MARGARIDAS AMARELAS.

Quando ela passa rebolando-se diante de mim, sei que não é pra mim, mas para uma platéia imaginaria que a aplaude impaciente e disfarça suas angustias. Este jeito audacioso e desnatural, não combina com ela, que ficava na escadaria, olhando margaridas amarelas, com os olhos rasgados.

FAZENDA.


... E o esquecer era tão normal que o tempo parava. E a meninada respirava o vento
Até vir a noite e os velhos falavam coisas dessa vida
Eu era criança, hoje é você, e no amanhã, nós...
                                                          (M.Nascimento)


O fato é que a morte, assim como a velhice, deve ser encarada como uma continuidade da vida, uma transição natural que não possui saídas de emergência, nem protelações ou impedimentos. 
Mas eu me pergunto, o que deve doer menos, nascer ou morrer? 
Quando instintivamente permitimos a entrada de ar em nossas entranhas e a vida se acende faiscando um mundo estranho e desconhecido ou a falta deste mesmo ar a nos asfixiar, fazendo-nos perder as forças, as referencias do que aprendemos e fomos nesta vida?
Ah,. morrer deve então ser alguma forma de renascer, fazendo-se um caminho inverso...

PANDORGA

Minha vida é carregada de emoções e sensações que às vezes me parecem absurdas, mas que me permite navegar em pensamentos por mares distantes, sem pagar passagem.
Esta sensação de liberdade, de ter asas gigantes e sobrevoar por cima de tudo que me parece distante e intocável, me dá uma sentimento extraordinário de poder e de violação de regras, que só desaparece quando sou puxado pelo pé e percebo que sou apenas uma pandorga no comando de outra mão.

A MADAME ESTÁ MORTA.


Por que a vida é cheia de incógnitas, de meia verdades e necessitamos de respostas, de descobertas, de impressões digitais, de olhares, de toques, de pulsação, de atitudes, da desconstruções de hábitos que nos leve a uma resposta.
O que é mostrado aqui não é nada novo. Um clip homo-erótico juntamente com figurinos e personagens estranhas. Uma mistura de Studio 54 em Nova Iorque com Cirque du Soleil.
É arte? É sexy? É Assustador? Tendencioso? Apológico? Todos juntos?..
Criado em 2002, a banda lançou dois álbuns de estúdio. Todas as músicas são escritas por Jamie Irrepressible, que as descreve como autobiográficos. O nome The Irrepressibles é "sobre a quebra de fronteiras na música e ser honesto sobre ser gay na música."

ATRÁS DO ARCO - IRIS

De repente a vida te faz bater num portão e acreditar que um sorriso simpático e algumas atitudes que te parecem acolhedoras, é o teu destino sonhado. Seráaaaa?..... Mas daí, basta apenas poucos e ralos minutos para perceberes, que 2+2 é qualquer coisa, menos quatro e que a equação é muito mais complexa, do que se pode responder na ponta da língua.
Por vezes me parece que temos um projeto emocional pré estabelecido por nós mesmos, onde tudo se encaixa com perfeição. Um presente a nossa espera, atrás do arco-iris... Mas basta um pouco mais de atenção, para percebermos que não existe potes de ouro e que a maioria disponível, não cabe neste sonho em que a fila dobra por quarterões.

BOULEVARD


Boulevard em francês é um termo que designa um tipo de via de trânsito, geralmente larga e é o titulo de um filme que tem no elenco: Robin Williams, Kathy Baker, Roberto Aguire e que aqui no Brasil entrou com o titulo de Avenida.
Sem a intenção de spoilers, ai vai um resuminho de incentivo:
Trabalhando há quase 26 anos em um mesmo banco, Nolan Mack (Robin Williams) e sua esposa Joy (Kathy Baker) vivem um casamento de conveniência, perfeito para que ambos não tenham que enfrentar a realidade. Mas um dia, no caminho de volta pra casa, o destino de Nolan cruza com o de um jovem problemático, Léo (Roberto Aguire). A partir desse encontro, Nolan se vê rompendo os limites de sua vida e relembrando o passado, seguindo em um caminho de auto-descoberta.
Boulevard é um filme leve e bonito, que Vale a pena ser visto.

