A rua mais bonita do mundo.


Foi neste domingo de manhã ensolarada, que decidi caminhar pela rua Gonçalo de Carvalho, que ganhou fama de ser a rua mais bonita do mundo, depois que suas imagens correram o mundo pela internet junto com manifestos de insatisfação dos moradores e grupos ambientalistas que perceberam sua possível descaracterização com a construção de um Shopping Center em 2005, se nada fosse feito.
A mobilização que rodou  mundo a fora- através da divulgação de suas imagens, chegou em 2008 a o conhecimento de um biólogo português, que viu as fotos e escreveu em seu blog que se tratava da rua mais bonita do mundo. O apelido, (que não se trata de um título pois não passou por qualquer concursos com outras ruas), pegou fama fazendo com que a rua recebesse o título de patrimônio ambiental pela prefeitura de Porto Alegre e incluída na roteiro turístico da cidade.
São mais de cem arvores da especie tipuana plantadas nos quase 500 metros de calçada, formando um enorme túnel, ou tapete verde, se visto do alto de alguns edifícios.
As arvores foram plantadas na década de 1930 por funcionários de origem alemã, que trabalhavam em uma cervejaria no bairro e hoje é motivo de orgulho dos porto alegrenses.

Graças a toda empenho e divulgação que foi dada, o calçamento de paralelepípedos foi mantido, evitando a impermeabilização do solo e preservando as tipuanas, da qual nenhuma  foi derrubada.

Comentários

Postagens mais visitadas