UM LUGAR PARA SER LEMBRADO POR TODA A HUMANIDADE.


Um amigo retornou de Berlim a cerca de 15 dias e com ele, trouxe algumas fotos da cidade e de Sachsenhausen, um dos três maiores campos de concentração do regime nazista na Alemanha.
Para muitas pessoas deve parecer estranho ir para a Europa e conhecer um campo de concentração nazista, onde tantas pessoas inocentes, foram desumanamente exterminadas por uma politica baseada no racismo e no ódio. Mas isto foi um fato verídico que deve ser vivenciado (olhado de perto), para que se elimine qualquer ideia de ficção à respeito do acontecido e se crie uma experiencia real; Tipo: Aquilo que experimentamos através dos nossos olhos, se aprofunda na alma, uma vez que se aprende muito mais visitando o lugar do que lendo em livros ou assistindo em filmes de TV.


Desde de 2009, o governo alemão vem investindo milhões de euros, em seus memoriais históricos, o que pra mim parece uma responsabilidade social do estado.
Quando retornei de Nova Iorque em Janeiro de 2013, lamentei ter passado do lado do memorial 11 de Setembro e seu museu e não ter entrado. Era um dia muito frio, com uma fila interminável e alem de tudo, aquele espaço aberto, onde antes ficavam as duas torres, me causou na época, um desconforto indescritível. Quando cheguei ao Brasil me arrependi de não ter feito a visita.


O Campo de Concentração Sachsenhausen, foi o primeiro campo nazista entre os anos em que os alemães estiveram no seu comando.
Entre 1936 e 1945, foram mortas 200.000 mil pessoas, a sua maioria, judeus, ciganos, homossexuais, pobres e deficientes físicos. Fica a 35 km ao norte de Berlim, na cidade de Oranienburg com visitação gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode fazer seu comentário clicando sobre o título da postagem onde será direcionado para Conversa Fiada, com espaço para a publicação da sua opinião. Ela será acolhida com atenção e carinho e sempre que possível respondidas.

Postagem em destaque

AS TRES MENINAS

As três meninas eram dos campos da Cecília. Eram três meninas loirinhas cujos cabelos pareciam trigo solto ao vento. Quando seus pais abrira...