TODA A FORMA DE AMOR



Uma cena de um filme que assisti alguns meses atras, me sensibilizou demais. O personagem idoso do filme, revela para seu filho adulto, não se preocupar com sua saúde física e mental, mesmo estando com seus dias contados:

"...Não se preocupe com a minha saúde, está tudo bem. Me sinto feliz, inteiro e nem tudo que eu e ele fizemos, poderia ser chamado de sexo. Existe coisas maiores entre duas pessoas na busca pelo prazer!..."
Às veze numa pequena frase, num rápido dialogo, ouvimos coisas que nos parece impactante, mas também podemos aprender muito e refletir sobre certos mecanismos que teremos de lidar com o passar do tempo, para que possamos garantir uma relação de afeto que seja pelo menos saudável e sem culpas. Criamos muitos atalhos nessa vida, mas sempre seguimos pro mesmo lugar!

PEGUEI EMPRESTADO.

Não, não foi um furto, tomei um susto e peguei emprestado. "As vezes acabamos por esconder as cicatrizes... Por não aguentar mais contar a mesma história. Por receio que elas entreguem os sentimentos que você pretendia deixar guardado." - Renata Z.
É bem assim, os sentimentos humanos num determinado momento se encontram na mesma periferia universal do pensamento. São parecidos, espedaçados, obscuros, luminosos, humanos...

LOUCOS NA MATRIX.


Assistindo a uma entrevista da Baby do Brasil num programa de TV, percebi claramente que o entrevistador, não a levava muito a sério, então fiquei pensando neste perfil de muito louca dado pra ela e que muitas pessoas espalhadas pelo mundo também tem: 
Fugir do padrão comportamental é alistar-se no grupo dos diferentes, dos anormais, dos que tiveram a pouca sorte de não ser igual a todo o mundo, onde a maioria faz a diferença pelo número e o peso da igualdade na sociedade. Neste bloco de igualdade pode haver uma minoria de opiniões diferentes, mas não deve ir além, da pequena diferença que exercita o contexto da mentira, da igualdade que assegura o caos comum.
Temos entre nós, os loucos tristes, os loucos antissociais, os sociopatas, os silenciosos e cabisbaixos e os loucos alegres que tentam buscar suas próprias respostas, afinidades emocionais e intelectuais, num modo próprio de viver à margem de regras habituais e adquirindo uma certa relevância da aceitação social. Muito desses loucos, sobrevivem em seus mundos particulares, viajando e criando poções mágicas, religiões alternativas, filosofias para continuar a viver e serem felizes. São relevantes ao meio social, por que passam a sensação de que estão alheios a o falso equilíbrio comum  da normalidade dos demais. Muito deles, sabem viver na Matrix e por isto são diferentes.

CERTA FEITA.


Dia desses, fiquei pensando se eu transaria comigo mesmo. É, parece loucura, mas de fato eu pensei nisto muitas vezes e descobri entre momentos de avaliações pessoais e timidez, que sim, afinal não sou nenhum exemplo de beleza, mas também não sou algo completamente desprezível aos meus olhos. 
Um turbilhão de ideias e perguntas, costumam passar pela minha cabeça e cuja as respostas, nem sempre tenho, mas pensamentos tem asas que sobre-voam por todos os campos imagináveis da nossa mente permitindo-nos qualquer liberdade. 
Existe em nós, seres humanos, uma característica que eu chamaria de auto apreciação erótica e este comportamento está ligado a nossa intrínseca sexualidade e que sem muitos rodeios, é a tesão que sentimos por nós, por nosso corpo, nossas atitudes quando estamos fazendo sexo com outra pessoa, pela qual também sentimos tesão.
Existe um olhar, um pequeno flash em cada um de nós, que se acende, que busca esta intimidade, esta auto atração espontânea, sem restrições morais, escondidas sob uma complexa montanha de preconceitos mas que indiscutivelmente está presente.

JOGANDO TUDO PRO ALTO


Ontem, uma amiga, acho que posso chama-la assim, me surpreendeu com a decisão corajosa de se mudar do Brasil para a Espanha. Surpresa?.. É, eu fiquei, principalmente pelo fato dela ter mais de 60 anos de idade e por um preconceito que não só meu, idade parece ser um problema quando de mais e quando de menos.
Cada vez mais um grande numero de pessoas não mais jovens, tem feito isto, disse-me ela; deslocam-se de seu país de origem, para outros lugares do mundo, em busca de melhor qualidade de vida, de novas vivencias.


