PARAUPÉBAS

 


Sim, é possível viajar de trem a partir de Parauapebas na Estrada de Ferro Carajás (EFC), que conecta a cidade a São Luís, no Maranhão, e é considerada a maior viagem de trem de passageiros do Brasil. O percurso de 900 km atravessa 27 municípios e tem uma duração de aproximadamente 16 horas, sendo uma opção econômica, segura e culturalmente rica para explorar a região.
O transporte é uma das opções mais econômicas e seguras para conectar o Norte e o Nordeste, com valores que variam de acordo com a época.
O nome Parauapebas tem origem tupi e significa "rio de águas rasas", referindo-se a um curso d'água que atravessa a região. A etimologia vem da junção de "pará" (rio grande), "y" (rio), e "peb" (achatado ou raso).

BENEFÍCIOS
A viagem é acessível a todos, incluindo opções de descontos para crianças, idosos e jovens de baixa renda cadastrados.

DETALHES DA VIAGEM:
Rota: Parauapebas (PA) a São Luís (MA).
Duração: cerca de 16 horas.

OPERADORA: Estrada de Ferro Carajás (EFC).

O QUE ESPERAR: O trem conta com lanchonete, restaurante, ar-condicionado, tomadas e banheiros adaptados, além de tomadas para carregamento de equipamentos. Há paradas em diversas estações ao longo do caminho, como Santa Inês, Açailândia e Marabá.
O trem conta com lanchonete, restaurante, ar-condicionado, tomadas e banheiros adaptados, além de tomadas para carregamento de equipamentos. Há paradas em diversas estações ao longo do caminho, como Santa Inês, Açailândia e Marabá.

O transporte funcional por meio de trens na Amazônia parece causar estranheza em muitas pessoas, mas, para quem mora no Maranhão ou no Pará, essa é uma realidade cotidiana. Há 36 anos o Trem de Passageiros de Estrada de Ferro Carajás (EFC) se destaca como uma opção de transporte entre os dois Estados, conectando a Amazônia Legal. 

De acordo com a Vale, empresa que administra o trem, ele é o que percorre a maior distância entre os pontos de partida e chegada no Brasil: 861 km, com 15 pontos de parada ao longo de 27 municípios, sendo 24 no Maranhão e três no Pará.
Ao todo, a viagem dura cerca de 16 horas e os pontos de embarque mais populares são as cidades de São Luís, Santa Inês, Açailândia – no Maranhão -, Marabá e Parauapebas – no Pará. 
Sem a influência da pandemia da Covid-19, o trem pode transportar até 1.500 pessoas por dia, o que equivale a 28 ônibus ou 325 veículos a menos circulando nas rodovias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode fazer seu comentário clicando sobre o título da postagem onde será direcionado para Conversa Fiada, com espaço para a publicação da sua opinião. Ela será acolhida com atenção e carinho e sempre que possível respondidas.

Postagem em destaque

UM HOMEM ABANDONADO

Um homem finalmente sai da prisão depois de ser preso por um crime cometido pelo irmão. Ressentido com sua família, ele procura formas de re...