SENTINDO FALTA DE UM ABRAÇO!


A pandemia do corona vírus, tem obrigado as pessoas ficarem confinadas em suas casas, sem qualquer tipo de contato social ou físico com quem vem da rua, ou de outro ambiente, para evitar o contagio da doença que se prolifera assustadoramente pelos quatro cantos do planeta. Enquanto isto não passa, eu como qualquer mortal, no grupo de risco e que mora sozinho, tenho que manter meu isolamento na companhia da TV com filmes e programas repetitivos, das musicas selecionadas no celular e alguns livros que antecipadamente haviam me emprestado.
As circunstancias, criaram algumas rotinas necessárias, como limpar a casa, preparar as refeições, recolher o lixo, algumas coisas que já fazia, outras que era auxiliado, mas que agora parecem ter um novo peso e medida. 

Olhar o mundo pela janela ou por aquele retângulo de 52 polegadas, pendurado na parede, é como não estar no mundo real, me põe atrás de uma película transparente, numa posição estática de um expectador engessado que não interage integralmente com oque acontece, não me relaciona diretamente com meu interlocutor. O contato físico que antes era possível na demonstração dos sentimentos e afetos, foi vetado como medida de segurança. Meus sentimentos se introjetam e se perdem em algum lugar. Já estou sentindo falta de um abraço verdadeiro e não de um virtual!

A GUERRA CONTRA O RACISMO

Será que é só eu, que me sinto cansado, desestimulado, desamparado, pensando que o mundo não tem mais saída e que as pessoas não vão melhorar e que qualquer promessa positiva de mudança é somente um engodo pra continuarem egoístas, preconceituosas, intolerantes, violentas e infelizes?.. Eu como cidadão brasileiro e negro, não aguento mais viver com tantas injustiças cometidas com seres humanos da minha cor.

Acontece que desde do dia 25 de maio de 2020, começou um protesto em varias cidades americanas, que já dura quase uma semana e promete não parar tão cedo, a menos que os governantes tomem medidas legais que não discriminem os cidadãos pela cor da pele no país, dando-lhes direitos igualitários na sociedade americana branca. A passeata iniciou-se em repudio a abordagem feita por um policial branco a um homem negro, George Floyd , em Minneapolis, que foi asfixiado, até a morte, mesmo depois de ser imobilizado. A passeata que tem adesão também de cidadães brancos, se espalha por outras cidades americanas e pelo mundo, de forma pacifica, tentando sensibilizar os governantes, quanto ao tratamento agressivo dado as camadas menos favorecidas nos EUA, como negros, latinos, gays, judeus e outros, o que não se diferencia daqui do Brasil.


As manifestações que tomam as ruas dos EUA pelo oitavo dia seguido, em protesto a morte de George Floyd, não somente é legitima quanto justa, num país de primeiro mundo e visibilidade global. 
A imagem do policial com o joelho sobre o pescoço da vítima, que, deitada na rua e imobilizada, dizia "não consigo respirar", foi o gatilho da onda de indignação que tomou o país após divulgação da imagem gravado por algum transeunte, nos meios de comunicação.
O manifesto virou num caldeirão que protesta não só contra o racismo, mas as agressões da policia americana, e a segregação do estado contra negros, gays, imigrantes, judeus e católicos, que sofrem humilhações da supremacia americana branca por anos. 
E quando se fala em supremacia branca, devemos pensar em uma forma de racismo centrada na crença (e na promoção desta crença) de que os brancos são superiores a pessoas de outras origens raciais e que, portanto, os brancos devem governar politicamente, economicamente e socialmente, os não-brancos são considerados uma sub-raça sem nenhuma garantia de direitos.
Manifestações semelhantes ocorreram  em 2014 no Estado do Missouri, onde o jovem negro Michael Brown, de 18 anos, havia sido morto por um policial branco. O presidente do país era Barack Obama e em 1968, após o assassinato do líder de direitos civis Martin Luther King Jr.
No Brasil, em Maio de 2020, João Pedro Matos Pinto, um menino negro, de 14 anos, foi baleado e morto dentro da casa de seu tio, em São Gonçalo-RJ, pela policia federal em ação com a policia civil, é a prova de que o alvo da policia, são na grande maioria jovens/adolescentes e crianças negras/inocentes, que sofrem violência por sua condição e cor de pele.

