SÃO PEDRO DO ATACAMA. PARTE 1

A ESCULTURA DE UMA MÃO NO DESERTO:
Depois de muitas horas olhando pela janela do ônibus, vendo areia, pedras, cactos gigantes e plantas espinhosas, alguém gritou: Olha a mão, olha a mão!.; Então o motorista fez algumas manobras com o ônibus e paramos para fotografar a grande mão feita em concreto, enterrada no chão, no meio do nada, parecendo um gigante enterrado no vazio do deserto.
Neste momento, tivemos o prazer de conhecer também Eduardo Prata, engenheiro portuário que aos 50 anos decidiu que faria viagens de motocicleta sem nunca ter pilotado uma antes. Treinou durante seis meses e partiu para o mundo. Nos confidenciou que sua próxima viagem é conhecer a Ásia (de moto é claro). Prata deu uma entrevista no programa do Jô Soares e possui um site que conta sobre as suas viagens:http://www.eduardoprata.com.br/
Ficamos algumas horas por ali, brincando e tirando fotografias, depois seguimos viagem cruzando a noite a dentro pelo deserto atacamenho, chegamos em São Pedro do Atacama pela manhã bem cedo, ainda sem clarear o dia. Não sei precisar quantas horas de viagem levou...



UM VILAREJO DE FILME DE COWBOY MEXICANO?
São Pedro lembra aqueles vilarejos de filmes de cowboy mexicano, com construções baixas, de paredes e telhados de adobe, ruas estreitas e muita poeira vermelha, dando a impressão de que a qualquer momento um pistoleiro saltará de alguma esquina com arma em punho. Mas não se engane na primeira vista; existe uma variedade de bares, pubs, restaurantes, pousadas, lojas de artesanato para atrair todo o tipo de turista.


Afinal a cidade vive disto. Se durante o dia o calor aproxima-se dos 40 graus, durante a noite cai para temperaturas quase negativas.
Em torno das 8 horas da manhã já havia movimentação de moradores locais deslocando-se para o trabalho e em seguida iniciamos a incursão pelo centro da cidade, com a bela visão do vulcão Licancabur de 5.916 metros de altitude do nosso lado, cujo nome significa, vulcão do povo e faz divisa com a Bolívia. 


SÃO PEDRO DO ATACAMA:
É uma cidadezinha considerada o centro cultural atacamenho e portanto precisávamos descobri-la. Batemos perna quase que a manhã toda entre lojinhas de artesanato, prédios culturais e agencias de turismos que nos levassem a outros pontos turísticos do lugar. 


Depois do almoço fomos à pé, conhecer o Pukara de Quitor à 3 quilômetros do centro da cidade e que é considerado um dos sítios arqueológicos mais impressionantes das Américas, por seu tamanho e antiguidade. Seguimos por uma estrada onde notamos o escoamento de água por canaletas que abastecem a cidade. Esta água escorre do desgelo das montanhas por quilômetros de distancia. Depois de caminharmos por uma estrada poeirenta e muito sol na cabeça, chegamos ao Pukara de Quitor.


O PUKARA DE QUITOR:
É uma gigantesca fortaleza pré-Inca, datada do século XII, e foram construídas estrategicamente nas encostas dos morros e totalizam 2,5 hectares com mais de 160 cômodos, para defender o povo atacamenho dos ataques dos Incas, em 1450. Depois de ocupado, foi a vez dos Incas defenderem-se contra os espanhóis nesta mesma fortaleza ocupada. Na entrada da fortaleza tem um posto de controle que vende ingressos para a visitação e um pequeno museu com exposição de utensílios da época. Segundo informações do guia, o local ficou conhecido como "Pueblo de Las Cabezas, pois os espanhóis decepavam as cabeças dos caciques e exibiam-nas ao povo sobrevivente, a fim de mostrar sua soberania. No dia de nossa visita, fazia um calor de quase 40 graus, que nem o uso de protetor solar foi suficiente para nos proteger.


O retorno ao centro da cidade de São Pedro do Atacama, fizemos de carro, por que tem momentos em que 3 quilômetros parece ter mais 3 zeros.
Em San Pedro, fechamos o pacote turístico que nos prometeu levar no dia seguinte para conhecermos outros lugares nas imediações da cidade, que ficavam a cerca de 100 Km de distancia. Estava incluído neste pacote: Visita ao Gêiseres Del Tatio com café e bufê, trilha sobre o Vale da Morte e subida até o Valle de La Luna para assistir a o Pôr do Sol. Como estávamos num grupo grande, conseguimos um bom desconto.

