As máscaras exóticas de Gramado

Foi nesta manhã de Domingo, como a grande maioria dos porto alegrenses que gostam de uma movimentaçãozinha para não ficarem trancafiados e entediados em suas casas e apartamentos, enquanto aguardam a Segunda feira sem ter feito absolutamente nada referente ao lazer,  que fui a o Brique da Redenção, não só para curtir o dia ensolarado, mas também com a missão de fazer uma pesquisa sobre as diferentes modalidades de trabalhos artesanais que lá são comercializados. 
O objetivo principal desta atividade técnica, exigida pelo curso que estou fazendo, me forçou não só a  identificar e classificar dentro dos conceitos aprendidos em aula, as diferenças entre artesão-artista, artesão-artesão e artesão semi-industrial como a entrevistar os artesões na feira. O resultado desta atividade, será transformado num relatório escrito sobre tudo o que foi visto e colhido de informações com estes profissionais.
O encontro marcado com meu colega de curso foi as 10h 30min. em frente do monumento do Expedicionário e de lá saímos; Eu, ele, a irmã dele e uma amiga minha, com maquinas de fotografar, bloquinhos de anotações e canetas esferográficas em punho. 
Todos os artesões que nos receberam em suas barracas, se mostraram receptivos e cooperativos, embora alguns mais tímidos pareciam desconfortáveis para falar de seus trabalhos, inspirações e técnicas de produção. 
A grande revelação deste nosso trabalho de campo, ficou por conta de André Machado, que utiliza a técnica do couro repuxado para confeccionar esculturas e máscaras em estilo do "carnaval veneziano", junto com sua sócia Samara Almeida, desde 1994. 
O trabalho dos dois artesões, tem atraído a atenção e admiração de turistas do Brasil e do exterior por sua beleza, misticidade e diferença dos demais produtos que procuram seguir a mesma linha.
Mas voltando a falar no André, o cara é particularmente simpático, e o que deveria ser uma simples entrevista técnica, que às vezes emperra pela falta de espontaneidade e cria dificuldades de se expressar, se transformou num bate papo informal de muita energia, onde ele nos contou sobre toda a sua trajetória de vida,  com as mascaras que produz. 
O mais interessante sobra estas mascaras, é que elas possuem um poder de atração e transformação muito forte quando se tem contato com elas e coloca-se sobre o rosto. São expressivas, enigmáticas, exóticas, coloridas, bonitas, particularmente diferentes. Quando pensamos que elas servem apenas de um artificio ou fantasia para nos escondermos ou camuflarmos o rosto, contrariamente passam a revelar novos traços da nossa personalidade, de uma forma surpreendente e extraordinária. Não é a toa que o casal de artesões tem sido reconhecidos pelo trabalho que fazem, ganhando notoriedade em acontecimentos como desfiles de moda, festas de casamentos, aniversários e eventos artísticos. O uso das mascaras provocam não só uma transformação plastica, como também nas atitudes de quem as veste. 
Historicamente falando, as primeiras mascaras surgiram em Veneza no século XVII, onde a nobreza se disfarçava para sair a rua e misturar-se com o povo. Da mesma forma o povo também mascarado, podia se misturar com a aristocracia onde tudo era permitido. Sem hierarquias sociais, as pessoas podiam interferir nas regras aristocráticas e até ridiculariza-la sem repressão por parte das autoridades. O que atualmente faz com que o trabalho de André e de Samara, não seja apenas um atrativo estético, mas um resgate de tradições sociais históricas de grande importância, não é mesmo?
Moradores da cidade de Gramado, onde possuem seu ateliê, André e Samara (baiana  de Arraial da Ajuda), são responsáveis também pela produção temática da "Noite Veneziana de Gramado" festa que acontece anualmente na cidade serrana, atraindo diversos artistas, personalidades e gente ligada a outros setores.
Recentemente seus trabalhos foram divulgados no programa "A Grande Ideia" no SBT, conferindo-lhes novo reconhecimento em função da grande criatividade imprimida em seus trabalhos.
Como diz Samara na entrevista ao SBT: "_A mascara ao contrario do que se pensa, não esconde, mas ajuda a revelar segredos da personalidade, pois quem vê mascara vê coração". Para maiores informações, aqui vão endereços e telefones para contato:
Samara Almeida - fone: (54)9133.7893
André Machado - fone: (54)9103.1651
Ateliê /Loja em Gramado  fone: (54)3286.7430 
Ou ainda: mascaras13@terra.com.br

Comentários

  1. com certeza foi um domingo de muita luz , energia, vibrações de intenções positivas,amor,espontaneidade,provando mais uma vez que o importante é ser sinceramente feliz, fazer realmente o que se gosta, buscando harmonia
    entre nós e a mãe Terra.Luis, que o Universo ilumine teu caminho.
    André Machado

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode fazer seu comentário clicando sobre o título da postagem onde será direcionado para Conversa Fiada, com espaço para a publicação da sua opinião. Ela será acolhida com atenção e carinho e sempre que possível respondidas.

Postagens mais visitadas