SERRA DO CORVO BRANCO


A GARGANTA

Se você curte uma boa aventura e gosta de fazer novas descobertas, certamente vai amar conhecer a Serra do Corvo Branco, localizada em Santa Catarina. 
Essa região guarda uma das paisagens mais bonitas do país e é cheia de atrações naturais. Conheça abaixo o que você precisa saber para desbravar esse paraíso natural!

SERRA DO CORVO BRANCO

LOCALIZAÇÃO: A Serra se localiza na divisa entre as cidades de Urubici e Grão-Pará, em Sta. Catarina, num trecho de belezas estonteantes, situada entre fendas e montanhas íngremes, a 1.470 metros de altitude.

ORIGEM DO NOME:
A serra recebeu este nome devido a uma ave, o Urubu-rei, que tem penas brancas e fazem ninhos no local, sendo que antigamente os moradores chamavam erroneamente de corvo, dando assim o nome da Serra: Corvo Branco. O animal possui uma envergadura que varia de 170 a 198 cm e peso que oscila de 3 a 5 kg. Ele tem poucos predadores naturais, mas, devido à baixa reprodutividade da espécie e à degradação do seu habitat, é uma espécie cada vez mais rara de se observar.
Partindo de Urubici são 18 quilômetros de asfalto e 6 quilômetros de estrada de terra, porém é um esforço que compensa.
O caminho é repleto de curvas onde ficam localizados os mirantes, pontos para apreciar toda a beleza da vista e tirar fotos incríveis.

A GARGANTA

COMO FOI CONSTRUIDA:
É na serra do Corvo Branco que está localizada A GARGANTA, seu principal atrativo, onde a estrada atravessa dois imensos paredões, num trecho que é considerado o maior corte em rocha arenítica do Brasil, 90 metros de profundidade. 
O corte do paredão foi realizado pelos construtores da estrada! A parte de baixo da estrada na Serra do Corvo Branco foi concluída em 1959. O trecho de Urubici avançou nos anos 60. Em 1973 uma empreiteira abriu as fendas que deram origem à fenda.
Foi apenas com ferramentas manuais e a ajuda de vizinhos, à revelia do ceticismo de engenheiros e políticos, que Pedro Kuhnen idealizou e liderou a abertura da Serra do Corvo Branco, hoje uma importante ligação entre a região serrana e o litoral catarinense.
A estrada da Serra do Corvo Branco já foi considerada uma das mais perigosas do país, por isso é preciso ter muito cuidado ao descê-la, principalmente se o clima estiver chuvoso ou com neblina.


COMO FAZ PARA DESCER A SERRA:
Para descer a Serra do Corvo Branco primeiro você deve ir até Urubici ou Águas Brancas para entrar na SC-370. Após isso basta seguir pela SC-370 por aproximadamente 37 minutos, 30km, até chegar a Fenda da Rocha.
O trecho de 5 km a partir da fenda para baixo é o mais crítico e perigoso. Além de não ser pavimentado, a estrada é estreita e sinuosa, à beira de precipícios.
Procure descer devagar pois é comum se encontrar com carros no sentido contrário, nas curvas e se estiver embalado, é perigoso derrapar e não conseguir frear a tempo. São 284 curvas, muitas delas em cotovelo, subidas muito íngremes e distribuídas em mais de 11 km.

Comentários

Postagens mais visitadas