O INIMIGO INVISÍVEL



É Inacreditável  constatar que muitas pessoas, nestes últimos meses, não acreditam que estamos vivendo dias de caos, atingidos por uma epidemia onde milhares de pessoas perdem suas vidas por falta de recursos no sistema de saúde, em franco colapso. Faltam, hospitais, respiradores, medicações eficientes para combater o covid-19, protagonista desta guerra que faz vitimas fatais no mundo inteiro.
São noticiados diariamente, dezenas e centenas de pessoas morrendo e outras sendo contaminadas a todo momento, num assustador painel de números com baixas, que não param de crescer. Já passamos das mil mortes por dia, é como se oito aviões caíssem a cada 24 horas no Brasil e mesmo assim, com esta triste realidade e a orientação de confinamento em suas casas, como medidas protetivas, as pessoas ignoram, saem para as ruas desprotegidas, sem mascaras, com o intuito de se divertirem em praias, passearem nos shoppings, levarem seus cãezinhos para tomar sol nas praças publicas, alimentando visivelmente aquele sentimento de negação ao que está acontecendo. Passamos a usar novas palavras, no nosso dia a dia, que até então desconhecíamos do nosso dicionario: Covid-19, Lockdown, hidroxicloroquina.


Na contramão desta luta contra a pandemia, que já dura três meses, vivemos dias de instabilidade politica, com discussões absurdas, desmandos e quedas de braço, onde o presidente da Republica desrespeita as medidas de prevenção estabelecidas pelas comunidades cientificas mundiais e trata a pandemia como se fosse uma gripe comum. Politicamente articula medidas e decisões antidemocráticas para mobilizar o país e assim conduzi-lo de acordo com os seus próprios interesses duvidosos.
Estamos vivendo um período critico, que nos faz questionar o modo como vivemos e as regras politicas sociais e econômicas que nos são impostas. A cada dia evidencia-se a necessidade de um nova plataforma de viver e de nos relacionarmos com o mundo a nossa volta, respeitando o meio ambiente e a cada individuo, sem discrimina-lo pela cor, crença, gênero, status quo. 
Que tenhamos força para vencer o inimigo invisível e que ele sirva de lição para que nos tornemos seres humanos melhores!


MOVIMENTO


Devo ter algum parentesco com aqueles crustáceos que vivem no mangue fétido e lamacento do Sergipe, escondido entre as raízes submersas, na lama negra e gorda que sustenta outros seres invisíveis. Tenho esta camada externa dura, que parece uma armadura, mas por dentro, sou molinho, molinho, qualquer coisa me arrebata, qualquer coisa me arrebenta!.. Por fim, não sou nada, apenas movimento de fragmento na lama!

MULHERES NEGRAS QUE FIZERAM HISTÓRIA - CAROLINA DE JESUS.

"A COR DA FOME É AMARELA." Disse certa vez, Carolina Maria de Jesus, uma mulher de origem pobre, negra, favelada, que com suas lutas e sensibilidade, foi capaz de criar seus filhos e ainda perpetuar seu nome, na historia literária do país.
Seu cotidiano de dificuldades na favela, a fez escrever um diário, que virou um livro "QUARTO DE DESPEJO: DIÁRIO DE UMA FAVELADA", que ganhou o mundo, com um milhão de exemplares e foi traduzida em quatorze línguas, tornando-se um dos livros brasileiros mais conhecidos no exterior.
Uma pergunta que eu me faço, é:
Como um livro desta grandeza e que rodou o mundo, se tornou desconhecido pela maioria dos brasileiros?



