FAZENDA

Milton.

Água de beber, bica no quintal. Sede de viver tudo. E o esquecer era tão normal, que o tempo parava.  E a meninada respirava o vento. Até vir a noite. E os velhos falavam coisas dessa vida. Eu era criança, hoje é você e, no amanhã, nós.
Eu era criança, hoje é você e, no amanhã, nós.

A CURVA


Os aviões que chegam ao Aeroporto de Porto Alegre fazem uma curva para pousar. 
Sim, na cabeceira 11, localizada ao lado da BR-116, que é a mais utilizada no aeroporto, especialmente em condições de vento favoráveis.
A aeronave realiza o procedimento de aproximação e, antes de tocar a pista, faz uma manobra final para alinhar-se com a cabeceira 11 e pousar de forma segura.
Esta curva no ar é um sinal. Um sinal de que chegamos em casa, são e salvos, mortos de saudades da nossa casa, do nosso cheiro, de alguns amigos em especial.

UM HOMEM ABANDONADO

Um homem finalmente sai da prisão depois de ser preso por um crime cometido pelo irmão. Ressentido com sua família, ele procura formas de reconstruir sua vida. Mas seu coração amolece quando ele passa a tomar conta de sua sobrinha, se abrindo para um mundo de perdão e transformação interna.
E daqueles filmes em que a emoção vem aos poucos e o choro surge de um jeito tranquilo.

O filme da Netflix que corresponde à descrição é o drama turco. Um homem abandonado, lançado em agosto de 2025.

PROJETADO PARA SONHAR

O bar ficava numa área montanhosa, no fundo e acima de uma pousada. Para se chegar, subíamos alguns lances de escada, que nos consumiam rapidamente o ar. Afinal, estávamos num lugar de grande altitude.

Depois que vencemos a escada, chegamos ao bar com enormes placas de vidro, onde era possível ver toda a cidade do alto, com suas casas cobertas com telhas de barro, as montanhas espalhadas mais ao fundo, estradinhas que sumiam no infinito de um terreno aparentemente árido.

O extenso salão era dividido em áreas menores apenas pela distribuição dos móveis, que criavam ambientes menores e aconchegantes. Um grande sofá de modelo inglês e na cor melancia me chamou a atenção por sua cor e conforto logo que entrei. A alma daquele lugar grudou em mim de um jeito inexplicável.

Algumas vezes, sonho que estou neste lugar. Não apenas admirando a beleza da cidade, mas também experimentando seu ar com baixo teor de oxigênio, sua terra de cor avermelhada e quente. Cusco é daqueles lugares que sempre quero voltar e sentir seu cheiro sentado no sofá de cor melancia. Nem que seja em sonhos ou lembranças.

O MENINO TATUADO

Os meninos tatuados de hoje, são diferentes dos meninos tatuados de ontem. Perece frase de efeito! Né mesmo? Este que passa toda hora por aqui, na minha sala, com seu balde com água e alvejante para higienizar o chão, é uma sombra azul que, assustadoramente, cruza pelas minhas costas, como se surgisse do nada, das paredes de tijolos de barro à vista. Seu pescoço é coberto de pequenas tatuagens azuis, quase da cor de seu uniforme. Por mais que eu tente, não consigo decifrar aqueles desenhos. Não reparei se também tem nos braços.


PARAUPÉBAS

 


Sim, é possível viajar de trem a partir de Parauapebas na Estrada de Ferro Carajás (EFC), que conecta a cidade a São Luís, no Maranhão, e é considerada a maior viagem de trem de passageiros do Brasil. O percurso de 900 km atravessa 27 municípios e tem uma duração de aproximadamente 16 horas, sendo uma opção econômica, segura e culturalmente rica para explorar a região.
O transporte é uma das opções mais econômicas e seguras para conectar o Norte e o Nordeste, com valores que variam de acordo com a época.
O nome Parauapebas tem origem tupi e significa "rio de águas rasas", referindo-se a um curso d'água que atravessa a região. A etimologia vem da junção de "pará" (rio grande), "y" (rio), e "peb" (achatado ou raso).

BENEFÍCIOS
A viagem é acessível a todos, incluindo opções de descontos para crianças, idosos e jovens de baixa renda cadastrados.

DETALHES DA VIAGEM:
Rota: Parauapebas (PA) a São Luís (MA).
Duração: cerca de 16 horas.

OPERADORA: Estrada de Ferro Carajás (EFC).

O QUE ESPERAR: O trem conta com lanchonete, restaurante, ar-condicionado, tomadas e banheiros adaptados, além de tomadas para carregamento de equipamentos. Há paradas em diversas estações ao longo do caminho, como Santa Inês, Açailândia e Marabá.
O trem conta com lanchonete, restaurante, ar-condicionado, tomadas e banheiros adaptados, além de tomadas para carregamento de equipamentos. Há paradas em diversas estações ao longo do caminho, como Santa Inês, Açailândia e Marabá.

O transporte funcional por meio de trens na Amazônia parece causar estranheza em muitas pessoas, mas, para quem mora no Maranhão ou no Pará, essa é uma realidade cotidiana. Há 36 anos o Trem de Passageiros de Estrada de Ferro Carajás (EFC) se destaca como uma opção de transporte entre os dois Estados, conectando a Amazônia Legal. 

De acordo com a Vale, empresa que administra o trem, ele é o que percorre a maior distância entre os pontos de partida e chegada no Brasil: 861 km, com 15 pontos de parada ao longo de 27 municípios, sendo 24 no Maranhão e três no Pará.
Ao todo, a viagem dura cerca de 16 horas e os pontos de embarque mais populares são as cidades de São Luís, Santa Inês, Açailândia – no Maranhão -, Marabá e Parauapebas – no Pará. 
Sem a influência da pandemia da Covid-19, o trem pode transportar até 1.500 pessoas por dia, o que equivale a 28 ônibus ou 325 veículos a menos circulando nas rodovias.


Postagem em destaque

PRA CARALHO

                               A ORIGEM DO TERMO "CARALHO" A palavra que usamos por tantos motivos hoje, era uma palavra que os ma...