O VALLE DEL BUS



ONIBUS ABANDONADO NO DESERTO DO ATACAMA

Assisti a um filme, na televisão, chamado, Na Natureza Selvagem, que contava a história triste de um jovem, que depois de caminhar por dois anos perdido e sozinho na selva de um parque nacional no Alasca, encontrou sua morte no interior de um ônibus abandonado. 
O jovem acabou morrendo de frio e de fome dentro do ônibus. A história é verídica e este ônibus, virou uma espécie de lugar mágico, para outros jovens e viajantes aventureiros. Mais tarde virou livro e filme.

CHEGADA EM SÃO PEDRO DO ATACAMA

Um outro ônibus abandonado, está no deserto Chileno, em San Pedro do Atacama, num vale próximo às Lagunas Escondidas de Baltinache. O lugar passou a ser reconhecido pelas agências de turismo como um atrativo, que hoje é chamado de Valle Del Bus
Ninguém sabe como aquele ônibus foi parar lá. A teoria mais aceita é que ele foi levado lá, para ser abrigo de festas clandestinas no deserto, já que em São Pedro do Atacama é proibido dançar, bem como beber nas ruas. Os carabineiros são bastante rígidos com quem descumpre as leis locais.

ALASKA


Diferente da selva e do frio no parque nacional do Alaska, o ônibus chileno está numa região quente e árida e estacionado atrás de uma colina, dificultando a sua visibilidade. 
Mas voltando a velha pergunta, de como esse ônibus foi parar lá: Bem, esse é um mistério que ninguém sabe informar! 

Os nativos possuem uma forte tradição religiosa por lá e uma das lendas da cidade de São Pedro do Atacama diz que a cidade foi construída sobre um cemitério e assim, em respeito aos mortos que ali descansam, não é possível realizar festas.
Outra explicação para essa curiosa característica da cidade é: Para um estabelecimento realizar alguma festa, deve ser registrado como "cabaré", com taxas de licença e impostos altíssimos. A solução foi as famosas festas clandestinas no deserto.




Atualmente, as festas não são mais realizadas no local, e o ônibus virou apenas uma atração turística, onde fãs da história do jovem ocorrida no Alaska, que virou filme filme, buscam encontrar semelhanças entre os dois ônibus. 
O segundo ônibus do Atacama, está localizado nas proximidades de São Pedro do Atacama, 45 km, mais ou menos, 1:00h da cidade, no caminho para o vulcão Sairecabur e que servia como um escritório de controle de uma mina de enxofre local.


De qualquer forma, é bem estimulante para a imaginação das pessoas, encontrar uma carcaça enferrujada no meio de um deserto, sem querer saber a sua história.
                                                                                     Até a próxima postagem!

Comentários

Postagens mais visitadas