Sair de seu pais de origem, abrir mão de referencias, de comodidades, arrancar raízes, buscar novas experiências, mesmo depois dos 60 anos, nos perece ainda um risco maior. Abrir mão de patrimônios conquistados, quase que uma vida toda de sacrifícios e de lutas, por novas perspectivas que não temos noção de sua grandeza e que só iremos descobrir indo, partindo, arriscando, conhecendo, nos parece um temeroso desafio as escuras, que não serve pra qualquer um, tem que ter culhões!
A surpresa maior, fica por conta é da coragem de quem joga tudo pro alto e se arrisca atrás de valores imateriais, que é a descoberta da sua própria felicidade.

UMA CIDADE DE SOMBRAS


Existe uma melancolia que me vigia e me persegue, nas ruas por onde passo, escondida atrás de portas fechadas, janelas entre abertas. 
Pessoas que cruzam as ruas em silencio, outros lendo jornal...
Montevidéu me revela traços de uma vida taciturna, com segredos escondidos em cada sombra, em cada cantinho obscuro que se revela do nada , 


Montevidéu amanheceu em preto e branco, como risco de carvão na tela branca, antes do artista definir as cores finais da tela.
Nestes três dias, foi possível mostrar com prazer aos que me acompanhavam em caminhadas, o quanto existe de beleza e de poesia nesses lugares bucólicos, que parece andar fora do tempo. 
Isto nos alimenta a alma com seus diferentes e contrastes. 
Montevidéu está na lista de lugares que minha alma gosta de visitar e de voltar sempre.

CONVITE.

E se eu te convidasse para deitarmos na grama e iniciássemos uma guerra de pipocas?.. E se eu  te propusesse um piquenique em cima das árvores, ou procurar ÓVNIS numa noite estrelada, você toparia?

Tem gente que não vê o que a gente vê, não sente o que a gente sente, não fala  a mesma linguagem, não curte as mesma coisas. Vive noutra vibe, noutro espaço, noutro planeta. Interpreta a vida de maneira diferente, descreve o mundo com outra leitura. Desta forma, fica difícil ser feliz, quando exigimos o minimo, e não se encontra sinergia.
As vezes desistimos de tudo e tentamos buscar a felicidade sozinhos, uma felicidade que nos parece simples e solitária, mas tão complexa e absurda aos olhos de quem se põe disponível a tentar dividir essas coisas com a gente, que perecem teorias infundadas.

COISAS DO PASSADO.

Houve um período distante de hoje, em que as pessoas eram mais verdadeiras, mais afetuosas, mais emotivas, mais amorosas, mais glamourosas, mais inocentes. O que fez com que tudo isto mudasse em tão pouco tempo?.. Muito desses sentimentos, ainda podem ser sentidos nas musicas de Cole Porter e nos pés de Fred Astaire e Ginger Rogers. Inacreditavelmente, houve também um tempo, em que eu acreditava que as pessoas falavam cantando e se movimentavam pelas ruas e em suas casas, como se estivessem dançando e que tudo isto, não era uma ficção do cinema.

A ULTIMA SESSÃO DE MUSICA

A Ultima Sessão De Musica, é daquelas composições de Milton Nascimento, que me tocam profundamente, quando a ouço e antes mesmo de eu perceber, meus olhos já se encheram de lagrimas e o coração fica acelerado como num  sapateado frenético.
Milton disse que quando pensou em compô-la, lembrou de um final de espetáculo, num bar, onde um pianista sentava-se para tocar, despreocupado com os sons que vinham do ambiente. Na musica, é possível se ouvir em segundo plano, vozes de pessoas conversando, e ruídos de pratos e de talheres, criando um clima nostálgico dos anos 50 e ao fundo, uma bela melodia simples, tristonha e sem muitos acordes, onde o simples torna-se espetacular!




LEITE QUENTE.


