MULHERES NEGRAS QUE FIZERAM HISTÓRIA - TIA CIATA

TIA CIATA
  
Hilária Batista de Almeida, mais conhecida como Tia Ciata tornou-se um símbolo da resistência negra no Brasil pós-abolição e uma das principais incentivadoras do samba depois de abrir as portas de sua casa para reuniões de sambistas pioneiros quando a prática ainda era proibida por lei.
Nascida em 1854 em Santo Amaro da Purificação na Bahia, aos 22 anos levou o samba de Roda para o Rio de Janeiro. Foi a mais famosa das tias baianas (na maioria mães de santo que deixaram Salvador por causa das perseguições policiais) chamada de Diáspora Baiana do início do século. 
Eram negras baianas que foram para o Rio de Janeiro especialmente na última década do século XIX e na primeira do século XX para morar na Praça Onze, na região da Cidade Nova onde vendia seus quitutes num tabuleiro, vestida com os trajes típicos de baiana.

CASA DE TIA CIATA EM RJ

Atualmente a Casa da Tia Ciata é a sede da Organização dos Remanescentes da Tia Ciata (ORTC) e espaço cultural para manter viva a memória da Matriarca do samba. Uma exposição permanente sobre a veterana do samba é a principal atração do espaço.
Tia Ciata entrou para a história como tantas outras mulheres negras, que lutaram para manter sua raiz, cultura com dignidade num pais racista e sem lugar para mulheres (principalmente negras).
Em sua casa na Praça Onze, onde os sambistas se reuniam, foi criado o primeiro samba gravado em disco - "Pelo Telefone"- , uma composição de Donga e Mauro de Almeida, na voz do cantor Baiano, também nascido em Santo Amaro da Purificação.

Tia Ciata tornou-se uma espécie de primeira dama das comunidades negras. Era procurada para dar conselhos devido sua inteligência, sabedoria e generosidade. 
Todos os dias servia gratuitamente, em sua casa, almoço para trabalhadores e pessoas carentes.
Morreu em 1924, respeitada na cidade, coisa de cidadão, muito longe da realidade comum dos negros de sua época.

PANDEMIA E REFLEXÃO


Estou neste momento isolado em minha casa, como a grande maioria da população mundial,  na espera por um milagre, confinado em razão desta pandemia que já matou milhares de pessoas e dizem que vai matar ainda mais. Daqui do prédio, onde moro, assisto ruas e praça completamente desertas e um silencio que só é quebrado por alguns poucos veículos e cães de rua que se adonaram das lixeiras nas calçadas.
Parece piada, mas nós seres humanos, trocamos de posição com os cães, estamos confinados em nossas casas e eles soltos, numa evidente luta pela sobrevivência.
Às vezes me pergunto entre um noticiário e outro da TV, se o que estamos enfrentando é verdadeiro, se essa guerra está realmente acontecendo. As informações sobre o perigo iminente da pandemia me chegou tão rápido, que o meu cérebro não conseguiu processar nas primeiros horas, em que fui informado no trabalho, que deveria ir para casa e me proteger. 
O que falta ainda acontecer?.. Diziam algumas colegas de repartição. Na rua, algumas pessoas já de mascaras seguiam seu destino assustadas e com pressa, como se um toque de recolher fosse soado em tempos de guerra.
Faço parte do grupo de pessoas que vivenciaram muitas mudanças no mundo, como guerras, revoluções politicas e sociais, golpes de estado, atentados terroristas, acidentes naturais e agora fazendo parte do grupo de risco de uma doença pandêmica, cujo o inimigo é invisível aos olhos, e o principal alvo são os velhos como eu e sem nenhuma arma eficiente para combate-lo. Algumas outras pessoas ainda caminhavam pelas ruas, com roupas de esportes e sem máscara, talvez incrédulos ou desavisados do que estava acontecendo.
O caos foi  se estabelecendo a cada dia, com o colapso gradativo dos serviços de saúde publica, superlotação de UTIs, sem equipamentos apropriados e a morte crescente de centenas de pessoas sendo notificado na TV e algumas enterradas em valas comuns.
Os dias vão passando e a gente vai ficando cada vez mais pensativo, ansioso, angustiado, temeroso e também esperançoso, aguardando por uma saída, torcendo para não fazer parte das estatísticas de baixas.
Eu fico me perguntando tantas coisas e pensando em tantas outras enquanto driblo minhas angustias: Será que essa exclusão social forçada, para diminuir o contagio da doença, está servindo para  as pessoas refletirem sobre suas vidas e fragilidades ou não estão nem aí?
Estará esta pandemia, abrindo portas, para novas possibilidades de conscientização e preservação ambiental?
Será que o ser humano se tornará melhor em suas qualidades humanas, depois que tudo passar? O que nos resta é esperar!..
Ontem a lua estava gigante e laranja, no céu, quando me debrucei na janela do meu quarto. Magnificamente enorme e iluminada, como o Empire State Building, visto da janela de um hotel em New York. Aquela visão da Lua, me causou medo, medo que ela despencasse sobre a cidade, sobre mim e que tudo acabasse tragicamente como prevê alguns seguidores religiosos. 
Vai saber!..

