bi-campeão mundial em 1962 e inclusive um cassino. Conheci melhor a cidade na volta a o Brasil, pois na ida para o Peru, fizemos uma passagem rápida  pela manhã, muito cedo. Tínhamos pressa de chegar em Cusco!


MORRO DE ARICA:
É o cartão postal da cidade; é uma ladeira íngreme com uma altura de 139 metros acima do nível do mar, de impressionante beleza margeando a cidade e causando a sensação de que a qualquer momento despencará sobre a cidade.
Nossa passagem por lá, era para ser de uma hora e meia para um simples almoço, mas acabou esticando-se por mais tempo, pela empolgação do pessoal em caminhar pela beira do mar e fazer compras, obrigando-me a conhecer mais detalhes da cidade.

AZAPA: 
Fica à cerca de 3 quilômetros de Arica, localizada entre duas colinas, numa estreita faixa de terra fértil, transformando-se num verdadeiro "Oasis" que permite a criação de uma grande variedade de frutas, legumes e azeitonas durante o ano todo. Esta azeitona de Azapa, é famosa por sua cor violeta e gosto amargo, dando origem a um forte óleo de degustação.


PARINACOTA:
É uma província muito interessante, nas redondezas de Arica, com diversificadas feiras de trabalhos artesanais como esculturas de pedras, madeiras, metais, reproduções arqueológicas, cerâmicas, tecelagens, tecidos, todos produzidos no local e que atrai muitos turistas, lembrando o nosso Camelódromo.


O MAR DE ARICA: 

Possui ondas propicias a pratica de surf e algumas enseadas são constituídas de pedras escuras e de aspecto vulcânico, formando muitas vezes áreas sedentárias e de difícil acesso. A água é fria e contrasta absolutamente com a temperatura quente da região cuja a umidade relativa é muito baixa.



Arica me chamou a atenção pela sua concentração de lojas, bares e restaurantes no centro da cidade. É uma cidade movimentada e que oferece aos seus moradores e visitantes, qualidade de uma metrópole, beleza e lazer.

Comentários

Postagens mais visitadas