QUANDO JOÃO GILBERTO MOROU EM PORTO ALEGRE



Vocês sabiam que João Gilberto morou em Porto Alegre? Bom eu também não sabia e só soube disto lendo um trabalho de mestrado, cujo o tema tratava-se da influencia da Bossa Nova no Rio Grande do Sul.
Apesar de ter sido por pouco tempo, ele morou sim, aqui na capital gaúcha, antes de se tornar o grande Ícone que por décadas revolucionou a musica popular brasileira.
Foi em 1955 que João Gilberto ainda um jovem de vinte e três anos e poucos meses, desembarcou por aqui na capital, depois de tentar a vida artística no Rio de Janeiro sem muito retorno. 
Foi através do porto-alegrense Luiz Telles (1915-1984), radicado no Rio de Janeiro e líder do quarteto vocal Quitandinha Serenaders, que preocupado com o declínio emocional e financeiro de João, o convenceu, a passar uns tempos com ele na capital gaúcha.


Em Porto Alegre, hospedado no Hotel Magestic, hoje Casa de Cultura Mario Quintana, João foi apresentado como “cantor de rádio do Rio de Janeiro” cantou e tocou em emissoras gaúchas, e em restaurantes como o (Treviso, Farolito), boate Cote D’Azur e clubes sociais (Comércio, Leopoldina Juvenil).
Luiz Telles também apresentara João a o advogado gaúcho Alberto Fernandes, no Rio de Janeiro, que a o reencontrar João em Porto Alegre, o levou a casa de sua mãe, Dona Boneca Regina no bairro Cidade Baixa. Dona Boneca Regina, era casada com um crítico de arte e fazia de sua casa um entra e sai de gente ligada à cultura, o que não foi difícil receber João e rapidamente transforma-lo num membro da família.
Apesar de discrepâncias, João morou por aqui, em Porto Alegre, cerca de oito meses, ate seguir viagem para Diamantina, Salvador e Rio de Janeiro em 1957.



Comentários

Postagens mais visitadas