Carolina Maria de Jesus nasceu em 14 de março de 1914, na cidade de Sacramento, em Minas Gerais, numa comunidade rural, de pais negros analfabetos. Era filha ilegítima de um homem casado e foi maltratada durante toda sua infância. Aos sete anos, sua mãe a obrigou a frequentar a escola, depois que a esposa de um rico fazendeiro decidiu pagar seus estudos, mas ela interrompeu o curso no segundo ano, tendo já conseguido aprender a ler e a escrever e desenvolvido o gosto pela leitura.
Em 1937, sua mãe morreu e ela se viu impelida a migrar para a metrópole de São Paulo. Carolina construiu sua própria casa, usando madeira, lata, papelão e qualquer material que pudesse encontrar. Saía todas as noites para coletar papel, a fim de conseguir dinheiro para sustentar a família.
Em 1947, aos 33 anos, desempregada e grávida, Carolina instalou-se na extinta favela do Canindé, na zona norte de São Paulo, num momento em que surgiam na cidade as primeiras favelas. Ao chegar à cidade, conseguiu emprego na casa do notório cardiologista Euryclides de Jesus Zerbini, médico precursor da cirurgia de coração no Brasil, o que permitia a Carolina ler os livros de sua biblioteca nos dias de folga. 
Em 1948, deu à luz seu primeiro filho, João José. Teve ainda mais dois filhos: José Carlos e Vera Eunice, nascidos em 1949 e 1953 respectivamente.
Ao mesmo tempo em que trabalhava como catadora, registrava o cotidiano da comunidade onde morava, nos cadernos que encontrava no material que recolhia, que somavam mais de vinte. Um destes cadernos, um diário que havia começado em 1955, deu origem ao seu livro mais famoso, Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, publicado em 1960.
O livro veio a publico, quando o jornalista Audalio Dantas, visitando a favela, conhece Carolina e fica encantado com seu diário, promovendo e auxiliando na publicação da obra.
Quarto de Desejo foi um sucesso de vendas no Brasil e no exterior, levantando até suspeitas acerca de sua composição, ou seja que o próprio jornalista teria forjado a obra para alcançar sucesso comercial
Publicado em 1960, a tiragem inicial de Quarto de Despejo foi de dez mil exemplares e esgotou-se em uma semana. Desde sua publicação, a obra vendeu mais de um milhão de exemplares e foi traduzida em quatorze línguas, tornando-se um dos livros brasileiros mais conhecidos no exterior. Depois da publicação, Carolina teve de lidar com a raiva e inveja de seus vizinhos, que a acusaram de ter colocado suas vidas no livro sem autorização.
Em março de 1961, uma reportagem afirmou que a publicação de Quarto de Despejo havia rendido a Carolina seis milhões de cruzeiros em direitos autorais, contudo a quantia exata variava, de acordo com a reportagem.
Depois da publicação de Quarto de Despejo, Carolina mudou-se para Santana, bairro de classe média, na zona norte de São Paulo. 
Em 1963, publicou, por conta própria, o romance Pedaços de Fome e o livro Provérbios. Posteriormente, em 1969, Carolina acumulou dinheiro suficiente para se mudar de Santana para Parelheiros, uma região árida da Zona Sul de São Paulo, no pé de uma colina. Próxima de casas ricas, local de algumas das mais pobres habitações do subúrbio da cidade, com impostos e preços menores, era lá que Carolina esperava encontrar solitude. 

MULHERES NEGRAS QUE FIZERAM HISTÓRIA - LAUDELINA

Um documentário sobre a história de vida da líder sindical Laudelina de Campos Melo, foi lançado em 2015. Parceria entre o Museu da Cidade e o Museu da Imagem e do Som (MIS), ambos de Campinas, o filme Laudelina: Lutas e Conquistas combina interpretação da atriz Olívia Araújo (Tempo de Amar), que dá vida à Laudelina, e trechos de uma entrevista com a ativista feita em 1989. Assista no player abaixo:




A Proposta de Emenda Constitucional 66/2012, a PEC das Domésticas, foi aprovada em 2013. Por meio dela, a categoria passou a ter uma série de direitos garantidos, incluindo carteira assinada, FGTS, seguro desemprego, férias remuneradas e adicional noturno. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), existem hoje no Brasil cerca de 7,2 milhões de trabalhadores domésticos. Desse total, 93% são mulheres. E dessas mulheres, 62% são negras.

A aprovação da emenda foi motivo de comemoração para milhares de trabalhadoras, que passaram a ter condições mais dignas de trabalho. Do outro lado, os empregadores se sentiram ameaçados com que chamaram de "encarecimento do serviço".
Para além desse embate, importa ressaltar a conquista de direitos de todas as domésticas passa fundamentalmente pela história de uma mulher negra.

