Encurtamento dos dias

Li ontem no Jornal O Sul, jogado em meu colo por um colega, que o terremoto no Chile, segundo informações divulgadas pela NASA, pode ter encurtado a duração dos dias em função dos abalos sísmicos que possivelmente alterou o eixo da Terra em 8 centímetros. Essa mudança refere-se ao eixo em torno do qual a massa do planeta se equilibra. O geólogo Richard Gross da agência-(NASA) chegou a este resultado preliminar, através de uma simulação matemática feita em complexos sistemas de computadores de que o abalo deve ter reduzido a duração de cada dia em 1,26 microssegundos. Para efeito comparativo, ele relatou que o terremoto de 9,1 graus que atingiu a Ilha de Sumatra na Indonésia em 2004, deve ter reduzido a duração dos dias na Terra em 6,8 microssegundos e alterado o eixo em 7 centímetros. Embora o terremoto no Chile tenha sido um pouco mais fraco (8,8 graus) sua incidência ocorreu e latitudes mais baixas da linha do Equador, agravando seus efeitos. Segundo estudos da Física, um forte terremoto desloca quantidades imensas de rochas, o que acaba alterando a distribuição da massa terrestre. Quando isso acontece, há um impacto direto sobre a velocidade da rotação do planeta. Nesse caso, a Terra passa a dar uma volta em torno de si mesma mais rapidamente. Logo, o movimento de rotação (que dura 24 horas ou um dia) acaba ficando levemente mais rápido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode fazer seu comentário clicando sobre o título da postagem onde será direcionado para Conversa Fiada, com espaço para a publicação da sua opinião. Ela será acolhida com atenção e carinho e sempre que possível respondidas.

Postagem em destaque

AS TRES MENINAS

As três meninas eram dos campos da Cecília. Eram três meninas loirinhas cujos cabelos pareciam trigo solto ao vento. Quando seus pais abrira...