APERFEIÇOANDO O IMPERFEITO.

Mas quem é este Afonsinho?.. Perguntou-me o violonista que me acompanhava no ensaio da musica "Meio de Campo" lançada em 1973, por Gilberto Gil.
Também curioso, já que eu não tinha conhecimento desta história, fui a campo de pesquisa, em busca de uma resposta.


Afonsinho Jogava como meia-armador. Foi revelado pelo XV de Jaú em 1962. Em 1965, foi transferido para o Botafogo, clube pelo qual foi campeão várias vezes. Tudo começou quando Afonso Celso Garcia Reis, o Afonsinho, jogador do Botafogo, dando um tempo as suas visitas a o barbeiro, resolveu cultivar uma curiosa e longa barba e cabelos, que lembravam a de (um hippie? Um revolucionário? Um..?), descumprindo as normas estéticas, exigidas pelo então treinador do Botafogo, Mário Jorge Lobo Zagallo, aquele da conhecida frase, "Vocês vão ter que me engolir". Zagalo proibiu a entrada de Afonsinho no clube. A diretoria alvinegra também apoiando seu técnico, decidira impedi-lo de treinar, enquanto o jogador "rebelde", não reparasse a barba e os cabelos compridos, conforme exigência do técnico.
Ofendido, sem poder jogar  e sentindo-se discriminado  pela decisão, Afonsinho resolveu, então, deixar o clube pedindo a liberação de seu "passe", mas os Bambambãs do Botafogo negaram-no, e o jogador recorreu ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva, que depois de muitas quedas de braços, foi favorável ao jogador, dando-lhe o direito ao passe livre e manter sua barba e cabelos compridos.
Era o início de uma nova fase no futebol brasileiro. Afonsinho tornou-se o primeiro atleta do Brasil a ganhar o direito ao passe livre na justiça, em março de 1971. Esse direito só seria instituído exatamente 27 anos depois, pela Lei n° 9615, de março de 1998.
Por esta façanha de Afonsinho em defesa e luta por seus direitos, Gilberto Gil então compôs este samba🎵 em homenagem a Afonsinho, por sua atitude libertaria, num período em que os desmandos (utilização excessiva do poder) transgredia os direitos que cabe a qualquer cidadão, num país democrático.🙏

Meio de Campo:
Gilberto Gil

Prezado amigo Afonsinho
Eu continuo aqui mesmo
Aperfeiçoando o imperfeito
Dando um tempo, dando um jeito
Desprezando a perfeição
Que a perfeição é uma meta
Defendida pelo goleiro 
Que joga na seleção 
E eu não sou Pelé nem nada 
Se muito for, eu sou Tostão 
Fazer um gol nessa partida não é fácil, meu irmão 





RECEITA

Hoje será o dia de eu chegar em casa e tomar varias pequenas doses de licor de laranja com açúcar mascavo infundidos no Gin.
Os licores me são derradeiros, 
como os poemas dramáticos de Pessoa, 
como os olhos rasgados e agressivos de Clarice, 
como certas musicas do Djavan que ouço e vão além do meu entendimento, 
mas também doces, delicados, que me puxam  pra camadas mais profundas  de mim mesmo,
onde a água salgada presa em mim, 
me ardem as narinas e a garganta.
Por vezes tenho algumas visões, 
lembranças com cheiros e sabores tão reais e  mentirosos 
quanto o carinho dos felinos que tem sede de agua e fome de carne.

