AS BRUXAS DA ILHA DA PINTADA


As bruxas da Ilha da Pintada, não são de pedra, como as da praia de Itaguaçu em Sta Catarina, são moças de carne e osso, que viram velhas e invadem a ilha nas noites e madrugadas de lua cheia, das quintas-feiras para as Sextas-feiras, assustando seus moradores.

ORIGEM DO NOME DA ILHA:
A Ilha da Pintada é uma das ilhas brasileiras integrantes do Parque Estadual Delta do Jacuí. Faz parte do bairro Arquipélago da cidade de Porto Alegre e seu nome possivelmente se originou por causa do peixe de nome "pintado" que é pescado em abundancia, tanto que o prato típico da ilha é o "pintado ensopado".
Sua população descende de imigrantes açorianos e de ex-escravos africanos, que deixaram traços na cultura local, tais como nas lendas e nas crenças dos atuais ilhéus. Atualmente, a pesca artesanal já não é mais o principal meio de subsistência da ilha e a grande maioria da sua população trabalha e busca seus rendimentos no comércio e nos serviços oferecidos pela proximidade da capital.
Mas uma crença resiste por mais de 3 séculos na Ilha da Pintada em Porto Alegre, uma das 16 do arquipélago da capital. Moradores acreditam que bruxas circulam pelo bairro, nas madrugadas de quinta-feira para sexta-feira, assombrando pessoas nas ruas e em suas casa.


Para proteger a comunidade, dessas bruxas, mulheres comuns aprenderam o ofício de benzedeiras, e passaram a tradição de geração em geração, ajudando nos males das alergias, mau olhado, quebranto, bruxaria e outros males.
Algumas crianças nascem "embruxadas", diz uma moradora da ilha e apresentam algumas características que levam uma benzedeira a determinar se está ou não embruxada, como manchas roxas espalhadas no corpo, insônia, emagrecimento e dormir com os braços cruzados como se estivesse dentro de um caixão.

BRUXAS E BENZEDEIRAS:
Segundo os moradores, as bruxas em alguns casos são da própria comunidade e são identificadas pelas benzedeiras, dentro do ritual de benzeção, o que faz a gente pensar em alguma relação de co-existência entre elas e se perguntar: 
Seriam as benzedeiras também bruxas, já que possuem muitas coisas em comum, como o respeito pela natureza, orações e o uso de ervas para a prática de cura?

RECEITA CONTRA BRUXAS:
Para evitar que as bruxas entrem em casa, é preciso um ritual, explica uma das benzedeiras da ilha": Faz-se um símbolo de Salomão e pendura-o numa parede, ou nas janelas do quarto e se coloca uma tesoura aberta embaixo do travesseiro, com uma trouxinha de sal enrolado num pano branco. Isto afasta as bruxas.


SELO DE SALOMÃO:
Representado por dois triângulos entrelaçados, o Selo de Salomão simboliza a transformação dos processos alquímicos e é considerado um selo ocultista, usado na bruxaria, magia negra, alquimia, feitiçaria, astrologia.
O selo de Salomão é assim chamado pelo fato de o anel do rei Salomão ter um anel com esse desenho e que por ele era utilizado como forma de afastar os maus espíritos, simbolizando, assim, a proteção divina. Por isso, acredita-se que esse símbolo tenha poderes mágicos.
Você pode visitar a Ilha da Pintada através de transporte publico:
D 18 Ilha da Pintada- direta e o 718 Ilha da Pintada no terminal Praça Rui Barbosa- Poa.

Até o próximo passeio!

Comentários

Postagens mais visitadas