MULHERES NEGRAS QUE FIZERAM HISTÓRIA - TIA CIATA

TIA CIATA
  
Hilária Batista de Almeida, mais conhecida como Tia Ciata tornou-se um símbolo da resistência negra no Brasil pós-abolição e uma das principais incentivadoras do samba depois de abrir as portas de sua casa para reuniões de sambistas pioneiros quando a prática ainda era proibida por lei.
Nascida em 1854 em Santo Amaro da Purificação na Bahia, aos 22 anos levou o samba de Roda para o Rio de Janeiro. Foi a mais famosa das tias baianas (na maioria mães de santo que deixaram Salvador por causa das perseguições policiais) chamada de Diáspora Baiana do início do século. 
Eram negras baianas que foram para o Rio de Janeiro especialmente na última década do século XIX e na primeira do século XX para morar na Praça Onze, na região da Cidade Nova onde vendia seus quitutes num tabuleiro, vestida com os trajes típicos de baiana.

CASA DE TIA CIATA EM RJ

Atualmente a Casa da Tia Ciata é a sede da Organização dos Remanescentes da Tia Ciata (ORTC) e espaço cultural para manter viva a memória da Matriarca do samba. Uma exposição permanente sobre a veterana do samba é a principal atração do espaço.
Tia Ciata entrou para a história como tantas outras mulheres negras, que lutaram para manter sua raiz, cultura com dignidade num pais racista e sem lugar para mulheres (principalmente negras).
Em sua casa na Praça Onze, onde os sambistas se reuniam, foi criado o primeiro samba gravado em disco - "Pelo Telefone"- , uma composição de Donga e Mauro de Almeida, na voz do cantor Baiano, também nascido em Santo Amaro da Purificação.

Tia Ciata tornou-se uma espécie de primeira dama das comunidades negras. Era procurada para dar conselhos devido sua inteligência, sabedoria e generosidade. 
Todos os dias servia gratuitamente, em sua casa, almoço para trabalhadores e pessoas carentes.
Morreu em 1924, respeitada na cidade, coisa de cidadão, muito longe da realidade comum dos negros de sua época.

Comentários

Postagens mais visitadas