QUILOMBO PEIXOTO DOS BOTINHAS


Meu destino dia 28/12/2019 à noite, um Sábado de muito calor, foi visitar a convite de uma amiga, o Quilombo Peixoto de Botinhas, localizado no Capão da Porteira, parada 135 da RS 040,  na zona rural de Viamão.
Como recusar um convite desses?.. principalmente eu que tenho a maior consideração e respeito pelas tradições e cultura de um povo que tenho descendência.

Criado na época dos navios negreiros, acredita-se que o Peixoto de Botinhas tenha sido o primeiro quilombo de Viamão, embora sem nenhum registro e tendo caído no esquecimento, como a maioria da historia e cultura da população negra, que foi reprimida e apagada  pelos colonizadores brancos europeus.


O que sobrou do passado, foram resquícios de uma memoria fragmentada, pelo trabalho excessivo e árduo, sofrimento da dor física e emocional e a necessidade e imposição de uma sobrevivência invisível, numa mundo escravocrata e desumano. Portanto, a historia do quilombo, ficou sendo a que foi contado pelos mais velhos, através das lembranças muitas vezes falha, que conseguiram guardar de sua trajetória.


HISTÓRIA DE COMO SURGIU O QUILOMBO:
Conforme conta Antônio Gomes, morador do quilombo, um navio chegou a um porto, provavelmente o porto de Rio Grande e transferiu os escravos presos no porão da embarcação, para uma embarcação menor, que veio pela Lagoa dos Patos. No desembarque, houve uma rebelião muito violenta, em que muitos morreram. Quem viveu, não foi cativo por nenhum dia, já que o quilombo foi fundado no alto de uma montanha, de onde tinham uma ampla visão dos arredores. Uma estratégia que foi fundamental para garantir a liberdade da nova comunidade.



MOTIVO DO NOME PEIXOTO DE BOTINHAS:
Em 2004, quando foi fundada a associação dos quilombolas, neste local, foi preciso escolher um nome para o quilombo. O grupo buscou fazer uma homenagem a importantes personagens da história local como dona Pelônia e Fortunata. 
Vamos à história: 
Dona Pelônia, teve um filho com um estancieiro de sobrenome Peixoto, iniciando assim uma nova família.
Já Dona Fortunata, teve um grupo de netos, fruto de seu casamento com Vitorino. Os rapazes criaram um grupo musical chamado de Botinhas. 
Os Botinhas eram quilombolas que ficaram famosos na região por tocar em bailes, terno de reis e festas típicas africanas. Eram conhecidos em todo lugar, naquela época, e chamados de Botinhas, já que usavam botas, o que não era comum entre os negros. Mas e qual será que era o nome original do lugar? Como Fortunata e Pelônia se referiam ao quilombo? Não há registros, por isso, só nos resta imaginar.


Os quilombolas também tentam preservar suas origens. Oriundo das lombas, desceram para ficar mais próximo das estradas. (Questão de Sobrevivência, pois hoje, a maioria trabalham nos centros urbanos)
Os ternos de reis – uma homenagem a Nossa Senhora Aparecida, em que um grupo chega de surpresa na casa das pessoas, tocando gaita – quase não existem mais. No entanto, quando acontecem as festas no quilombo ainda se mantém a comida típica, como o quibebe e o charque. Nesses dias, os velhos “causos” voltam a ser contatos em rodas de quilombolas.
Durante a Semana da Consciência Negra de Viamão, a Emater/RS-Ascar realiza oficinas em parceria com o Quilombo Peixoto dos Botinhas, onde criam oficinas praticas de confecção de artesanato e bonecas abayomi e de cultura gastronômica africana, na sede da Secretaria Municipal de Educação.


A LENDA DAS BONECAS ABAYOMI
Quando os negros vieram da África para o Brasil como escravos, atravessaram o Oceano Atlântico numa viagem muito difícil a bordo de porões de navios de pequeno porte em condições desumanas. As crianças que os acompanhavam, choravam assustadas, porque viam a dor e o desespero dos adultos. As mães negras, então, para acalentar suas crianças, rasgavam tiras de pano de suas saias e faziam bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção para as crianças brincarem. 
As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa ENCONTRO PRECIOSO, em iorubá, uma das maiores etnias do continente africano, cuja população habita parte de Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim.
Quando você dá uma boneca Abayomi para alguém, esse gesto significa que você está oferecendo o que tem de melhor para essa pessoa.