Fiquei observando nesta semana uma situação entre conhecidos e pensei comigo mesmo: Quanto mais culpa sobre seus erros as pessoas têm, mais vitimizadas elas se sentem. Dai elas ficam dando justificativas para esclarecer sua inocência. Ficam repetindo pros outros incansavelmente, como se aguardassem alguma absolvição, como se a propagação de suas palavras também as convencesse dessa falta de culpa e tudo se transformasse num reconhecimento positivo, num pedido de perdão geral.
A culpa é o resultado, (sofrimento), obtido após a reavaliação de um comportamento passado tido como reprovável por si mesmo. Juntando a isto tudo, a preocupação com a própria imagem, a sensação de baixa credibilidade e a tentativa de provar que os outros tem mais culpa, faz com que esta novela prossiga longe... Isto tudo, me parece com o queimar a mão no leite quente. Não é culpa do leite que transbordou, mas algum provável descuido de quem o serviu.

A SINFONIA DA CHUVA


Daqui eu ouço a sinfonia da chuva que cai forte sobre os telhados da cidade, que me faz pensar em tantas besteiras, em tantos uivos e cantorias, em tantos mingaus de chocolate quente, sob os cobertores de lã. Eu não quero mais que ela se acabe, que vá embora. Eu quero ser diluído por ela em pequenas gotas formando um fino fio liquido a escorrer e desaparecer pelos cantos furtivos da casa. Mas se amanhã inesperadamente surgir  o Sol, serei incidentemente outro, guardando este segredo...

PLIM, PLIM.


Eu não quero que a televisão, faça escolhas por mim, que ela determine pelo que devo sorrir ou chorar. Eu faço minhas próprias escolhas e decido no que acreditar.
Prefiro o silencio da desinformação ou os ultrapassados chuviscos luminosos, do que as mentiras e manipulações ditadas por ela, que só conduz a alienação e a ignorância das massas. Chega de rostos simpáticos a me contar mentiras, a esconder verdades. Chega desta fabrica de ilusões que invade a minha casa, me coloca viseiras e me envenena diariamente com todo os tipos de mentiras.

NO BECO ESTREITO DA INTROSPECÇÃO.

Nesta noite de Sábado, de frio e de chuva, decidi assistir um filme que encontrei na Internet. Uma pequena cena deste filme, me chamou a atenção, fazendo-me entrar nos becos pessoais da introspecção, enquanto recolhia-me sob as cobertas.
A cena era de um casal de namorados, na sala de um apartamento em Nova Iorque, onde pareciam estarem se conhecendo. Faziam perguntas, um para o outro, mas as respostas que trocavam, eram um tanto evasivas, reticentes, parecia que não falavam um com o outro, mas respondiam para si mesmo, as suas próprias questões pessoais pendentes. Uma reflexão sobre a vida e eles mesmos, eu diria!..
Num certo momento, ela se aproximou de uma janela e ele perguntou o que ela estava vendo. Ela então respondeu: 
"Uma arvore, carros passando pela avenida e outros prédios iguais a este, com pessoas como nós dentro deles. Metade delas acham, que nada vai dar certo, a outra metade acredita em magia. Elas vivem em guerra..." 
Achei instigante e profunda esta observação feito pela moça, que descrevia o retrato da sociedade moderna e solitária, das pessoas que vivem nas grandes metrópoles, presas em cubículos verticais e que vê seus destinos trassados peça falta de sorte, ou por forças invisíveis que vão alem de seus controles.
Talvez estivesse falando deles mesmos, da guerra que estavam travando intimamente, para que a relação desse certo, dos traumas e medos, que os impedia de se entregarem livremente um ao outro, por acreditarem que não daria certo, mas que a outra metade acreditava (em magia), na possibilidade desse encontro...Eles também estavam em guerra?..

QUE ÁRVORE REPRESENTA A TUA ALMA?



As árvores no Outono mostram sua alma, porque ficam despidas ao perderem suas folhas. Mostram-se como realmente são, desprovidas de seus artifícios naturais. 
Talvez devêssemos, nos apresentarmos pra elas, perder nossas folhas e nos mostrarmos como realmente somos, sem artifícios e trassando algumas identificações através de diálogos silenciosos.


Alguém disse que cada pessoa tem sua arvore e que ela é a representação de nossa alma, que só é possível  identifica-la quando ela estiver despida, sem suas folhas.
Você já descobriu qual é a sua?
Todas se tornam pouco identificáveis, quando perdem suas folhas, mas outras características pouco notadas se salientam, fazendo-as se tornarem diferentes uma das outras e aos nossos olhos viciados em artifícios.



