FOSSA DAS MARIANAS

Existem lugares neste mundo, que não sabemos designa-los se fantástico, por sua beleza natural, ou se horripilantes por suas características que fogem da normalidade. A Fossa das Marianas, é um exemplo por se tratar de uma cavidade mais ou menos em forma de um cone, dentro do Oceano Pacifico, numa profundidade fora do comum. É tão profundo, que é possível colocar o Monte Everest e sobrar mais 2 quilômetros de espaço. Você já ouviu falar deste lugar? Não?...
A Fossa das Marianas foi proposta para ser local de depósito de resíduos nucleares e esta não foi a única vez que o oceano foi considerado como depósito de lixo radioativo. Apesar da dificuldade de acesso, estudos mostram que a poluição provocada pelo ser humano já chegou até no fundo da Fossa das Marianas. Em 2019, além de lixo plástico, foi detectada radioatividade no local mais profundo da Terra.

Em 1960, quando o batiscafo TRIESTE, (pequeno veículo autônomo, tripulável) da marinha dos Estados Unidos, tripulado pelo tenente Don Walsh e o cientista Jacques Piccard participaram da expedição. A descida e subida demorou 9 horas. Os dois exploradores ficaram por 20 minutos no ponto mais profundo dos oceanos.

VISÃO AEREA DA FOSSA DAS MARIANAS

Meu velho, se segura, o local é sinistro, trata-se do mais profundo dos oceanos e sua profundidade é superior a 11 mil metros, onde não existe luz e a pressão é esmagadora. 
Localizado, ao leste das ilhas Marianas,  na fronteira convergente entre as placas tectônicas do Oceano Pacífico e das Filipinas. A fossa já chegou a ser explorada por humanos, que chegaram ao seu ponto mais fundo em 1960.



A redação de uma revista especializada, foi atrás de alguns fatos sobre a Fossa das Mariana, e descobriu mais 7 verdades sobre o local, entre elas inclui vida nas profundezas do oceanos e criaturas tão fascinantes, quanto horrendas. Porém, já vamos avisando, um humano sobreviver em sua profundidade máxima é quase que uma missão impossível.

GRANDE BURACO AZUL

Outro lugar fascinante é o Grande Buraco Azul da foto acima localizado há quase 70 quilômetros mar a dentro da Cidade de Belize, país na costa leste da América Central, voltado para o Mar do Caribe.
Com forma de um círculo perfeito, tem pouco mais de 300 metros de largura e atinge 124 metros de profundidade.
A Fossa das Marianas teria se formado há mais ou menos 6 e 9 milhões de anos atrás na região de encontro das placas tectônicas das Filipinas e do Pacífico.



Comentários

Postagens mais visitadas