Ações necessarias

Eu sempre achei a cidade um tanto escura e até cheguei a fazer um comentário à respeito aqui no blog, sobre a iluminação deficiente dos monumentos históricos aqui em Porto Alegre, que só receberam alguma iluminação diferenciada na semana de aniversario da cidade, em especial a prefeitura que ficou  maravilhosamente irreconhecível com a iluminação. 
Pois bem, soube esta semana, que novas parcerias irão desenvolver projetos junto com a Prefeitura para revitalizar o Centro Histórico de Porto Alegre. Foram definidas algumas ações para qualificar a infraestrutura dos espaços públicos, com metas definidas até abril de 2013 como: 
Iluminação especial, recuperação de fachadas e calçadas, adoção de praças, qualificação da coleta seletiva e estratégias para o Mercado Público estão entre os projetos a serem desenvolvidos conjuntamente pelos órgãos públicos e pelas entidades privadas. 
A parceria integra o projeto Viva o Centro, criado em 2005 pela prefeitura, e o Dez Ações da Federasul. Também participam da iniciativa CDL, Sindilojas, Sindpoa, Ufrgs, Fecomércio e Senac.
O território de atuação está focado inicialmente nas áreas no entorno das praças XV, da Alfândega e Otávio Rocha, na rua Sete de Setembro e na avenida Otávio Rocha. As ações somam-se a projetos já em andamento no município, como o Minha Calçada, Porto Alegre + Luz, qualificação da sinalização turística no Centro Histórico e as revitalizações da Praça da Alfândega e da Praça XV. 
Entre as diversas melhorias para os cidadãos e turistas, o coordenador do projeto Viva o Centro, Glênio Bohrer, destacou a criação de seis pontos para venda de bilhetes da Linha Turismo, para facilitar o acesso dos usuários ao passeio, que agora conta com parada no Centro Histórico.

Confeitaria Rocco.

Saiu no Diário Oficial do município esta semana, dia 24, a desapropriação da antiga Confeitaria Rocco, patrimônio cultural da cidade desde 1997 conferido pelo poder público. A prefeitura declarou que o imóvel é de utilidade publica da cidade, viabilizando assim sua desapropriação.


Segundo informações dos herdeiros, faz alguns anos que se reúnem com as diferentes administrações municipais, para negociarem a venda do prédio sem chegarem a um consenso. Mesmo com o desejo de se desfazerem do imóvel por causa dos custos de manutenção e restauros elevados, o valor oferecido pela Prefeitura de R$ 450 mil, esbarra em valores, que seria menos da metade do pretendido pelos herdeiros.


O prédio localizado na esquina das ruas Riachuelo e Dr. Flores, foi um dos mais importantes pontos da cidade, construído a mando do italiano Nicola Rocco e inaugurado, em 20 de setembro de 1912. Recebeu autoridades como os presidentes da República Getúlio Vargas e Eurico Gaspar Dutra, o presidente da província Borges de Medeiros e o escritor Mario de Andrade.




De arquitetura eclética, como a grande maioria dos prédios em Porto Alegre, a confeitaria mistura linhas barrocas e neoclássicas, com elementos simbólicos do positivismo em sua fachada e traços art nouveau em seu interior. A estrutura da edificação é mista, composta de alvenaria de tijolos de barro e vigamentos de ferro trabalhado.


Na fachada há três pares de esculturas, apoiando as sacadas sobre os ombros, denominadas atlantes: Um jovem, representando a América e a fartura e um idoso, representando a Europa e a abundância. A figura feminina central está emoldurada por uma lira tendo ao seu lado duas crianças, em alusão às artes, em especial à música.
Eu fiz no Sábado passado, dia 29, uma visita técnica para identificação dos prédio históricos da capital e soube da boa noticia, que faz parte dos interesses dos atuais administradores, revitalizar o centro histórico da cidade e em particular a confeitaria Rocco. Como eu havia dito nas postagens anteriores, a cidade de Porto Alegre é um sitio de riquezas históricas demonstrados na arquitetura de seus antigos prédios espalhados pelo centro da cidade, ainda pouco reconhecido e divulgado pelas autoridades competentes. Esta atitude demonstra mesmo que tardia, a preocupação de recuperar um passado cultural que por longos anos nos foi tirado, por puro desinteresse.