A VERDADE DÓI COMO AS CHIBATADAS DE UM CARRASCO.


Naquela noite, eu mais uma vez corri a o encontro das palavras que me eram doces aos ouvidos, do acalanto tantas vezes recebido em forma de olhares cúmplices, gestos bondosos que me seguravam as mãos e se transformavam em abraços de conforto, para que eu tivesse forças e continuasse a viver a dor que não morria, para fazer funcionar a maquina em frangalhos, por mais dois, ou três dias.
Era o tempo que durava este conforto, que sustentava a minha inconsciente mentira. Mas nos minutos que se seguiram, vieram palavras que me pareciam frias, meio amargas, rudes, ao invés do carinho sempre esperado. Surgiram lacunas de silencio, magoa e muita raiva espalhadas entre farelos de pão sobre a mesa escura.


Veio o chicote fino e arrebatador, me cortando a carne e me mostrando a verdade distante, que eu não queria enxergar. Acabaram-se os tapinhas nas costas e todas as mentiras que eu estava viciado de tanto ouvir. Então me senti julgado, traído e morrendo numa complexa desordem que se seguiu por dias a fio, sobre a cama, até ressuscitar-me em pequenos pedaços que foram se colando pela obstinação de uma sobrevivência emocional necessária.
Fui entendendo, com o passar dos dias, o quanto dói uma verdade e que chicotadas muitas vezes, são necessárias para nos estimular e enfrentar as dolorosas verdades, que escondemos de nós mesmos; Que nossas verdades, podem ser mentiras confortáveis, que vão nos transformando em doentes mimados e sem perceptivas de cura.

REFLEXÕES SOBRE AS JANELAS


Vim do trabalho meio pensativo e fiquei olhando janelas e mais janelas de diversos modelos, enquanto me dirigia para casa. Caminhando pela calçada, observava atentamente seus traços, cores, tamanhos, que por vezes não combinavam com as portas e as casas a que pertenciam.
Janelas sempre me pareceram ter vida própria e eu também ficava imaginando de que forma elas abririam suas folhas para a rua, para a luz, na direção do Sol como as plantas fazem.
Sempre me chamaram a atenção, pois são silenciosas, pulsáteis, tensas e reveladoras. Me parecem ocultar segredos de um bau escuro, antigo e esquecido.
São testemunhas de estórias guardadas. Combinam com cotovelos doloridos que se apoiam à espera de respostas sem vozes.
Enquadram sombras e rostos, que observam o mundo, a vida andando rápida, buscando lembranças, sonhos, fantasias, pistas de um tempo que fugiu, sem dar explicações...

NÃO LIGO. DESLIGO.


Alguns frases, textos, poesias que leio, musicas que ouço, me revelam fantasias de Marte, outras me dão necessárias respostas sobre a minha frágil natureza de homem e me faz parar a nave no ar, questionar e colocar meus pés descalços sobre a terra firme. Outras diferentemente, chegam até mim em forma de códigos emocionais, que são identificados por sentimentos tão profundos, que a luz não chega, que a própria razão desconhece e não encontra lógica, não decifra, não revela. Vem embrulhada em papel fino e da cor da pele, camufladas.  Mas eu finjo que não percebo, não ligo, me desligo pra continuar voando por ai.

De manhã cedo ela saí. 
Leva a chave, me deixa trancado o dia inteiro
Não ligo, deito sobre os trilhos... 
Vejo o trem passar.
Entre brinquedos, cigarros. 
O Tesouro da Juventude, não sei quantos volumes
E quando canto. Deixo a imaginação voar
Mas ontem à noite, a mão sobre meus cabelos. 
Ela disse: Meu bem não tenha medo
No verão que vem. Nós vamos à praia
         
                                                        Gilberto Gil

GLADIADORES

Cada coisa chega na vida da gente, sob a tutela de seu tempo, dividida em suas devidas fases. Primeiro voce timidamente experimenta, descobre, depois se reconhece ou não. Reconhecer-se faz voce perceber visceralmente que elementos emocionais seus, fazem parte de uma situação ou espaço de afinidades que se completam através do prazer, da aceitação, do sentimento de liberdade, da paz pessoal, etc....
Opiniões ou definições capengas, de que isto ou aquilo, não te servem mais, não faz a menor diferença. O tempo vivido, nada tem haver com a velhice, que está mais para um estado de espirito, do que para velinhas que foram sopradas. Foi então quando pensei ser um gladiador.

