OS CACHORRINHOS DE PEDRA


Uma das opções para se fazer trilhas ou simplesmente um passeio junto a natureza, é visitar o Morro do Itacolomi localizado à 12 quilômetros do centro dMunicípio de Gravataí, pouco mais de 30 quilômetros de Porto Alegre. 
Lembrar que em Minas Gerais, existe o Pico Itacolomi cujos os Municípios de abrangência são: Ouro Preto e Mariana.

ORIGEM DO NOME: 
Na Sexta- Feira dia 20/05 à tarde, fui conhecer o morro, cujo o nome "Itacolomi", vem do Tupi e quer dizer: "Pedra Menina". 
Trata-se de uma formação rochosa de arenito, cercado por uma densa mata ao seu redor. O local é muito procurado por trilheiros e montanhistas  que gostam de escalar o local. Uma das formações rochosas, lembram dois cachorrinhos, se beijando.
De Porto Alegre até a entrada do morro, são 34 quilômetros pela RS 020, na parada 83-A em direção à cidade de Taquara. Da estrada já se enxerga o Morro.


Em frente a parada de ônibus tem uma estrada asfaltada que ao ser percorrida, leva até a entrada da trilha com placa de informações. No local é proibido acampar e como é área particular, uma senhora chamada Nair, cobra R$ 5,00 para estacionar o carro dentro do seu pátio, além de oferecer pasteis e bolinhos de batata. No Morro do Itacolomi é possível conhecer também a nascente do Arroio do Barnabé um dos afluentes hidrográficos do Rio Gravataí.
O Morro do Itacolomi é um lugar perto da capital e que propicia momentos de interação com a natureza e lazer. De cima do morro é possível apreciar grande parte do centro urbano de Gravataí, além da vasta região metropolitana de Porto Alegre. Outro atrativo é admirar o Pôr do Sol, lá de cima no final da tarde.
Até o próximo passeio!



Comentários

Postagens mais visitadas