Eu não sei que trem devo esperar na estação, nem pra onde ele vai me levar. O que eu quero é sentir aquele calafrio na barriga quando ele der a primeira puxada, partir para alguma direção e tudo passar correndo no sentido contrario.
CANÇÃO DE AMOR.
“Saudade torrente de paixão, emoção diferente que aniquila a vida da gente.
Uma dor que eu não sei de onde vem.
Deixaste meu coração vazio, deixaste a saudade ao desprezares aquela amizade, que nasceu ao chamar-te meu bem.
Nas cinzas do meu sonho, um hino então componho. Sofrendo a desilusão que me invade.
Canção de amor, saudade".
Minha mãe lavava o assoalho de casa com palha de aço, até ele ficar branco e sua mão quase sangrar. Enquanto fazia seus afazeres, cantava esta canção de amor gravada por Elizeth Cardoso em 1950. De tanto ouvi-la cantar, peguei este gosto saudoso pelo antigo, que ficou marcado em mim, como muitas outras que de vez em quando lembro.
Minha mãe lavava o assoalho de casa com palha de aço, até ele ficar branco e sua mão quase sangrar. Enquanto fazia seus afazeres, cantava esta canção de amor gravada por Elizeth Cardoso em 1950. De tanto ouvi-la cantar, peguei este gosto saudoso pelo antigo, que ficou marcado em mim, como muitas outras que de vez em quando lembro.
A NOITE É UMA CRIANÇA DESALMADA.
FARRA DE TEATRO ABRE ESPAÇO PARA DIÁLOGO NA USINA DO GASÔMETRO.
As intervenções urbanas, assim como os teatros de rua, tem como objetivo fundamental abrir uma porta de comunicação com a sociedade em ambientes públicos e de grande circulação, através de cenas isoladas ou interativas, despertando reações e sentimentos vivenciadas no cotidiano das pessoas, de modo a faze-las questionarem-se sobre esses embates sociais e a postura delas diante de tudo isto.
Aqui em Porto Alegre, a Farra de Teatro tem sido o porta voz desta atitude inovadora de se comunicar através da arte cênica, questionando e sensibilizando a população para os dilemas que a sociedade contemporânea enfrenta no seu dia a dia, como o alto índice de jovens mortos em acidentes de transito provocados pelo consumo de álcool e drogas, a violência urbana interpessoal como estupros que a sociedade em geral dá as costas, o desperdício da água, a solidão. Questões essas que são pertinentes e muito discutidas na atualidade, mas que ainda assim, devem ser mais observadas e discutidas.
O evento que completa 10 anos em 2015, alterna-se em grandes cenas conjuntas, acompanhadas de canções, poesias, e fragmentos sonoros e textuais, onde todo o elenco de atores participa, dando grande dramatização cênica, a um espetáculo inesquecível que não só nos presenteia de beleza, mas nos faz repensar em todos os processos equivocados a que somos submetidos, sem nos darmos por conta disto, como os padrões comportamentais alienantes que induz ao descomprometimento coletivo com as questões afetivas básicas, como humanização, a atenção, o respeito e o amor ao ser humano com suas diferenças.
O QUE FAÇO COM ESSA PIZA, JOGO NO LIXO?
A porta estava fechada e sobre ela uma grade branca, selava a ideia de que não havia ninguém em casa. Nenhum som ou luz se propagavam, nenhum suspiro, nenhum cheiro, muito menos o latido do cão que ficava preso na espera de ser levado pra rua.
Vou me embora, pensei, pois estou em cima da hora, meu cargueiro parte cedo da manhã e... Outro dia eu volto e trago esta pizza de quatro sabores que gostas e encomendei pra te dar.
NÃO ESCREVA O QUE EU TE DIGO, SOU UM LOUCO.
Sou uma pessoa contraditória por natureza, portanto não escreva o que eu te digo. Amanhã tudo pode parecer uma grande mentira! Acho que desde que nasci sou assim divisível em minhas opiniões, com duvidas que me parte a alma em duas, desejos que se multiplicam e subtraem, verdades que ora se somam e me transforma em outro. Acho que não poderia ser diferente neste mundo tão cheio de divisões e incertezas do que realmente é a verdade e que caminho a seguir.
A contradição faz parte de mim, transformando-me ora num louco, ora num sensato. Ao mesmo tempo que eu sou um modelo pra muitas pessoas , eu sou uma ameaça pra essa sociedade.
A contradição faz parte de mim, transformando-me ora num louco, ora num sensato. Ao mesmo tempo que eu sou um modelo pra muitas pessoas , eu sou uma ameaça pra essa sociedade.
BRASIL, LÍDER MUNDIAL EM AGRESSÃO A PROFESSORES.
O Brasil é líder mundial em agressão a professores, seja por alunos ou país que se sentem ameaçados ou desrespeitados pela autoridade do professor ou da instituição. A Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Educação do Estado, optam pela cautela no que diz respeito às medidas que um professor vítima de agressão deve tomar.
A orientação dada aos docentes da rede municipal é de que toda situação de violência, seja entre estudantes ou envolvendo profissionais de ensino, deve ser resolvida dentro da própria escola, a partir do diálogo. No caso de ocorrer uma agressão mais grave, um boletim de ocorrência deve ser feito numa delegacia que conta com estabelecimento específico, o boletim deve ser feito na Delegacia do Adolescente. Por fim, o caso será encaminhado à Vara da Infância e Juventude ou ao Ministério Público da região, cuja a punição, em geral, são medidas sócio-educativas.
