UM CAFE EXPRESSO POR FAVOR!


Tudo bem, podem me xingar à vontade! .. Mas hoje de manhã quando fui a uma lanchonete, aqui perto de casa, para comprar "cigarros", fui interpelado por um senhor que já se encontrava dentro do estabelecimento e que com cuidado e simpatia se aproximou do balcão onde eu estava e me pediu que eu lhe pagasse um café expresso. Claro que eu, flexível como muitas vezes sou, aceitei o seu pedido, sendo observado silenciosamente por outros clientes e funcionários que pareciam inicialmente tensos com o que presenciavam e somente relaxaram quando assistiram na pratica a xícara de café ser servida.
Lembrei do Café Pendente ou compartilhado, que já postei AQUI no blog e que diferentemente do que aconteceu comigo na lanchonete, trata-se de uma troca gentil entre anônimos: um sistema no qual você toma um café pago por alguém e pode fazer a mesma gentileza: deixar um café pago para outra pessoa que nunca viu. 
O “café suspenso” é uma tradição local criada em Napolis, durante a Segunda Guerra Mundial e que ressurgiu há alguns anos como resultado dos tempos difíceis.  
Revirei a Internet, procurando Cafés, aqui em Porto Alegre, que utilizam esta pratica, que eu chamaria de fraternal e encontrei apenas um: Agridoce Café - na Sarmento Leite 1024- Cidade Baixa, postado no blog de Mariana Fritsch.
Que bom seria, se outros estabelecimentos também adotassem este sistema e ficassem de fora do elitismo e da auto promoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode fazer seu comentário clicando sobre o título da postagem onde será direcionado para Conversa Fiada, com espaço para a publicação da sua opinião. Ela será acolhida com atenção e carinho e sempre que possível respondidas.

Postagem em destaque

AS TRES MENINAS

As três meninas eram dos campos da Cecília. Eram três meninas loirinhas cujos cabelos pareciam trigo solto ao vento. Quando seus pais abrira...