Criadora do sindicato das domésticas de Campinas, em 1936, o primeiro do Brasil, fechada durante o Estado Novo, e voltando a funcionar em 1946. Laudelina teve uma trajetória que combinou, de forma singular, a resistência pela valorização do emprego doméstico, o feminismo e ativismo pela igualdade racial.
Nasceu em Poços de Caldas, Minas Gerais, em 1904. Sua mãe era empregada doméstica e doceira na cidade. Ela perdeu o pai, que era lenhador, aos 12 anos em um acidente de trabalho e teve que abandonar a escola ainda no primário para cuidar dos cinco irmãos menores e ajudar a mãe nas lidas domesticas e nos preparos dos doces.
Antes de completar 18 anos, Laudelina teve sua primeira experiência como empregada doméstica, nesse momento nasceu a indignação com o cotidiano marcado pelo racismo dos patrões, além da exploração e más condições do trabalho doméstico.
Aos 20 anos, Laudelina se mudou para São Paulo, e casou-se, com Geremias Henrique Campos Mello. Em 1924 mudou-se para a cidade de Santos, onde teve seu primeiro filho. Junto do marido, Laudelina participou da agremiação Saudade de Campinas, grupo que valorizava a cultura negra em Santos.
O casal se separou em 1938, com dois filhos como resultado da união. Laudelina passou a atuar de forma mais intensa em movimentos populares, de cunho político e reivindicatório, especialmente depois de se filiar ao Partido Comunista Brasileiro, em 1936. 


Neste mesmo ano, Laudelina fundou a primeira Associação de Trabalhadores Domésticos do país, fechada durante o Estado Novo, e voltando a funcionar em 1946. Laudelina também trabalhou para a fundação da Frente Negra Brasileira, militando na maior associação da história do movimento negro, que chegou a ter 30 mil filiados ao longo da década de 1930.
Em 1948, a família para a qual Laudelina trabalhava a convidou para ser gerente do hotel fazenda que possuíam em Mogi das Cruzes, onde permaneceu por três anos. Com a morte da matriarca da família, Laudelina foi para Campinas, cidade que dava preferência às empregadas brancas, o que levou Laudelina a protestar junto do Correio Popular por veicular anúncios preconceituosos. Integrou-se ao Movimento Negro de Campinas, participando de eventos que visavam levantar a autoestima da comunidade negra, com teatros e palestras, inclusive promovendo, em 1957, um baile de debutantes (Baile Pérola Negra) para jovens negras, no Teatro Municipal de Campinas.


A Associação Profissional Beneficente das Empregadas Domésticas esteve em diversas frentes e lutas, em especial contra o preconceito racial. Mil e duzentas empregadas domésticas estiveram no ato da inauguração da associação, em 18 de maio de 1961. No ano seguinte, foi convidada para participar da organização de diversos sindicatos da categoria em outros estados, participando também de movimentos negros e feministas.
Em 1988, a associação se tornou Sindicato das Empregadas Domésticas e continuou a lutar em favor do direito das empregadas domésticas, combatendo a discriminação da sociedade em relação às empregadas domésticas, exigindo melhor remuneração e igualdade de direitos sociais.
Laudelina Campos de Melo morreu dia 22 de maio de 1991, em Campinas. Dois anos antes foi criada a ONG Casa Laudelina de Campos Mello, que busca honrar o legado da líder sindical. A entidade promove ações focadas no empoderamento, na autonomia econômica, na produção e troca de conhecimentos e também formação e qualificação profissional de mulheres negras.

**As informações apresentadas neste post 
foram pesquisadas retiradas dos sites:

MULHERES NEGRAS QUE FIZERAM HISTÓRIA - TIA CIATA

TIA CIATA
  
Hilária Batista de Almeida, mais conhecida como Tia Ciata tornou-se um símbolo da resistência negra no Brasil pós-abolição e uma das principais incentivadoras do samba depois de abrir as portas de sua casa para reuniões de sambistas pioneiros quando a prática ainda era proibida por lei.
Nascida em 1854 em Santo Amaro da Purificação na Bahia, aos 22 anos levou o samba de Roda para o Rio de Janeiro. Foi a mais famosa das tias baianas (na maioria mães de santo que deixaram Salvador por causa das perseguições policiais) chamada de Diáspora Baiana do início do século. 
Eram negras baianas que foram para o Rio de Janeiro especialmente na última década do século XIX e na primeira do século XX para morar na Praça Onze, na região da Cidade Nova onde vendia seus quitutes num tabuleiro, vestida com os trajes típicos de baiana.

CASA DE TIA CIATA EM RJ

Atualmente a Casa da Tia Ciata é a sede da Organização dos Remanescentes da Tia Ciata (ORTC) e espaço cultural para manter viva a memória da Matriarca do samba. Uma exposição permanente sobre a veterana do samba é a principal atração do espaço.
Tia Ciata entrou para a história como tantas outras mulheres negras, que lutaram para manter sua raiz, cultura com dignidade num pais racista e sem lugar para mulheres (principalmente negras).
Em sua casa na Praça Onze, onde os sambistas se reuniam, foi criado o primeiro samba gravado em disco - "Pelo Telefone"- , uma composição de Donga e Mauro de Almeida, na voz do cantor Baiano, também nascido em Santo Amaro da Purificação.