Dois loucos e uma missão

Meu colega vive exclamando: Gentileza gera gentileza, mas não sabe que quem a inventou ou  tornou-a tão popular em nosso meio. Idéias, pensamentos, frases, correm o mundo, o tempo, sem se apagarem!..


José Daltrino, mais conhecido como  José Agradecido ou Profeta Gentileza que peregrinava pelas ruas do Rio de Janeiro e Niterói levando palavras de paz, amor, sabedoria e gentileza entre as pessoas, possuía coisas em comum com Arthur Bispo do Rosário. As duas histórias me parecem um tanto lineares sob meu ponto de vista em alguns detalhes de suas historias. Os dois eram taxados de loucos e acreditavam possuir uma missão divina aqui na terra após terem ouvido vozes pela qual afirmavam terem sido os escolhidos para uma missão dada por Deus.


Os dois coincidentemente acordaram numa das noites que antecedia as comemorações de Natal alegando que essas vozes lhes dariam a missão de  mudar a trajetória do mundo e das pessoas. Bispo do Rosário as ouviu no dia 22 de Dezembro de 1938, enquanto que o Profeta Gentileza, no dia 23 de Dezembro de 1963.
Bispo foi condenado a viver trancafiado durante anos em sanatório de doentes mentais, enquanto produzia um acervo de objetos que ao meu ver, serviriam de registros quando chegasse o juízo final. Gentileza perambulava pelas ruas, aparentemente sem um rumo certo, mas alertando as pessoas para uma mudança de idéias e comportamento capaz de gerar amor e uma aproximação direta com Deus através de atos gentis.


Eu fico me perguntando, por que razão, os loucos, os gênios, os profetas, os artistas, só são descobertos, ouvidos e aclamados por suas idéias diferentes do convencional depois de mortos. A morte deve funcionar como uma especie de catalizador emocional nas pessoas. Os catalisadores agem provocando um novo caminho reacional, no qual tem uma menor ou maior energia de ativação promovendo um caminho diferente, uma opinião, uma ideia, uma visão modificada.

VISITA TÉCNICA DE HISTORIA DA ARTE- CURSO TÉC. GUIA DE TURISMO

Foto dos colegas de curso sobre
o viaduto Otávio Rocha-PoA

Aconteceu neste Sábado pela manhã, a segunda atividade técnica (V.T.) com os alunos do curso de Guia de Turismo do Colégio Rui Barbosa, do qual faço parte, para uma aula prática da cadeira de Historia da Arte, num reconhecimento visual e comentado da rica arquitetura que compõe os prédios da cidade de Porto Alegre.


Igreja N.Sra. da Conceição
em estilo Barroco-PoA

Desta vez a visita tinha como objetivo principal, além da identificação dos prédios históricos, fazer comparativos entre os vários estilos arquitetônicos e suas influencias marcadas por detalhes em estilos gregos, romanos, góticos, renascentistas, barrocos e neoclássicos discutidos em aula. Foram vários traços utilizados nas faxadas e reconhecidos por nós alunos, como modelos de portas e janelas, frontões, pilares e outros detalhes que serviram de analise na identificação dos estilos arquitetônicos e outras influencias.

Altar da igreja visto sobre
as galerias superiores

Resolvi fazer um breve comentário dos lugares que conhecemos e que eu particularmente achei mais interessante, aproveitando também para registrar este momento de aprendizado dos diferentes modelos arquitetônicos que emolduram os padrões culturais da nossa cidade.
O ponto de encontro foi às 09:00 horas, na Igreja Nossa Senhora da Conceição, localizada na Avenida Independência ao lado do Museu de Historia da Medicina do RGS e do Hospital Beneficência Portuguesa.
Igreja Nossa Senhora da Conceição:
A igreja em estilo Barroco, foi restaurada e tombada como Patrimônio Histórico em 2007 e considerada uma das igrejas mais antigas da cidade é datada de 1880 quando as obras foram finalmente concluídas.


No subsolo onde atualmente localiza-se seu salão de festas, as paredes rusticas de pedra ainda preservadas, mostram o tipo de construção e os componentes utilizados neste período, dando a sensação de um retorno prazeroso ao século passado.

Subsolo do Igreja N.Sra da Conceição em PoA.

Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia:
Seguindo pela Avenida Independência na direção do centro da cidade, nossa próxima parada foi na frente do Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia, onde sua arquitetura neoclássica apresenta variados detalhes de influencia barroca e gótica na sua composição eclética. Isto ocorreu por causa das inúmeras restaurações que passou a Santa Casa, em diversos períodos de tempo, influenciada por alguns padrões culturais que oscilavam.

Faxada de um dos prédios do
complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia em PoA.

Confeitaria Rocco:
Não poderia faltar nesta empreitada de descobertas da famosa Confeitaria Rocco, localizado na esquina das ruas Riachuelo e Dr. Flores, junto à praça Conde de Porto Alegre, antiga Praça do Portão. Este esplendido prédio que além de confeitaria, fabrica de doces e salão de festas,  serviu para abrigar grandes eventos da alta sociedade Porto-alegrense.

Confeitaria Rocco- PoA

O prédio com construção datada de  1912 com faxada de porte imponente, salientam-se enormes atlantes, com duas feições: três deles são jovens, representando a América e a Fartura, e três outros são velhos, simbolizando a Europa e a Abundância. Todos com uma das mãos segurando uma sacada acima, e com a outra, um cesto com frutos da terra.


Faxada da Confeitaria Rocco em PoA


Chama também a atenção de quem passa, o requintado trabalho em ferro das sacadas, as belas e diferentes colunas estruturais, pilastras e capitéis conferindo grande suntuosidade ao prédio.
Catedral Metropolitana:
Em seguida nos dirigimos para a Catedral Metropolitana com seu estilo Renascentista, caracterizado por um interior menos rebuscado que a maioria das igrejas, mais com grande elegância e destacando-se  principalmente pela utilização materiais nobres em sua concepção, como pilares internos de mármore rosa polidos, granito e mosaicos de cristais de murano na fachada externa, trazidos do Vaticano.

Mosaico de Murano na faxada da
Catedral Metropolitana de PoA

O que mais me impressionou foi a cúpula simetricamente destacada sobre a nave principal da igreja dando a impressão de se tratar de algo futurístico como uma nave espacial. Tudo é detalhadamente muito elegante e com a simetria de uma obra de arte favorecendo o equilíbrio de tons, luzes e sombra.

Cupula  central no interior
da Catedral Metropolitana de PoA.

Destaco também O altar-mor com uma bela estátua barroca da Virgem com o Menino Jesus aos braços e uma pintura mural de Aldo Locatelli.


Palácio Piratini e Teatro São Pedro: 
Depois uma breve descrição do Palácio Piratini em estilo neoclássico francês e do Teatro São Pedro, finalizamos nossa atividade técnica com uma visita ao Santander Cultural, uma das obras primas da arquitetura neoclássica francesa em Porto Alegre.

Santander Cultural

Santander Cultural:
O ganho desta vez, foi visitar o átrio do Santander cultural, localizado no ultimo andar do prédio que é todo construido com um tipo de lajota de vidro cuja a resistência é capaz de suportar até 400 quilos e a mesmo tempo, completamente transparente de baixo dos pés. Sobre este piso de vidro encontra-se os vitros franceses coloridos que enfeitam a ala principal.

Átrio do Santander Cultural

O átrio ainda conta com uma longa claraboia transparente no teto, que permite a entrada de luz natural tanto para o próprio espaço que serve de palco para eventos culturais, como para iluminar os vitros exibidos no teto do salão principal do Santander.


Ainda cruzamos por outros prédios antigos no centro histórico da cidade, não tão ilustres, mas que por sua beleza e antiguidade mereceram a nossa atenção.



A cidade de Porto Alegre é um sitio de riquezas históricas demonstrados na arquitetura de seus antigos prédios espalhados pelo centro da cidade e atual centro histórico, ainda pouco reconhecido e divulgado pelas autoridades competentes.


Muitos destes prédios estão abandonados e em péssima condições estruturais e com risco de desabarem, sem que se tenha a minima informação do que foram e sua importância no passado da cidade. 



Grandes descobertas podem ser feitas, numa atividade como a que fizemos neste final de semana à pé, onde fomos surpreendidos com tamanha riqueza para ser visualizada e histórias para ser contada de um passado que faz parte da  nosso história.


Andando a esmo.

