UMA VISITA AO ALTO DA BRONZE.

Mesmo que você nunca tenha passado por lá, já deve ter ouvido falar no ALTO DA BRONZE e se por acaso possui alguma curiosidade como eu, se perguntado por que deste nome. O que o lugar tem haver com bronze? O Alto da Bronze é uma praça que hoje carrega outro nome: Praça General Osório, localizada entre as ruas Duque de Caxias, Fernando Machado e General Portinho, em Porto Alegre.


O Alto da Bronze começou a surgir por volta do ano de 1.800 quando esta região da capital ainda era pouco habitada e colonos açorianos começaram a construir suas casas de pau à pique na Rua Formosa, atual (Duque de Caxias) e na Rua do Arvoredo (Fernando Machado), deixando um pequeno espaço numa área mais íngreme sem construções entre as duas ruas.


Este espaço livre, inicialmente começou a ser utilizado como deposito de lixo pelos poucos moradores que ali se instalaram, mas com o decorrer do tempo, passou a ser aproveitado como praça do qual lhe deram o nome de "Alto do Manoel Caetano", em referencia a um próspero morador local, mas que não durou muito tempo, devido ao interesse dos açorianos, apegados as tradições religiosas, de construir uma igreja em devoção a Senhor dos Passos, de quem eram devotos e então batizariam de "Alto do Senhor dos Passos". A igreja nunca foi construída, embora o nome tenha permanecido por algum tempo.


Tempos mais tarde, a Irmandade Nossa Senhora da Conceição, resolveu construir também ali, uma igreja em homenagem a santa e o Alto do Senhor dos Passos, passaria a se chamar de "Praça da Conceição". Mas esta igreja, assim como a primeira, nunca foi construída. 
Outro nome que se tem noticia, é que a praça teve mais tarde outro nome, "Ladeira de São Jorge", que também não pegou e o que finalmente acabou emplacando foi "Bronze", o apelido dado a Felizarda, uma linda, atraente e poderosa mulher de pele bronzeada, que se dedicava a cartomancia, benzeduras e mandingas para espantar o mau olhado.

Natural de São Borja, Felizarda, (a Bronze), como passou a ser chamada, se estabeleceu em Porto Alegre na metade do século XIX, quando a praça ainda tinha o nome de Ladeira de São Jorge e em pouco tempo, conquistou a confiança dos moradores mais humildes e prostitutas locais que a procuravam-na para solução de problemas espirituais de toda a ordem. 
Sua fama foi crescendo de tal maneira que passou a ser respeitada e procurada também pelos afortunados e influentes da cidade, por sua simpatia, dedicação e discrição, imprimindo seu nome a um dos lugares onde também começou a história da cidade. 
O Alto da Bronze, possivelmente nada mais lembra do que foi no passado, é hoje uma pequena praça, sem graça, com pouca vegetação e um prédio da Prefeitura que serve de Pré-escola para crianças do bairro. Não possui nenhuma placa fazendo qualquer referencia da importância que foi para a cidade na metade século passado. Uma pena!..
Até o próximo passeio


Comentários

Postagens mais visitadas