Tia Ciata tornou-se uma espécie de primeira dama das comunidades negras. Era procurada para dar conselhos devido sua inteligência, sabedoria e generosidade. 
Todos os dias servia gratuitamente, em sua casa, almoço para trabalhadores e pessoas carentes.
Morreu em 1924, respeitada na cidade, coisa de cidadão, muito longe da realidade comum dos negros de sua época.

PANDEMIA E REFLEXÃO


Estou neste momento isolado em minha casa, como a grande maioria da população mundial,  na espera por um milagre, confinado em razão desta pandemia que já matou milhares de pessoas e dizem que vai matar ainda mais. Daqui do prédio, onde moro, assisto ruas e praça completamente desertas e um silencio que só é quebrado por alguns poucos veículos e cães de rua que se adonaram das lixeiras nas calçadas.
Parece piada, mas nós seres humanos, trocamos de posição com os cães, estamos confinados em nossas casas e eles soltos, numa evidente luta pela sobrevivência.
Às vezes me pergunto entre um noticiário e outro da TV, se o que estamos enfrentando é verdadeiro, se essa guerra está realmente acontecendo. As informações sobre o perigo iminente da pandemia me chegou tão rápido, que o meu cérebro não conseguiu processar nas primeiros horas, em que fui informado no trabalho, que deveria ir para casa e me proteger. 
O que falta ainda acontecer?.. Diziam algumas colegas de repartição. Na rua, algumas pessoas já de mascaras seguiam seu destino assustadas e com pressa, como se um toque de recolher fosse soado em tempos de guerra.
Faço parte do grupo de pessoas que vivenciaram muitas mudanças no mundo, como guerras, revoluções politicas e sociais, golpes de estado, atentados terroristas, acidentes naturais e agora fazendo parte do grupo de risco de uma doença pandêmica, cujo o inimigo é invisível aos olhos, e o principal alvo são os velhos como eu e sem nenhuma arma eficiente para combate-lo. Algumas outras pessoas ainda caminhavam pelas ruas, com roupas de esportes e sem máscara, talvez incrédulos ou desavisados do que estava acontecendo.
O caos foi  se estabelecendo a cada dia, com o colapso gradativo dos serviços de saúde publica, superlotação de UTIs, sem equipamentos apropriados e a morte crescente de centenas de pessoas sendo notificado na TV e algumas enterradas em valas comuns.
Os dias vão passando e a gente vai ficando cada vez mais pensativo, ansioso, angustiado, temeroso e também esperançoso, aguardando por uma saída, torcendo para não fazer parte das estatísticas de baixas.
Eu fico me perguntando tantas coisas e pensando em tantas outras enquanto driblo minhas angustias: Será que essa exclusão social forçada, para diminuir o contagio da doença, está servindo para  as pessoas refletirem sobre suas vidas e fragilidades ou não estão nem aí?
Estará esta pandemia, abrindo portas, para novas possibilidades de conscientização e preservação ambiental?
Será que o ser humano se tornará melhor em suas qualidades humanas, depois que tudo passar? O que nos resta é esperar!..
Ontem a lua estava gigante e laranja, no céu, quando me debrucei na janela do meu quarto. Magnificamente enorme e iluminada, como o Empire State Building, visto da janela de um hotel em New York. Aquela visão da Lua, me causou medo, medo que ela despencasse sobre a cidade, sobre mim e que tudo acabasse tragicamente como prevê alguns seguidores religiosos. 
Vai saber!..

APERFEIÇOANDO O IMPERFEITO.

Mas quem é este Afonsinho?.. Perguntou-me o violonista que me acompanhava no ensaio da musica "Meio de Campo" lançada em 1973, por Gilberto Gil.
Também curioso, já que eu não tinha conhecimento desta história, fui a campo de pesquisa, em busca de uma resposta.