Eu pensei.., não agora tenho certeza.., eu lembrei  de estar caminhando numa rua da cidade ao final da tarde, quase noite. Não lembro do dia, nem do ano em que isto aconteceu e por que me lembro tão insistentemente disto a todo o momento, nesta ultima semana. Eu lembro insistentemente de coisas que não entendo e fazem pouco sentido. Neste momento tudo me parece com pouco sentido de tudo!

Poesia do fio no Santander Cultural.


Disponibilizei a tarde deste Domingo ensolarado, para visitar a exposição das obras de Arthur Bispo do Rosário, na galeria superior leste do Santander Cultural e devo confessar que foi surpreendentemente uma emoção ver todos aqueles objetos construídos de uma forma tão peculiar e criativo.


Talvez tenha sido das exposições que visitei, a que mais me tenha passado verdade de sentimentos, pureza e simplicidade imprimida num trabalho cuja veracidade baseava-se na crença da construção de um registro para a humanidade do qual ele acreditava que um dia iria ter seu fim.
Bispo acreditava ser um enviado de Deus e como tal, por que não resguardar, proteger, deixar de alguma forma esses registros para a posteridade?


São 239 obras que mostram o universo deste artista singular que, na complexidade de seu delírio, foi capaz de romper paradigmas e transgredir conceitos para elaborar uma grande obra que ora nos causa singeleza, noutro momento algum tipo de provocação.


Em seu trabalho de bordar, costurar, sobrepor, desenhar, encapsular, Bispo construiu um universo único capaz de questionar os limites da sanidade humana, numa linguagem própria e de vanguarda para o mundo.


Apreciar um trabalho desta natureza, significa muito mais do que acrescentar um sabor diferente ao nosso conceito de arte, mas constatar e acreditar na sua profundidade, inspiração e forma de linguagem que fala muito mais a alma do que aos conceitos insólitos, lineares e estéticos.


Historia da Arte na linha do tempo

Entre o que há de pior em se aprender historia e ai incluo também historia da arte é conseguir estabelecer os fatos ocorridos numa linha de tempo sem se perder com a infinidade de detalhes. Encontrei na Internet o Blog do professor Douglas que de uma forma bem sucinta nos permite uma melhor compreensão deste fato.

ABOBADO DA ENCHENTE


Minha curiosidade, que não é de hoje, sempre me fez embrenhar por historias e fatos, nem sempre disponíveis nos veículos mais formais de informação que temos acesso e quando a encontrava  por vezes me punha desconfiado não só pela subjetividade dos textos como também pelo possível risco da inverdade da historia. O fato é que na semana passada quando em visita ao Centro Histórico da cidade, em particular ao Mercado Publico, onde explanei sua historia para meus colegas de curso em turismo, lembrei que minha mãe me contava que durante a enchente de 1941 que abalou a cidade, deixando cerca de 70.000 flagelados, sem energia elétrica e lugar para se abrigarem, transformou a cidade de Porto Alegre num verdadeiro caos urbano.


As pessoas transtornadas com a inundação causada pelas águas do Lago Guaíba, que subiu a um volume de 4,78 metros, olhavam para o horizonte impotentes, desesperançosas e estupefatas com tudo o que haviam perdido de seus pertences. Esta expressão de ausência, olhar distante e de desequilíbrio emocional que tomou conta das pessoas, fez surgir uma expressão popular utilizada somente aqui em Porto Alegre, chamada de ABOBADO DA ENCHENTE, que implicava em estar perdido, sem raciocínio, sem rumo, fora de suas faculdades mentais. Numa das portas do Mercado Publico, existe uma placa com a marca onde chegou as águas do lago, durante a enchente.