UMA NOITE DIFÍCIL:
Como a saída para o passeio era bem cedo, quase na madrugada, resolvemos por votação ficarmos na rua e aguardarmos o horário sem ter de pagar um pernoite por poucas horas de sono. "Ledo engano", percebemos nesta noite, como uma cama macia fazia falta!..
Nos organizamos num único grupo e nos acomodamos entre bancos e muretas do jardim, no local que era a unica praça da cidade, arborizada. "Nossa primeira experiencia como moradores de rua". Disse uma das meninas integrantes do grupo.


A POLICIA CHILENA:
Fizemos uma roda de viola e na medida em que a noite atravessava a madrugada a cantoria e o bate papo foi diminuindo e o frio congelando os nossos corpos dificultando o sono. Eramos acordados pela polícia local, os carabineiros, a cada hora e que me lembravam a mistura de policiais florestais e os de um presídio de segurança máxima. Se comunicavam num espanhol rápido e agressivo, impondo mais medo do que respeito. Pediam que nos levantássemos e examinavam nossos pertences a procura de coisas ilícitas, com uma lanterna na mão. Os carabineiros do Chile atuam como policiais. A diferença da policia de lá, para a policia de cá, é que eles tem autoridade para resolver qualquer tipo de problema. Estão sempre em ponto estratégicos e são muito respeitados por isso no país. Quando menos se esperava eles apareciam de carro, praça à dentro em alta velocidade, quase derrapando na nossa frente e armados com pistolas, acordando o grupo inteiro. Faziam uma espécie de pressão psicológica meio cinematográfica. Vigiavam até se as pessoas que passavam por ali, carregavam bebidas alcoólicas, o que é terminantemente proibido nas ruas depois da meia noite, mesmo estando a bebida lacrada (mandavam colocar fora).
Em torno das 5 h da manhã, nos dirigimos ao local onde sairiam as Vans que nos levariam a o passeio esperado. Eu particularmente estava cansado por não ter dormido, sentindo frio por ter sido acordado pela ronda dos carabineiros a toda hora.

GÊISERES DEL TATIO:
As Vans eram todas brancas e sem identificação de que agencia pertenciam. As diversas agencias de turismo da cidade ofereciam pacotes e davam descontos no caso de um grupo grande como o nosso que encheu uma Van e um micro ônibus.
Nosso motorista era visivelmente um chileno nato, pelos seus traços rudes de (indígena) e de um espanhol despreocupado em ser entendido. Falava pouco e meio autoritário, dirigia a camionete em alta velocidade sobre as estradas de chão, com muita areia e pedregulhos que saltavam na lataria do veiculo e pó que invadiam as nossas narinas mesmo com as janelas fechadas. 
Subíamos montanhas à cima e em alguns pontos enxergávamos penhascos abaixo de nós que me fazia pensar: Se cairmos daqui, não sobrará nada pra contar desta história!..
Na medida em que cruzávamos pelo alto das montanhas, mais desconfortável eu ficava. Além daquela poeira terrível que entrava pelos orifícios de ventilação do veiculo, ia me faltando a respiração de modo que eu inspirava forçadamente três à quatro vezes para conseguir um pouco de oxigênio em meus pulmões. Ficava angustiado, irritado e lembrando de alguns pacientes que eu já atendera na eminencia de morte, por edema pulmonar e que possivelmente apresentavam os mesmo sintomas que eu estava sofrendo naquele momento. Tentava não fazer alarde e posicionar a cabeça de forma a favorecer a respiração difícil. Eu sabia que era efeito da altitude e mesmo tendo tomado o tal chá de coca, pouca coisa pareceu ter ajudado naquele momento. Ter a sensação de morte por asfixia não é nem de longe algo fácil. Sentia alem de tudo, taquicardia, cansaço e um total desânimo.


Quando chegamos no local dos gêiseres, no VULCÃO TATIO a uma altitude superior a 4.000 m., ainda com pouca luz do dia, enxerguei os vapores saindo da terra como uma visão inesquecível e aos poucos fui me recuperando daquela sensação de morte. Dentro do veiculo eu e algumas pessoas, tentavam de alguma forma se restabelecer do mal estar das alturas, afinal estávamos a uma altitude de 4 .500 metros e não queríamos provocar susto em ninguém, pelo nosso estado deplorável.