Afonsinho Jogava como meia-armador. Foi revelado pelo XV de Jaú em 1962. Em 1965, foi transferido para o Botafogo, clube pelo qual foi campeão várias vezes. Tudo começou quando Afonso Celso Garcia Reis, o Afonsinho, jogador do Botafogo, dando um tempo as suas visitas a o barbeiro, resolveu cultivar uma curiosa e longa barba e cabelos, que lembravam a de (um hippie? Um revolucionário? Um..?), descumprindo as normas estéticas, exigidas pelo então treinador do Botafogo, Mário Jorge Lobo Zagallo, aquele da conhecida frase, "Vocês vão ter que me engolir". Zagalo proibiu a entrada de Afonsinho no clube. A diretoria alvinegra também apoiando seu técnico, decidira impedi-lo de treinar, enquanto o jogador "rebelde", não reparasse a barba e os cabelos compridos, conforme exigência do técnico.
Ofendido, sem poder jogar  e sentindo-se discriminado  pela decisão, Afonsinho resolveu, então, deixar o clube pedindo a liberação de seu "passe", mas os Bambambãs do Botafogo negaram-no, e o jogador recorreu ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva, que depois de muitas quedas de braços, foi favorável ao jogador, dando-lhe o direito ao passe livre e manter sua barba e cabelos compridos.
Era o início de uma nova fase no futebol brasileiro. Afonsinho tornou-se o primeiro atleta do Brasil a ganhar o direito ao passe livre na justiça, em março de 1971. Esse direito só seria instituído exatamente 27 anos depois, pela Lei n° 9615, de março de 1998.
Por esta façanha de Afonsinho em defesa e luta por seus direitos, Gilberto Gil então compôs este samba🎵 em homenagem a Afonsinho, por sua atitude libertaria, num período em que os desmandos (utilização excessiva do poder) transgredia os direitos que cabe a qualquer cidadão, num país democrático.🙏

Meio de Campo:
Gilberto Gil

Prezado amigo Afonsinho
Eu continuo aqui mesmo
Aperfeiçoando o imperfeito
Dando um tempo, dando um jeito
Desprezando a perfeição
Que a perfeição é uma meta
Defendida pelo goleiro 
Que joga na seleção 
E eu não sou Pelé nem nada 
Se muito for, eu sou Tostão 
Fazer um gol nessa partida não é fácil, meu irmão 





RECEITA

Hoje será o dia de eu chegar em casa e tomar varias pequenas doses de licor de laranja com açúcar mascavo infundidos no Gin.
Os licores me são derradeiros, 
como os poemas dramáticos de Pessoa, 
como os olhos rasgados e agressivos de Clarice, 
como certas musicas do Djavan que ouço e vão além do meu entendimento, 
mas também doces, delicados, que me puxam  pra camadas mais profundas  de mim mesmo,
onde a água salgada presa em mim, 
me ardem as narinas e a garganta.
Por vezes tenho algumas visões, 
lembranças com cheiros e sabores tão reais e  mentirosos 
quanto o carinho dos felinos que tem sede de agua e fome de carne.

QUILOMBO PEIXOTO DOS BOTINHAS


Meu destino dia 28/12/2019 à noite, um Sábado de muito calor, foi visitar a convite de uma amiga, o Quilombo Peixoto de Botinhas, localizado no Capão da Porteira, parada 135 da RS 040,  na zona rural de Viamão.
Como recusar um convite desses?.. principalmente eu que tenho a maior consideração e respeito pelas tradições e cultura de um povo que tenho descendência.

Criado na época dos navios negreiros, acredita-se que o Peixoto de Botinhas tenha sido o primeiro quilombo de Viamão, embora sem nenhum registro e tendo caído no esquecimento, como a maioria da historia e cultura da população negra, que foi reprimida e apagada  pelos colonizadores brancos europeus.


O que sobrou do passado, foram resquícios de uma memoria fragmentada, pelo trabalho excessivo e árduo, sofrimento da dor física e emocional e a necessidade e imposição de uma sobrevivência invisível, numa mundo escravocrata e desumano. Portanto, a historia do quilombo, ficou sendo a que foi contado pelos mais velhos, através das lembranças muitas vezes falha, que conseguiram guardar de sua trajetória.


HISTÓRIA DE COMO SURGIU O QUILOMBO:
Conforme conta Antônio Gomes, morador do quilombo, um navio chegou a um porto, provavelmente o porto de Rio Grande e transferiu os escravos presos no porão da embarcação, para uma embarcação menor, que veio pela Lagoa dos Patos. No desembarque, houve uma rebelião muito violenta, em que muitos morreram. Quem viveu, não foi cativo por nenhum dia, já que o quilombo foi fundado no alto de uma montanha, de onde tinham uma ampla visão dos arredores. Uma estratégia que foi fundamental para garantir a liberdade da nova comunidade.