A POESIA DO FIO E OUTROS CACARECOS


Dei de cara neste Sábado, durante o City Tour no Centro Histórico de Porto Alegre, com um enorme cartaz na entrada do Santander Cultural, anunciando a exposição de Arthur Bispo do Rosário que acontecerá do dia 21 à 29 de Abril aqui em Porto Alegre. Imperdível!!! 
Bispo teve uma trajetória de vida bastante peculiar, nascido em Japaratuba no Sergipe, descendente de escravos africanos, foi marinheiro na juventude, vindo a tornar-se empregado de uma tradicional família carioca. Numa noite, acordou com alucinações, passando a peregrinar por ruas e igrejas anunciando ser um enviado de Deus e encarregado de julgar os vivos e os mortos. Taxado como louco e esquizofrênico, passou cinquenta anos de seus oitenta de vida, trancafiado em hospitais e abrigos psiquiátricos, onde começou a criar um universo lúdico de bordados, estampas, estandartes e outros trabalhos em miniatura deixando admiradores e especialistas em arte contemporânea e de vanguarda absolutamente surpresos com a sua habilidade e plasticidade, sem nunca ter tido qualquer tipo de formação artística. Bispo retirava da própria roupa e outros objetos pessoais, filetes de linha e de tecidos com o qual construía manualmente seus bordados. Curiosamente, em vida, Bispo recusava o rótulo de “artista”, dado o caráter divino que acreditava ser a sua tarefa aqui na terra.

Primeira Atividade tecnica

Neste Sábado às 8h. 30min., mesmo de baixo de chuva, aconteceu a primeira V.T (visita técnica) do Curso de Guias de Turismo do Colégio Rui Barbosa que estou cursando desde o inicio de Março, com a presença de todos os alunos. A visita técnica se tratava de um City Tour no Centro Histórico de Porto Alegre, onde cada aluno tinha como objetivo, apresentar e descrever sobre cada local que foi visitado e previamente sorteado em aula, desenvolvendo conhecimento sobre o assunto a que foi destinado, além de espontaneidade, desinibição e postura profissional. 
O grupo se reuniu em frente ao Palácio da Justiça, onde a professora Regina deu inicio ao programa curricular desenvolvido por todos os alunos. O roteiro foi realizado à pé e do lado de fora dos prédios tendo seu inicio na Catedral Metropolitana, seguindo pelo Museu Júlio de Castilhos, Praça da Matriz, Monumento Julio de Castilhos, Teatro São Pedro e Multi-palco,Solar dos Câmaras, Assembleia Legislativa, Palácio da Justiça, Memorial da Justiça, Biblioteca Publica, Avenida Borges de Medeiros, Rua Dos Andradas, Praça da Alfandega, Museu de Arte Moderna, Santander Cultural onde fizemos uma breve parada técnica; Lago Guaíba, Prefeitura Municipal, Fonte Talavera de La Reina, Chalé da Praça XV, Largo Glênio Peres, parada para almoço no Restaurante Marco Zero e Mercado Publico apresentado por mim. O Mercado Publico foi o único Centro Histórico em que a apresentação ocorreu no interior do prédio, dado a sua extensão e por já estarmos em suas depencias, por ocasião do intervalo de 1h 30min. almoço.
Depois tomamos o Trensurb, onde foi-nos apresentado a importância da BR-116 como uma das artérias de ligação à capital e seguimos em direção a o Aeroporto Internacional Salgado Filho. Na ocasião fomos também recebidos por funcionários da Receita Federal e do Serviço de Vigilância Agropecuária Internacional, nas dependências do aeroporto, que gentilmente nos repassaram informações sobre exigências legais de grande valia.
A chuva e o cansaço não serviram de percalços contra a determinação a que nos propúnhamos neste dia. Mais do que o conhecimento individual adquirido por cada um nestes momentos, ficaram as experiências compartilhadas no grupo como um todo e que tem como objetivo pessoal a busca por abrir perspectivas a o conhecimento e caminhos novos. Que venha Curitiba e Montevidéu!..

Se-fragol.

Não sei o que me irrita mais, se um adulto mascando barulhentamente chiclete e fazendo estourinhos do meu lado como se fosse um adolescente, ou uma mulher de cabelos molhados, jogando-os de um lado para o outro me respingando na cara. Eu digo mulher por que isto me parece uma atitude de falta de atenção delas. Não lembro de ter visto um homem ficar espanando os cabelos molhados dentro de um coletivo. Hoje quando eu estava retornando da aula para casa, uma unica mulher com aproximadamente quarenta anos, fazia as duas coisas ao mesmo tempo. Será que é possível tanta falta de noção, de Se-fragol? Tem pessoas que parecem esquecerem que estão dividindo espaço com outras pessoas e agem como se estivessem no banheiro de suas casas sem ninguém a sua volta.

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Quando as nossas emoções, alegrias e tristezas passam do tempo, nossos sentimentos humanos ficam acomodados numa cesta do tempo recebendo so...