A POESIA DO FIO E OUTROS CACARECOS


Dei de cara neste Sábado, durante o City Tour no Centro Histórico de Porto Alegre, com um enorme cartaz na entrada do Santander Cultural, anunciando a exposição de Arthur Bispo do Rosário que acontecerá do dia 21 à 29 de Abril aqui em Porto Alegre. Imperdível!!! 
Bispo teve uma trajetória de vida bastante peculiar, nascido em Japaratuba no Sergipe, descendente de escravos africanos, foi marinheiro na juventude, vindo a tornar-se empregado de uma tradicional família carioca. Numa noite, acordou com alucinações, passando a peregrinar por ruas e igrejas anunciando ser um enviado de Deus e encarregado de julgar os vivos e os mortos. Taxado como louco e esquizofrênico, passou cinquenta anos de seus oitenta de vida, trancafiado em hospitais e abrigos psiquiátricos, onde começou a criar um universo lúdico de bordados, estampas, estandartes e outros trabalhos em miniatura deixando admiradores e especialistas em arte contemporânea e de vanguarda absolutamente surpresos com a sua habilidade e plasticidade, sem nunca ter tido qualquer tipo de formação artística. Bispo retirava da própria roupa e outros objetos pessoais, filetes de linha e de tecidos com o qual construía manualmente seus bordados. Curiosamente, em vida, Bispo recusava o rótulo de “artista”, dado o caráter divino que acreditava ser a sua tarefa aqui na terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode fazer seu comentário clicando sobre o título da postagem onde será direcionado para Conversa Fiada, com espaço para a publicação da sua opinião. Ela será acolhida com atenção e carinho e sempre que possível respondidas.

Postagem em destaque

TÔ PENSANDO QUE:

Quando as nossas emoções, alegrias e tristezas passam do tempo, nossos sentimentos humanos ficam acomodados numa cesta do tempo recebendo so...