MOTIVO DO NOME PEIXOTO DE BOTINHAS:
Em 2004, quando foi fundada a associação dos quilombolas, neste local, foi preciso escolher um nome para o quilombo. O grupo buscou fazer uma homenagem a importantes personagens da história local como dona Pelônia e Fortunata. 
Vamos à história: 
Dona Pelônia, teve um filho com um estancieiro de sobrenome Peixoto, iniciando assim uma nova família.
Já Dona Fortunata, teve um grupo de netos, fruto de seu casamento com Vitorino. Os rapazes criaram um grupo musical chamado de Botinhas. 
Os Botinhas eram quilombolas que ficaram famosos na região por tocar em bailes, terno de reis e festas típicas africanas. Eram conhecidos em todo lugar, naquela época, e chamados de Botinhas, já que usavam botas, o que não era comum entre os negros. Mas e qual será que era o nome original do lugar? Como Fortunata e Pelônia se referiam ao quilombo? Não há registros, por isso, só nos resta imaginar.


Os quilombolas também tentam preservar suas origens. Oriundo das lombas, desceram para ficar mais próximo das estradas. (Questão de Sobrevivência, pois hoje, a maioria trabalham nos centros urbanos)
Os ternos de reis – uma homenagem a Nossa Senhora Aparecida, em que um grupo chega de surpresa na casa das pessoas, tocando gaita – quase não existem mais. No entanto, quando acontecem as festas no quilombo ainda se mantém a comida típica, como o quibebe e o charque. Nesses dias, os velhos “causos” voltam a ser contatos em rodas de quilombolas.
Durante a Semana da Consciência Negra de Viamão, a Emater/RS-Ascar realiza oficinas em parceria com o Quilombo Peixoto dos Botinhas, onde criam oficinas praticas de confecção de artesanato e bonecas abayomi e de cultura gastronômica africana, na sede da Secretaria Municipal de Educação.


A LENDA DAS BONECAS ABAYOMI
Quando os negros vieram da África para o Brasil como escravos, atravessaram o Oceano Atlântico numa viagem muito difícil a bordo de porões de navios de pequeno porte em condições desumanas. As crianças que os acompanhavam, choravam assustadas, porque viam a dor e o desespero dos adultos. As mães negras, então, para acalentar suas crianças, rasgavam tiras de pano de suas saias e faziam bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção para as crianças brincarem. 
As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa ENCONTRO PRECIOSO, em iorubá, uma das maiores etnias do continente africano, cuja população habita parte de Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim.
Quando você dá uma boneca Abayomi para alguém, esse gesto significa que você está oferecendo o que tem de melhor para essa pessoa.

HISTORIA DO QUILOMBO PEIXOTO DE BOTINHAS
O Quilombo Cantão das Lombas, próximo ao Quilombo Peixoto de Botinhas, foi fundado após a abolição e era composto por homens livres. O fazendeiro Anápio Gomes da Silva após a abolição, não tinha o que fazer com os seus ex-escravos, por isso, resolveu dar um “cantão” no final de sua fazenda para eles e registrou a todos com o seu sobrenome. O local foi separado do resto das terras por um valo, onde foi plantado maricá. Por muito tempo, o quilombo se chamou Cantão dos Valos, em função desse fato.

TERNO DE REIS:
A tradição dos Ternos de Reis, que celebra o Dia dos Reis Magos a cada 6 de janeiro, ainda persiste em algumas localidades do Rio Grande do Sul, especialmente na região litorânea. Não há registros de quando esses grupos musicais, que anunciam o nascimento de Cristo passando de casa em casa, começaram a proliferar no Estado. Sabe-se, no entanto, que essa é uma tradição de origem portuguesa e que aqui chegou com os açorianos que desembarcaram no século 18. A depender do local, a celebração recebe outros nomes, como Folia de Reis, Reisado ou Festa dos Santos Reis.
O que senti falta, foi da manifestação da cultura africana propriamente dita, com seus tambores,  batuques e rodas de mulheres, que é uma das características reconhecida desta cultura.

Até o próximo passeio!

Postagem em destaque

TÔ PENSANDO QUE:

Quando as nossas emoções, alegrias e tristezas passam do tempo, nossos sentimentos humanos ficam acomodados numa cesta do tempo recebendo so...