Ontem de manhã quando acordei, Olhei a vida e me espantei. Eu tenho mais de vinte anos. E eu tenho mais de mil Perguntas sem respostas... Estou ligado num futuro blue... Ontem de manhã quando acordei...

LADRÕES DE ALMA.


Então eu o abracei pelas costas, enquanto sentia o seu cheiro e o calor da sua nuca na minha boca, que queria morder com calma a fragilidade da sua pele quente.
Era uma noite fria e por mais que suas coxas se movimentassem entre as minhas, ele não podia e nem queria se escapar de mim, que procurava um jeito de roubar-lhe a alma por inteiro...
É nestas horas que encontramos algum conforto, nós soldados de Roma, que só pensamos na estratégia de possuir uma ao outro, até o final.
(De J.Poul Bermont)

O IRREVERENTE MUNDO DOS SONHOS.


Minha amiga, já morta, me apareceu em sonho, com os cabelos longos e negros, como nunca tinha usado quando viva. Sua irmã inseparável e também morta, cortara os seus, de um modelo tão curto e masculino, que se parecia com um homem. Já minha avó, estava com a pele muito escura e o corpo pequeno, que me lembrava uma anã.
Em seus olhares, gestos, atitudes mantinha uma realidade já não mais existente e garantiam pra mim, um tanto surpreso, a certeza de suas identidades reais, ainda vivas na minha lembrança.
Como podem os mortos estarem tão vivos? Eu me perguntava ainda em sonho.
Acredito que sonhos sejam a melhor forma de comunicação com nossos mortos e de matar a saudades que eles em nós deixaram, com suas ausências.

O ABRAÇO.


O abraço tem nome e deveria ser sempre apertado e demorado, a cima de tudo, muito mais do que um movimento de músculos, que envolve outros músculos num trabalho mecânico, que gera força e energia. 
Esta mesma energia, de que falo, deveria ter o poder de ultrapassar músculos e ossos, entrar na alma e fazer o sangue ferver, mudar a cor de nossa iris, provocar amnésia.
O calor de um abraço por minutos, deveria parecer de horas, uma eternidade, a morte do antes e a ressuscitação do depois. Mas ainda deve haver tempo para aprendermos mais sobre este gesto de espontaneidade e poder.



NOSSO TUDO.


Fiquei pensando na dificuldade de nos mostrarmos por inteiro, mostrar nosso tudo, o que somos de verdade, como pensamos e agimos, nossos defeitos e virtudes, nossos fracassos sem sermos banalizados, caçoados, enfim... Eu me pergunto, se apostarmos na franqueza como um diligente da verdade, da honestidade, seria um passo para a liberdade ou arrependimentos? Será que tudo o que escrevemos num blog, por exemplo, é capaz de nos definir, mostrar genuinamente os mistérios de que somos feitos, ou é melhor se calar, fingir ser de palha, evitando assim, ser esmagados pela trupe dos iguais e de maior quantidade? Até quando?
Um cara importante disse, que quando se é franco sobre nós mesmos, rompemos paradigmas e isso quebra o gelo do entendimento e aí você está livre para ser franco sobre tudo e isso é socialmente útil no sentido da aproximação das diferenças. (Allen Ginsberg).
Uma colega de viagem, dona de um blog chamado "Olha seu Psicanalista" descreve num post o seguinte texto:
"Sabe seu psicanalista? As vezes eu tenho um tiquinho de medo. Medo não de nada grave. Medo de coisa simples. Coisa boba. De gente que se acha maior do que é. Meu medo (e é um medo terrível) é que as pessoas leiam esse blog pelo lado errado. Pelo post errado. Aquele que eu escrevi quando tava de saco cheio. Quando dormi com a bunda destapada. Que escrevi só por escrever".
E isto é uma verdade, somos guiados pelo medo. Medo de não sermos compreendidos, de sermos mal interpretados, medo de sermos nós mesmos e isto nos tira a chance da franqueza, por que é mais fácil sermos mentirosos com holofotes ligados. 

DOENÇA DO MEDO E DA DESUMANIDADE.

