VIADUTO 13


Esta semana fiz um roteiro de lugares que quero conhecer aqui no sul e estou me organizando para poder conhece-los. Um deles é o viaduto 13 e sua denominação não tem nada a ver com azar, mas no fato de ser o décimo terceiro de uma sequencia de viadutos que se inicia na cidade de Muçum, conhecida como a "Princesa das Pontes". O viaduto 13 foi construído pelo exercito na ferrovia do trigo a EF-491 pelo 1º Batalhão Ferroviário do Exército Brasileiro durante a década de 70, tendo sido projetado desde o final da Segunda Guerra Mundial, pela empresa SEEBLA - Serviços de Engenharia Emílio Baumgart. Com seus 143 metros de altura e 509 de extensão, foi inaugurado pelo então presidente Ernesto Geisel em 19 de agosto de 1978, e é tido como o maior viaduto ferroviário da América Latina e o segundo mais alto do mundo, atrás apenas do Viaduto Mala Rijeka, em Montenegro, de 198 metros de altura. Suas fundações são do tipo sapata corrida e estão enterradas a 21 metros abaixo do nível do solo. Cada pilar é formado por quatro paredes de 80 centímetros de espessura média. De Porto Alegre até lá são 154 quilômetros via BR- 116, passando por Canoas, Estrela, Lajeado. Depois entre a direita na RS- 130, em direção a Arroio do Meio, Encantado até chegar em Muçum. De ônibus dá em torno de 2 horas e a passagem, menos de R$40,00. Eu vou até lá, prometo e depois eu conto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode fazer seu comentário clicando sobre o título da postagem onde será direcionado para Conversa Fiada, com espaço para a publicação da sua opinião. Ela será acolhida com atenção e carinho e sempre que possível respondidas.

Postagem em destaque

AS TRES MENINAS

As três meninas eram dos campos da Cecília. Eram três meninas loirinhas cujos cabelos pareciam trigo solto ao vento. Quando seus pais abrira...