FRUTA ESTRANHA

Está cada vez mais comum nos nossos dias as discussões sobre racismo na TV, jornais e todo o suporte de difusão de informação, que se tem acesso. Mas a 100 anos, a dama do jaz, Billie Holiday chocou os EUA com sua interpretação da canção 'Strange Fruit'.

Billie Holiday com sua voz inigualavelmente triste e rouca e uma divisão espetacular, deixou os espectadores de maioria branca, em silencio no teatro em que se apresentava, até começar um primeiro depois o segundo aplauso. A musica era um soco no estomago da sociedade comandada por homens brancos da época. Nunca, ate então, uma composição musical fora tão direta numa ferida que nunca se fechou.


Dá pra imaginar as pessoas ouvindo esta musica e irem percebendo qual era a estranha fruta, pendurada no Álamo. Há um sentimento revelador quando a escutamos, e surge aquela imagem de olhos sofridos arregalados e boca distorcida, saltando na nossa direção impetuosamente.

Em 20 de abril de 1939, a cantora de jazz Billie Holiday (entrou num estúdio com uma banda de oito excelentes músicos para gravar Strange Fruit (Fruta Estranha).

Essa chocante música sobre os horrores dos linchamentos nos Estados Unidos, não foi apenas o maior sucesso de Billie Holiday, mas também se tornaria uma das mais influentes canções de protesto do século 20 – e que continua a nos dizer coisas sobre violência racial nos dias de hoje.
Em 1999, ela foi escolhida pela revista Time como a "canção do século".

FRUTA ESTRANHA:

1-Árvores do sul produzem uma fruta estranha
Sangue nas folhas e sangue nas raízes
Corpos negros balançando na brisa do sul
Fruta estranha pendurada nos álamos

2-Cena pastoril do valente sul
Os olhos inchados e a boca torcida
Essência de magnólias, doce e fresca
Então o repentino cheiro de carne queimando

3-Aqui está a fruta para os corvos arrancarem
Para a chuva recolher, para o vento sugar
Para o sol apodrecer, para as árvores derrubarem
Aqui está a estranha e amarga colheita

Comentários

Postagens mais visitadas