Faz bastante frio no complexo do Tatio, onde as temperaturas chegam a ser muito negativas. Informaram-nos neste dia estar apenas -3 graus com uma sensação de -6 graus e com as rajadas de vento. Não é à toa que o passeio começa tão cedo, pois é o horário em que os vapores quentes em contato com a temperatura baixa, mostra toda a sua plenitude e beleza e quando surgem os primeiros raios de sol, a luz reflete no vapor, formando imagens mais bonitas ainda. Ao mesmo tempo, o sol diminui o frio e logo a temperatura já se torna mais agradável.


Os mais jovens e corajosos do grupo enfrentaram a piscina térmica natural, com águas inacreditavelmente à 33 graus. Eu não me senti encorajado e por pouco passou desapercebido o café com pães, biscoitos, croissãs e sucos servido ali mesmo em meio aos gêiseres. Neste dia eu senti que iria morrer antes de chegar lá em cima, num dos lugares mais belos que já vi.


Mas o passeio não terminou por aqui, depois de mais algumas doses de café quente e aguardar o dia clarear, fomos conhecer o valle de la Muerte e o valle de La Luna que se tornaram um dos pontos atrativos mais bonitos do passeio.




VALLE DE LA MUERTE:
Batizado com este nome, segundo a lenda que antigamente as pessoas morriam ao tentar cruzá-lo e ossos de pessoas e animais eram encontrados e confundidos com pedaços naturais de gesso. Outra lenda, diz que quando foi descoberto era comparado a Marte e por uma confusão de fonemas, pensaram que a palavra Marte, era Morte. Tal como determina a secura do Deserto do Atacama, ninguém pode viver neste vale. O Valle de la Muerte é um festival de cores e uma eterna mudança de formas. Com cerca de 2 km de extensão, fica no caminho para o Vale da Lua, próximo à cidade de San Pedro de Atacama, à 4 km do centro.


A CARRANCA NO ALTO DA MONTANHA:
Na foto abaixo, percebemos no alto da montanha, uma formação parecendo com uma carranca vigiando do alto, quem passasse pelo vale. Estas esculturas naturais se formam à partir de ventos que mudam de direção a todo o momento na região, causando um clima ainda mais mistico a o lugar. Seguimos viagem a pé, sem sentir cansaço, a paisagem era de tamanha beleza que esquecíamos inclusive da falta de folego ocasionada pela altitude. Chegamos então ao Vale de La Luna.


VALLE DE LA LUNA:
Este vale é famoso por sua formação ser parecida com a superfície lunar, devido os afloramentos salinos ocasionados por agentes naturais. Dizem que durante à noite, ouve-se estalos como se o solo estivesse se quebrando em função de sua excessiva cristalização. Eu cheguei a passar a mão no chão e levar até a boca, para me certificar se era realmente salgado; pois acreditem, realmente é. Mais adiante uma outra formação rochosa, nos chamou a atenção.



AS TRÊS MARIAS:
Trata-se de uma formação rochosa que se ergue da superfície salgada, numa exótica escultura natural. Não sei por que recebe este nome, pois nem de perto me fez lembrar de mulheres ou santas.

O PÔR DO SOL:
Avistamos nas proximidades, muitas vicunhas e pássaros, que eu me perguntava do que se alimentavam, naquele imenso deserto salgado. As vicunhas são animais selvagens e saiam em disparada à qualquer aproximação humana. Fomos deixados pelas Vans na base de uma montanha de areia onde deveríamos subir e aguardar o espetáculo do Pôr do Sol.


A subida era íngreme e castigava a todos por causa do ar rarefeito. A região toda se caracteriza por seu ar límpido e seco, permitindo ver o outro extremo da grande planície a mais 70 quilômetros de distancia. A sensação é realmente de se estar num outro planeta.


O Pôr do Sol sobre as montanhas do deserto, é um show de luzes e cores jamais visto e tem-se a impressão de estarmos assistindo a um eclipse. Saímos de lá deslumbrados com tamanha beleza. Este com certeza é um dos lugares que jamais esqueceremos por sua grandiosidade e extrema beleza. 
Até a próxima viagem..,

Comentários

  1. Foi uma experiência e tanto, mas eu fiquei muito feliz por ter dormido numa cama. Se eu tivesse dormido na praça certamente guardaria lembranças pouco agradáveis. Leonardo.

    ResponderExcluir
  2. Mas valeu o esforço Leo de visitar no outro dia tanta beleza. De qualquer forma uma cama confortavel é irrecusavel. Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode fazer seu comentário clicando sobre o título da postagem onde será direcionado para Conversa Fiada, com espaço para a publicação da sua opinião. Ela será acolhida com atenção e carinho e sempre que possível respondidas.

Postagens mais visitadas