Sim, é possível viajar de trem a partir de Parauapebas na Estrada de Ferro Carajás (EFC), que conecta a cidade a São Luís, no Maranhão, e é considerada a maior viagem de trem de passageiros do Brasil. O percurso de 900 km atravessa 27 municípios e tem uma duração de aproximadamente 16 horas, sendo uma opção econômica, segura e culturalmente rica para explorar a região.
O transporte é uma das opções mais econômicas e seguras para conectar o Norte e o Nordeste, com valores que variam de acordo com a época.
O nome Parauapebas tem origem tupi e significa "rio de águas rasas", referindo-se a um curso d'água que atravessa a região. A etimologia vem da junção de "pará" (rio grande), "y" (rio), e "peb" (achatado ou raso).BENEFÍCIOS
A viagem é acessível a todos, incluindo opções de descontos para crianças, idosos e jovens de baixa renda cadastrados.
DETALHES DA VIAGEM:
Rota: Parauapebas (PA) a São Luís (MA).
Duração: cerca de 16 horas.
OPERADORA: Estrada de Ferro Carajás (EFC).
O QUE ESPERAR: O trem conta com lanchonete, restaurante, ar-condicionado, tomadas e banheiros adaptados, além de tomadas para carregamento de equipamentos. Há paradas em diversas estações ao longo do caminho, como Santa Inês, Açailândia e Marabá.
O trem conta com lanchonete, restaurante, ar-condicionado, tomadas e banheiros adaptados, além de tomadas para carregamento de equipamentos. Há paradas em diversas estações ao longo do caminho, como Santa Inês, Açailândia e Marabá.O transporte funcional por meio de trens na Amazônia parece causar estranheza em muitas pessoas, mas, para quem mora no Maranhão ou no Pará, essa é uma realidade cotidiana. Há 36 anos o Trem de Passageiros de Estrada de Ferro Carajás (EFC) se destaca como uma opção de transporte entre os dois Estados, conectando a Amazônia Legal.
De acordo com a Vale, empresa que administra o trem, ele é o que percorre a maior distância entre os pontos de partida e chegada no Brasil: 861 km, com 15 pontos de parada ao longo de 27 municípios, sendo 24 no Maranhão e três no Pará.
Ao todo, a viagem dura cerca de 16 horas e os pontos de embarque mais populares são as cidades de São Luís, Santa Inês, Açailândia – no Maranhão -, Marabá e Parauapebas – no Pará.
Sem a influência da pandemia da Covid-19, o trem pode transportar até 1.500 pessoas por dia, o que equivale a 28 ônibus ou 325 veículos a menos circulando nas rodovias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você pode fazer seu comentário clicando sobre o título da postagem onde será direcionado para Conversa Fiada, com espaço para a publicação da sua opinião. Ela será acolhida com atenção e carinho e sempre que possível respondidas.