HISTORIA DO QUILOMBO PEIXOTO DE BOTINHAS
O Quilombo Cantão das Lombas, próximo ao Quilombo Peixoto de Botinhas, foi fundado após a abolição e era composto por homens livres. O fazendeiro Anápio Gomes da Silva após a abolição, não tinha o que fazer com os seus ex-escravos, por isso, resolveu dar um “cantão” no final de sua fazenda para eles e registrou a todos com o seu sobrenome. O local foi separado do resto das terras por um valo, onde foi plantado maricá. Por muito tempo, o quilombo se chamou Cantão dos Valos, em função desse fato.

TERNO DE REIS:
A tradição dos Ternos de Reis, que celebra o Dia dos Reis Magos a cada 6 de janeiro, ainda persiste em algumas localidades do Rio Grande do Sul, especialmente na região litorânea. Não há registros de quando esses grupos musicais, que anunciam o nascimento de Cristo passando de casa em casa, começaram a proliferar no Estado. Sabe-se, no entanto, que essa é uma tradição de origem portuguesa e que aqui chegou com os açorianos que desembarcaram no século 18. A depender do local, a celebração recebe outros nomes, como Folia de Reis, Reisado ou Festa dos Santos Reis.
O que senti falta, foi da manifestação da cultura africana propriamente dita, com seus tambores,  batuques e rodas de mulheres, que é uma das características reconhecida desta cultura.

Até o próximo passeio!

O CAFÉ RUIM


Café ruim é aquele que se toma nas repartições publicas deste país, passado em cafeteiras elétricas com saco de papel descartável e depois acondicionado em garrafas térmicas viciadas, padronizadas e bebido em copinhos descartáveis branco.
Este café, passado pelas regras da licitação, deve ser de marca barata, é normalmente forte e consumido em momentos de stress, de horas de extrema preguiça e quando o expediente por vingança, demora a terminar.
O cafe bom, é o que se toma em casa, sozinho, ou na companhia de amigos, que engatilham um bom bate papo. É passado em saco de pano, deixando a água quente escorrer lentamente do bico da chaleira sobre o pó, caindo direto no bule ou xícara previamente quente e levantando aquele vapor com aroma magico de um romance na Filadélfia.

CECILIA


Um dos bairros mais tradicionais de Viamão, permanece intocado em sua mítica: muitas pessoas e a maioria dos moradores não sabem que o nome correto do local é Cecília e não Santa Cecília, talvez por analogia à Santa Isabel, nome de uma vila vizinha. 
Mas é raro encontrar um “ceciliense” que saiba de onde vem o nome deste importante polo político e econômico que se destaca a cada dia.
O nome é uma homenagem à Cecília Scliar, esposa de Henrique Scliar, que por volta da metade do século passado resolveu lotear seu imóvel rural, dando início à expansão urbana da região.
Judeu russo, Henrique Scliar fugira para o Brasil diante das perseguições aos judeus na Revolução Bolchevique de 1917. 
Radicado em Porto Alegre, mantinha amizade com intelectuais e políticos de esquerda e usava a chácara para reunir e receber amigos. Deste modo, a propriedade adquirida com um prêmio da loteria, acabou servindo de abrigo para as “férias” de Jorge Amado e Zélia Gattai, quando o escritor era deputado federal pelo PC do B, na segunda metade da década de 1940, fato registrado pela esposa do escritor em seu livro “Um chapéu para viagem”. 
Naquela época, a chácara do “seu Henrique” era apenas uma casa de campo aonde amigos da família vinham passar o fim de semana. Entre os hóspedes ilustres estavam Érico Veríssimo, Vasco Prado, Dionélio Machado, Lila Ripol, entre outros. 
Moacyr Scliar, um dos mais renomados escritores brasileiros, apesar da pouca idade que tinha, lembra com carinho de suas viagens à chácara do Tio Henrique: “Pouca gente sabe, mas existe, em Viamão, um lugar muito ligado à história da cultura no RS. Trata-se da Vila Cecília. Nos anos quarenta, esta região era uma chácara, de propriedade do sr. Henrique Scliar.

TRANSGRESSÃO.

Transgressão: É a ação humana de atravessar, de exceder, de ultrapassar, limites sociais, morais, estéticos,  noções que pressupõem-se a existência de uma norma que estabelece e demarca limites.
Mariah Moreira e Laerte um pouquinho mais longe, são exemplos disto. São transgressores por serem vitalmente verdadeiros e corajosos. Transgressores no passado, que podem virar heróis  no futuro.
Sou um transgressor em alguns aspectos da minha vida e você é um?..

