CÃO PELADO PERUANO


Um de meus objetivos quando fui ao Peru, em particular algumas cidades que visitei como Arequipa, Juliaca, Puno e Cusco, era de encontrar pelas ruas o famoso cão pelado peruano que eu tinha ouvido falar e me aguçava a curiosidade pelo seu aspecto diferente e historias  que o cercam.
Infelizmente um cão considerado tão popular na região, não dei a sorte de encontra-lo e averiguar de perto e até toca-lo. Alguns colegas de viagem ate estavam planejando pegar um outro cão qualquer, raspar-lhe o pêlo com lamina de barbear e me apresentarem como o famoso exemplar canino. Mas evidentemente era só uma pegadinha que todos achavam muita graça, inclusive eu!..
Seu nome original é Perro Sin Pelo del Perú, mas também é chamado de Pelado Peruano ou cão sem pêlo do Peru. Este cão cumpriu um importante papel dentro dos costumes e cultura dos incas, tendo sido inclusive utilizado para fins medicinais no tratamento de doenças da pele, reumatismos e outras, alem de aquecer seu dono nas noites frias de inverno. A pele do cão além de não ter ou apresentar raríssimos pêlos em lugares distintos do corpo, é quente, causando a sensação de se estar tocando numa bolsa térmica. Esta estranha característica o fez protagonista de muitas histórias como curas milagrosas e estranhos poderes, relatados pelos antigos povos. Alem deste, existe o cão pelado Mexicano e o Chinês, mas como eu estava no Peru, gostaria de tê-lo encontrado.

Comentários

Postagens mais visitadas