Agora me digam, o professor já vive numa sobre carga de trabalho redobrado, muitas vezes tendo de trabalhar em mais de uma escola por não receber um salario digno de sua formação e responsabilidade e ainda é desrespeitado, humilhado e agredido, dentro do seu ambiente de trabalho por delinquentes protegidos por uma lei cuja a punição é tão branda, que parece estimular ainda mais os agressores. Ser professor deixou de ser um sacerdócio, para dar lugar a uma complicada e espinhosa tarefa de sobrevivência entre lobos.
BUKOWSKI, O VELHO SAFADO.
"As pessoas engolem Deus sem pensar, engolem o país sem pensar. Esquecem logo como pensar, deixam que os outros pensem por elas".
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Charles Bukowski, autor deste pensamento, foi uma especie de poeta marginalizado de seu tempo, contista e romancista, nascido na Alemanha, mas que passou a viver na America desde os 3 anos de idade. Com problemas de alcoolismo, mulherengo, sua obra era de caráter (inicialmente) obsceno e estilo totalmente coloquial e de uma aparente forma desleixada com a escrita, onde abordava temas como: prostituição, alcoolismo, porres, relacionamentos baratos e experiências pessoais, fascinando gerações que buscavam uma obra ousada e diferente com a qual pudessem se identificar. Talvez uma das suas principais características como autor, tenha sido a solidão e a desconfortável desagregação humana ao convívio social cercado de regras. Morreu de leucemia aos 73 anos, em 9 de Março de 1994. Em seu túmulo lê-se a inscrição: "Don't Try", "Não Tente".
REABERTURA DO CINE CAPITÓLIO, UM DOS MARCOS DA CULTURA EM PORTO ALEGRE.
Uma notícia boa: Após uma década de obras, foi entregue nesta sexta feira - dia 27/03/2015, o Cinema Capitólio, na esquina da Av. Borges de Medeiros com a Rua Demétrio Ribeiro, no centro da Capital. O cinema volta a operar com 164 lugares, que além da sala de projeção, conta com uma área para guardar o acervo do audiovisual gaúcho, com uma sala multimídia reservada para cursos e exibições de filmes e um espaço de pesquisa (que poderá ser usada mediante agendamento prévio).
Para que voltasse a bater o coração do velho Capitólio, foram investidos R$ 6,7 milhões - (R$ 4,1 milhões investidos pela Petrobras e R$ 1,1 milhão via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES, Ministério da Cultura, e recursos da Prefeitura de Porto Alegre, proprietária do prédio..
O cinema considerado um patrimônio dos porto-alegrenses, foi sucesso na época dos cinemas de rua da capital, na década de 20. Após fechar as portas em 1994, começou a ser reformado em 2004 e entregue após 10 anos. Retoma as atividades com uma programação especial, que exibirá clássicos de Fellini, Luchino Visconti e Godard.
A reabertura do prédio histórico, veio a calhar com as comemorações do aniversário de 243 anos de Porto Alegre, nesta semana.
Infelizmente eu não pude ir no dia em que o cinema abriu suas portas para a população porto-alegrense, mas fiquei contente por saber através do G1, que mais um patrimônio histórico cultural foi entregue a cidade, por conta da sua importância.
Infelizmente eu não pude ir no dia em que o cinema abriu suas portas para a população porto-alegrense, mas fiquei contente por saber através do G1, que mais um patrimônio histórico cultural foi entregue a cidade, por conta da sua importância.
A TORCEDORA RACISTA.
De repente lembrei da torcedora gremista flagrada pelas câmeras da televisão, chamando o jogador Aranha de macaco. A moça depois da repercussão negativa que causou, diz estar arrependida e garante nunca ter sido racista, uma vez que possui muitos amigos negros (que inclusive a defenderam neste caso) e que sua intenção na partida de futebol quando chamou o jogador de macaco, jamais foi ofender, mas sim tirar a atenção do jogador em campo, o que muitos outros torcedores estavam fazendo, porem não foram flagrados como ela foi. Eu me pergunto se o fato das pessoas se relacionarem bem ou mesmo terem amigos negros, se este sentimento de empatia se sobrepõe aos conceitos de natureza racistas adquiridos no decorrer da vida?
Outra questão: Não foi a primeira vez que Patricia Moreira, comparou um jogador negro a um macaco, já fazia isto ha algum tempo. No seu Instagram mostrava para amigos, e quem quisesse ver, um macaco de pelúcia com a camisa do time rival.
O que mais me deixa surpreso nisto tudo é que apesar de todas as campanhas antirracismo que vem se espalhando pelo mundo, as pessoas ainda reincidem no mesmo erro, talvez acreditando que com elas será diferente por estarem entre uma multidão, supostamente protegidas pelo anonimato.
De qualquer maneira, a garota, seus familiares e amigos, receberam uma lição que não esquecerão para o resto de suas vidas.
PROVAS CONTUNDENTES.
Mesmo parecendo uma piada, isto realmente aconteceu comigo, quando retornei de viagem:
_O que, você foi a Paris e nem me disse nada? _reclamou um colega olhando algumas fotos que tirei com o meu Smartphone na cidade luz.
_Hum, e onde está você aqui?_Perguntou-me ansioso.
_Tirando as fotos!.._ respondi abrindo outras fotos no dispositivo em que eu aparecia.
_E como vão saber que isto não é uma montagem?
_Não sei, mas não é uma montagem. Eu realmente estive lá.
_Sabe de uma coisa: Se eu fosse para um lugar desses, faria provas mais contundentes de que eu realmente estive lá, por que este não é qualquer lugar.
_ O que por exemplo, mostrar o passaporte carimbado?_Perguntei.
_Algo ainda mais contundente!.
_Hum, do tipo se jogar da torre Eiffel, sair em alguns jornais da Europa e no Jornal Nacional?
Risos.
Risos.
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