ROTA CAMINHO DAS VELHAS COLONIAS


Nos dias 23 e 24 de Fevereiro de 2019 eu e a Rô, também guia de turismo, levamos um grupo de pessoas para conhecer a rota caminho das velhas colonias, localizado a 86 km de Porto Alegre e que compreende os municípios de Marata, Brochier, Barão, Salvador do Sul e São Pedro da Serra. 
Lá fomos recebidos pela guia de turismo local, Liane, que nos deu uma aula de história, mostrando cada cantinho das cinco cidades, suas peculiaridades e também  conquistou a todos com sua simpatia, dedicação e profissionalismo. 



O passeio teve contemplação as 2 cascatas, passeio de Dindinho (bondinho puxado por um trator), visitação a lojas de artesanato e de produtos coloniais com degustação, praças, igreja, vinícola com degustação de uvas colhidas diretamente dos parreirais, dois almoços inclusos, sendo que um com comida tipica alemã e um cafe rural de jantar. O pernoite foi num hotel spa maravilhoso no alto da serra, com uma recepção calorosa da rainha da cidade e suas duas princesas, além do café da manhã saborosíssimo. O passeio foi um sucesso, deixando aquele gostinho de... ainda quero mais...




O QUE É A ROTA CAMINHO DAS VELHAS COLONIAS:
A rota foi criada, pelas secretarias municipais de turismo da micro região do Vale do Caí, com o objetivo de resgatar as tradições e a cultura dos povos de imigração alemã, estabelecidos nestas localidades, há mais de 150 anos, mostrando além das belezas naturais, o artesanato, a gastronomia, a arquitetura, a música e os costumes que representam a história desses colonizadores que aqui chegaram na construção do estado.


HISTÓRIA DAS VELHAS COLONIAS:
Nas décadas de 1920 a 1940, a região de colonização alemã experimentou uma redução de terras produtivas disponíveis para a agricultura, devido ao aumento do número de habitantes. Cada família, naquela época, tinha 10 a 15 filhos. Isto fez com que não tivesse terra produtiva para todos, muitos jovens saíram em busca de terras produtivas e férteis em outros estados, como Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, que passaram a chamar de ?neuen kolonie?, ou Novas Colônias.
Quando estes migrantes retornavam ao Vale do Caí para visitar seus familiares e amigos, passaram a chamar a região de ?weg der alten kolonie?, ou o caminho das velhas colônias.


ROTA TURÍSTICA:
A rota com agendamento prévio, inicia com recepção, no centro de Maratá, pela simpática Liane, Guia de turismo local. De dindinho os visitantes conhecem o Parque Cascata da Vitória, a cascata de Marata, a Trilha Turística, (lindamente arborizada, onde no passado o trem passava), o Parque da Oktoberfest, a Casa do Artesanato.


Posteriormente seguem para Brochier, município colonizado por franceses, onde visitam o Parque Municipal, a Praça, lojas de Artesanato, produtos Coloniais e almoço servido em restaurante no centro da cidade. Brochier começou a ser colonizada por João Honório e Augusto Brochier dois irmão , vindos da França, passaram pelo Peru, Montevidéu e Montenegro, decidindo estabelecer-se às margens de um arroio, à 25 km de Montenegro.
Com o passar do tempo, o arroio e o núcleo populacional que se formou no local receberam o nome dos pioneiros, Brochier. O distrito de Brochier foi criado em 05/05/1873.




Entre tantas atividades, uma parada para se refrescar, a sombra do Casarão construído em 1894 na Linha Bonita em Salvador do Sul.
Após visita-se o município de Salvador do Sul, iniciando pela Linha Stein, na Propriedade da Lizete Stein, que recebe os visitantes com degustação de bolachas caseiras e faz uma demonstração de como se extrair o caldo de cana na moenda e é servido na hora.
Entre uma cidade e outra, o visitante tem contato com a simplicidade do povo rural, a beleza dos campos e vales, que compõe a exuberante mata serrana e seu cheiro peculiar orvalhado que parece entrar na alma.


Ainda nas proximidades da Linha Bonita, ganha-se uma viagem no tempo. O momento emocionante da passagem por um antigo túnel ferroviário. A passagem é feita a pé, ou de micro-ônibus, para que o visitante sinta a energia de estar passando de trem, pelo interior do túnel, que foi escavado na pedra. Momento também de admirar a criatividade da engenharia e de ativar a nossa adrenalina!..
A estação de Linha Bonita foi inaugurada em 1909. Desativada no final dos anos 1970, seus trilhos foram removidos, mas o prédio da estação, ainda está de pé. 
Esta estrada, ligava Porto Alegre a Caxias do Sul, entre Maratá e Barão, mas hoje pertence a Salvador do Sul.


No centro da cidade de Salvador do Sul, visitam a praça central e recebem um saboroso quindim ou bolachas de Natal, de boas vindas, uma guloseima tradicional entre os colonos alemães. Deliciosa! Visita-se também a Igreja Matriz da cidade, com uma torre erguida em frente, homenageando os três Santos Mártires das Missões.
Seguindo pela BR 470, chegamos a Barão, onde visita-se a Praça dos Símbolos, visualiza-se a estação do trem e a sede da Prefeitura Municipal de Barão, e visitação a Loja/fabrica de Bolsas  de couro Graziele e Malharia Felling.


Retornando pela mesma BR, visita-se São Pedro da Serra, onde respiram a história da igreja construída em 1929, a Praça e o Artesanato Cantinho da Arte, e se o grupo desejar tem opção de café da tarde rural em restaurante no centro da cidade. 
O roteiro poderá ser realizado em um ou dois dias, também pode ser alterado, dependendo do publico e dos atrativos que desejam conhecer.




VALE DA FELICIDADE:
Esta região do Rio Grande do Sul, formada por um grupo de municípios próximos ao leito do Rio Caí, tem este nome em virtude de suas características, que a distinguem do restante do país. Índices como o de pobreza, analfabetismo, saúde e longevidade são semelhantes aos de países de Primeiro Mundo, como a Inglaterra, Canadá e Estados Unidos, associado a um custo de vida reduzido, se comparado ao de outras regiões brasileiras, permitindo que seus habitantes se considerem realmente felizes.


Compõe o Vale da Felicidade os municípios de: Alto Feliz, Barão, Bom Princípio, Brochier, Capela Santana, Feliz, Harmonia, Linha Nova, Maratá, Montenegro, Nova Santa Rita, Pareci Novo, Portão, Salvador do Sul, São José do Hortêncio, São José do Sul, São Pedro da Serra, São Sebastião do Caí, São Vendelino, Tupandi, Vale Real, e a maior delas Montenegro, com pouco mais de 62 mil habitantes. Todas elas são pequenas, limpas e organizadas.

Até o próximo passeio!






Comentários

Postagens mais visitadas