UAI QUE QUE TEM

Gostei deste Comentário colocado por um amigo trans no Facebook: "Toda vez que alguém quiser falar da vida de outra pessoa perto de você, é só responder: "Uai que que tem?"
Por exemplo:
_ A roupa dela tá curta né?_ Uai, que que tem? _ Ele é afeminado né? _ Uai, que que tem? _ O cabelo dela tá feio! _ Uai que que tem?
Isto permitirá  o termino de uma conversa preconceituosa e o inicio de sua liberdade!

BIPOLARIDADES DA VIDA.

Num dia tá tudo bom, verde, no outro tá tudo ruim, cinza. Às vezes, tá muito quente e num outro momento muito frio. Tardes se fazem muito secas ou úmidas demais, nos deixando pesados, desanimados e no final de cada queixa, que nos enruga a testa, uma pergunta fica presa no peito, como um pigarro de fumante que não quer ser expelido, somente sufocar:
O que faço, o que eu quero? Como arrumar este ensopado de forma a ficar aceitavelmente digerível, se a chuva que lava a alma, noutros momentos nos parece tão incomoda?.. Somos bipolares,  ou é a vida que nos rodeia assim tão cheia de instabilidades?..

O QUE PRESTA NESTE BLOG


Sabe qual é a melhor parte deste blogue a ser acessada? É a que dá dicas de viagens, que fala sobre algumas experiencias que tive por este mundo de Deus e que enchem os olhos dos navegadores curiosos e cheios de sonhos.
As outras viagens, aquelas que são mentais, emocionais, temperamentais, sociais, sexuais e loucas, não causam curiosidade, nem tão pouco chamam a  atenção de leitores. Sem querer ser um influenciador do que deve ser lido por aqui, mas já sendo, elas são chatas!..


NÃO LIGA, EU DESLIGO

Nem ligas, quando te ligo e me falas que vai ligar em seguida e não liga. Eu acabo me desligando e também não ligo, sentindo um gosto de desinteresse e aquela sensação de que não tínhamos nada a dizer um para o outro mesmo.
Então que se faça esse silencio, entre nós por semanas, meses, ate me ligares da cama, reclamando que eu não te ligo.

EU SEMPRE ACREDITEI NISTO


O RUIDO DA MORTE DOS SAPOS

Os sapos coaxavam em todos os meses de Julho, na vala sobre a calçada, da casa de seu Julio, quando a rua ainda era de chão batido e até hoje em meus ouvidos!.. 
Entrincheiravam-se nas raízes dos capins e seu Julio caçava-os para assassina-los cruelmente com seus pés brancos e inchados da hipertensão.
Dizia que se não o fizesse, invadiriam sua casa e até a dos vizinhos. Pegava os sapos mais gordos, sem piedade e esmagava-os com uma unica pisada de tamanco, provocando um estranho ruido de morte e de satisfação no seu olhar de vingador 
Eu tinha seu Julio como um homem de índole duvidosa. Muito gordo, como os sapos que matava, descendia de alemães e fazia rinha entre os garotos da vizinhança, que se acumulavam no final da tarde em sua calçada, para ouvirem as histórias violentas que contava.
Um dia eu soube da sua morte e passei a acreditar que teve um mal súbito e caiu na vala lamacenta onde caçava e matava as suas vítimas.

OUVINDO VOZES.

Por acaso tu já ouviu vozes no pé do teu ouvido, quando estavas em casa entretido, fazendo alguma coisa, ou mesmo na rua, atarefado, te causando um pequeno susto e fazendo tu olhares pro lado sem encontrar ninguém e depois achares que esta voz veio de ti mesmo, criada de tua cabeça, dos teus próprios pensamentos estressados?
As vezes nem dá para entender o que estão dizendo, pois são frases curtas, ou apenas dizem o meu nome, como se quisessem me chamar a atenção, ou alertar sobre alguma coisa importante.
Se isto não acontece contigo, nem nunca aconteceu,  tu deve estar com algum problema muito sério!

