AS BRUXAS PETRIFICADAS DE ITAGUAÇU.


Você conhece a história das bruxas que foram transformadas em pedras, na praia de Itaguaçu - Sta Catarina? 
Bom, em primeiro lugar, vamos nos localizar, no mapa:.. 💀
Itaguaçu é um bairro nobre do município de Florianópolis, em Santa Catarina, situado na porção continental do município, ao sul, entre os bairros de Coqueiros e Bom Abrigo e a Baía Sul. 
O nome Itaguaçu é de origem tupi e quer dizer "pedra grande", pela junção de itá (pedra) e gûasu (grande). O nome é uma referência a interessantes formações de granito à beira da praia de Itaguaçu e em meio ao mar da Baía Sul, havendo mesmo uma lenda que conta de bruxas que teriam sido petrificadas, dando origem às pedras, uma das quais parece ter um chapéu. 


Também há um conjunto de 6 pedras que formam um tipo de um círculo, com uma sétima pedra no meio, dando a alusão de um ritual satânico.
A Praia do Itaguaçu é mais um daqueles lugares de Florianópolis, que poucos turistas tem a oportunidade de conhecer, já que está no continente e não na ilha, ficando assim mais longe das praias populares e também das praias da moda. Há muitos habitantes da cidade que também nunca estiveram lá ou até nem sabem que o local existe. 
Itaguaçu pode ser acessada rapidamente de carro a partir do centro da cidade, num percurso de apenas 5 km, seguindo as placas de sinalização na direção do bairro Coqueiros. É terceira e última praia da região, bem no final da Rua. Des. Pedro Silva. Quem está sem carro pode ir ao local de ônibus, pegando a linha que leva o nome do bairro. 
A água da praia é infelizmente imprópria para o banho, mas o local é bem agradável para uma boa caminhada e ainda conta com vários restaurantes na orla, para se apreciar a comida local. 
Existe até uma placa no centro da vila, que conta a historia das bruxas petrificadas e que eu reproduzo logo abaixo da foto:.


A LENDA, UMA HISTÓRIA INVENTADA:
Diz a lenda que as bruxas da região queiram fazer uma linda festa aos moldes da alta sociedade.
O local para o encontro festeiro, seria a praia do Itaguaçu, o mais belo cenário da Terra. Todos seriam convidados, os lobisomens, os vampiros e as mulas-sem-cabeça. Os mitos indígenas também compareceram, entre eles estavam os curupiras, os caiporas, os boitatás e muitos outros. Em assembleia, as bruxas decidiram não convidar o diabo pela razão do seu imenso fedor de enxofre e pelas suas atitudes antissociais, pois ele exige que todas as bruxas lhe beijem o rabo como forma de firmar seu poder absoluto. A orgia se desenrolava, quando surge de surpresa o diabo que, entre raios e trovões, raivosamente irritado pela atitude marginalizante das bruxas, castiga todos transformando-os em pedras grandes, que até hoje flutuam nas águas do mar verde e azul da praia de Itaguaçu.
Ao que parece, esta criativa historia foi inventada pelo historiador Peninha, no desejo de implementar o turismo no local e o local onde estão as pedras é chamado de Salão de Festas das Bruxas.

Até o próximo passeio! 

Comentários

Postagens mais visitadas