A PEQUENA E ESCONDIDA SANTA TEREZA


PALCO DE UM FILME:
Santa Tereza é um pequeno município encrustado entre vales da serra gaucha, as margens do Rio Taquari e com uma bela e exuberante natureza ao seu redor, alem de um  riquíssimo patrimônio arquitetônico de colonização italiana, que mesmo sendo pouco conhecida pelo maioria das pessoas, já serviu de cenário em algumas sets do filme Saneamento Básico do diretor Jorge Furtado, tendo uma leva de atores de primeira grandeza como; Lazaro Ramos, Camila Pitanga, Wagner Moura, Fernanda Torres, Paulo José entre outros.


COMO CHEGAR:
A melhor forma de se chegar até o município é a partir de Bento Gonçalves, descer o Vale dos Vinhedos em direção a Monte Belo do Sul e no entroncamento com a indicação de Santa Tereza na placa, virar a esquerda e descer o vale onde está o município. A estrada é asfaltada e bem, sinalizada.
Santa Tereza é bucólica, pequena e as ruas são limpas e calçadas, dando a sensação de um paraíso perdido, entre morros verdes de mata nativa.


ALGUNS ATRATIVOS:
Além de estar a beira do Rio Taquari, a cidade é também emoldurada pelos arroios Marrecão e Vinte e Dois e alguns atrativos para serem visitados como a ponte pênsil, a travessia de balsa ou simplesmente caminhar por suas ruas, admirando alguns casarões em estilo colonial e o anoitecer quando a torre da igreja se ilumina e é percebida a distancia.


O CENTRO HISTÓRICO:
O centro histórico de Santa Tereza foi tombado como patrimônio histórico e artístico nacional desde 2010, visando preservar a paisagem urbana e os morros verdes que emolduram a cidade. A área urbana é formada por dezenas de casas de madeira e de alvenaria, construídas no século XIX e XX, pelos imigrantes que vieram de diferentes regiões da Itália. Isto explica a diversidade na arquitetura das casas.


SOBRE A SUA COLONIZAÇÃO:
Santa Tereza foi no passado a porta de entrada de imigrantes, que no século XIX, vinham de barco pelo Rio Taquari e desembarcavam em seu porto. A colonização propriamente dita começou em 1885, com a instalação não só italianos, mas também de poloneses as margens do rio.



Comentários

  1. Eu fiz minha visitinha lá em Sta Tereza. Mas fiquei decepcionado pois o patrimônio histórica está meio abandonado...olha minhas fotos desse ano: http://raizesdaarquitetura.blogspot.com.br/2013/05/una-bella-cittaii.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode fazer seu comentário clicando sobre o título da postagem onde será direcionado para Conversa Fiada, com espaço para a publicação da sua opinião. Ela será acolhida com atenção e carinho e sempre que possível respondidas.

Postagens mais visitadas