SER POBRE, NÃO SIGNIFICA SER RELAXADO

Minha avó assim como minha mãe, enfim a prole antepassada e feminina da minha família, me passou a importância dos cuidados pessoais de higiene e no ambiente onde vivíamos, numa frase simples e que guardo até hoje nas minhas entranhas. Elas diziam, (minha mãe ainda diz); "Ser pobre não significa ser relaxado". O que é uma verdade pois já estive em ambientes muito humildes, cuja a limpeza era de se reparar.

Ontem quando fui atender uma senhora, que passava mal em sua casa, deitada no que ela e o marido achavam ser uma cama, esta lembrança de minha avó e minha mãe ressuscitaram dentro de mim este conceito. A casa desta senhora, cujo o marido era mais jovem, não se diferenciava de um lixão, onde se misturavam quarto, cozinha, sala, com cachorros fedorentos e quinquilharias. 


Ainda quando estava sendo conduzida para dentro da ambulância, o marido dela que a amparava pelo braço, se voltou para mim e disse com uma expressão de orgulho; " Quem tem mulher, tem que cuidar, né senhor!.." 
Eu fiquei tão abismado com aquela sujeira toda, que sob pretexto de fotografar o cachorrinho fedorento deitado numa caixa de madeira, desviei a câmera do telefone celular para outros lados.

Comentários

Postagens mais visitadas