O GAÚCHO E O TELEFONE MÓVEL

Num dia frio de inverno, estávamos retornando de São José dos Ausentes para Porto Alegre, num micro-ônibus cheio de mulheres, quando localizamos um gaúcho montado em seu pingo, numa coxilha a nossa direita da estrada. A mulherada se alvoroçou tanto quando o viram, que até alguns sonhos de fórum intimo, com gaúcho desconhecido, foi colocado em publico causando grandes gargalhadas. 
A beleza daquela imagem, não a do homem em si, um gaúcho de chapéu, capa e cavalo pretos, emoldurados pela neblina densa que caia, era mesmo de tirar o folego e se parecia com uma foto retirada de algum livro de historias folclóricas. 
A medida que nosso veiculo se deslocava e contornava a coxilha, sua imagem foi ficando mais visível e notamos que ele tinha numa das mãos um telefone celular e que possivelmente tentava capturar algum sinal.
Ao perceberem isto, a gargalhada foi ainda maior, pois os sonhos e fantasias de qualquer natureza, desabaram na  mesma hora. 

MAS O MUNDO É ASSIM MESMO VIU?

Certamente faz parte do nosso dia à dia, alguns "amigos" te empurrarem contra cercas de arames farpados, para ver como tu reages. Isto deve ser um tipo de teste, para conferirem se as feridas provocadas são profundas e qual a intensidade do sangramento.
Se tu gritas, chora de dor e sangra, eles te olham com ar de solidariedade e de proteção e oferecem o ombro amigo,  te convidando a deitar a cabeça, conferindo-lhes uma certa autossatisfação e superioridade, disfarçada de bondade. Se nada acontece e saímos ilesos, se frustam e somos classificados como sequelados de alguma doença psico social ainda a ser descoberta.
Mas o mundo é assim mesmo viu? Os homens dão empurrões nos outros e ficam testando suas próprias vulnerabilidades em vidas alheias, porque precisam disto para se enxergarem.

NÃO QUERO DESVENDAR CERTOS MISTÉRIOS DA VIDA.


Eu tenho saudades de muitas coisas que vivi e de outras que não vivi, por que certamente, nem estava presente, quando aconteceram. Talvez alguns fatos, eu tenha ouvido falar ou lido em algum jornal, não sei ao certo.., porque me perco na grandeza do tempo e do espaço que medra.
Lembro de ruas, bares, lugares, cidades que nunca estive, de olhares, abraços de pessoas que não tenho certeza se recebi, porque as imagens são meio vagas no tempo presente e tudo parece um mistério que às vezes nem quero desvendar, apenas relembrar com pitadas de saudades. 

ARRISCANDO O PESCOÇO

Às vezes saia a caminhar nas margens daquele rio, em pleno outono. Ia sozinha para ouvir a água se arrastar por entre os cascalhos pontiagudos e algum lixo que encalhava nas margens e no pilar da ponte que cruzava a cidade. 
Não percebia as horas passarem. Depois, sentava, onde possivelmente outras pessoas, em algum momento, deviam ter sentado, um banco solitário, abaixo do trafego pesado de veículos, para ver a água do rio se encostar  na linha do horizonte que mudava de um alaranjado, para o breu.

Aquele devia ser obviamente, um local perigoso de encontros? A água, a ponte, o banco, o horizonte e ela, que por não ter mais nada o que fazer, arriscava-se, diante de tamanha beleza inexplicável. 
*sob a ponte do rio Hudson- NY 

RABADA COM MANDIOCA


Na quinta-feira, fui a o Mercado Publico, a procura de um rabo de boi. Fui convidado a participar de uma rabada na sexta à noite e o ingresso era que cada participante, levasse um rabo de boi, que seria cozido com mandioca no fogão a lenha. 
Aproveitei para comprar também língua de boi, fígado de galinha, ossinhos de porco salgado e banha, para dar mais gosto a o feijão preto, que cozinharei durante a semana.
Na sexta-feira de tarde, dia da rabada, eu e minha prima estávamos sentados na praça, quando ouvimos o rufar de um tambor distante, que nos chamou a atenção e em seguida se silenciou, sem que conseguíssemos localizar de onde partia o som. Ficamos em silencio e pensei aqui com meus botões "Isto é coisa da nossa ancestralidade". Coisa que não se explica!

Postagem em destaque

TÔ PENSANDO QUE:

Quando as nossas emoções, alegrias e tristezas passam do tempo, nossos sentimentos humanos ficam acomodados numa cesta do tempo recebendo so...