Semana passada vi do outro lado da calçada uma mulher que puxava um menino ensanguentado, quase de arrasto. Ele teria sido agredido, atropelado?.. Mas antes que eu tentasse uma interferência pacifica, eles sumiram numa esquina, sem deixar vestígios de pra onde tinham ido. Ja assisti algumas crianças sofrerem punições de seus pais, por terem sido agredidas ou atropeladas. São punidos e humilhados por não terem ainda desenvolvido seus instintos de auto cuidado e defesa. São tratados como pequenos adultos.  Eu não gosto de sair as ruas e ver crianças ensanguentadas e de olhar triste, sendo arrastadas por suas mães, também desesperadas, despreparadas...


Não dá para fechar os olhos e fingir que não estamos vivenciando esta triste realidade. Não dá para desviar a atenção, sem levar flash desta triste imagem de dor para casa, onde construímos castelos imaginários com trancas eletrônicas e senhas complexas, campos de força eletro magnéticos, escudos invisíveis, para nos protegermos de toda a violência que circula entre nós e nas ruas. Que engano nosso! Compramos perfumes importados, banheiras de hidromassagens, ar condicionado com purificadores de ar, lençóis de seda, cãezinhos cheirando a talco Pom Pom, para marcar  o que pensamos ser a nossa diferencia. Sentimos como se a fome e a pobreza, fossem doenças contagiosas espalhadas nos cruzamentos das ruas, nas calçadas, sob as marquises dos edifícios. Trancamos nossas portas, janelas, erguemos os vidros dos nossos carros para evitar aproximações e contágios. Mas já estamos contaminados pela doença silenciosa do medo e da desumanidade.

SENTIMENTOS INEXPLICÁVEIS DE AFETO.



Alguns sentimentos de afeto, surgem assim, num piscar de olhos, num estalar de dedos, na velocidade de uma gota d'água que cai e se espatifa no chão. Ultrapassa a compreensão e alguns valores estabelecidos pelos nossos conceitos de aceitação intelectual, de beleza e estética. Seja num gesto comum, num olhar, numa palavra escassa, num entortar de boca, que chama a atenção e te obriga a virar a cabeça num gesto involuntário, num olhar tímido e cuidadoso acompanhado de auto vigília. Quando nos percebemos, estamos de quatro e o que está a nossa volta, parece perder o excesso de importância.
As vezes nos desconforta esta sensação pela qual temos pouco domínio, que nos acende e nos desequilibra, que nos pondera impossibilidades e resfria, que alimenta nosso ego em pequenas doses homeopaticas de expectativas e noutros momentos de desesperança que resseca a boca. 

QUEBRANDO TUDO.


Nada mais gostoso do que quebrar uma taça com vontade e vigor!.. Mirar uma parede como alvo e lança-la ate se espatifar em dezenas de pedaços. Ás vezes me vejo quebrando quase tudo, simples objetos a minha volta, penso adquirir nesta violência imediata, um alivio de tensões. Eu termino por acreditar em reparações, me libertar do que já estava por se partir a algum momento.
Tenho uma segunda escolha, a de aguardar que os dias me mostre o melhor caminho, a melhor solução com paciência e civilidade, porem a demanda do tempo, me faz tomar medidas radicais, evitando ciclos que podem ser intermináveis, prorrogações que sempre retornam pro mesmo lugar.
Isto tudo me parece muito simbólico, já que a vida é carregada de símbolos incompreensivos, que também reagimos a eles simbolicamente. Você acha isto tudo uma doideira?
Quebro tudo para romper este ciclo estagnado, para desfazer este tempo ocioso de espera, este peso que me caleja as costas e transforma tudo num mal estar, mesmo que temporário. Quebro para expulsar a dor e me libertar. 

COMIGO NINGUÉM PODE


Quando ele comentou a beleza da folhagem que eu tenho sobre uma bancada na cozinha, lembrou em seguida de outra planta, que também gostava e achava bonita, mas que era venenosa. Depois completou pensativo, enquanto passava a palma da mão sobre o rosto: Eu sou uma "Comigo Ninguém Pode", por que comigo ninguém pode!.. Risos.
Estávamos por demais chapados e alegres depois daquele beque guardado a tantos meses na geladeira... Fiquei pensando que talvez fossemos plantas ou animais machos diferentes, que são obrigados pelas incidências de fatos, a crescerem tortos e marcados por um certo veneno natural que La doce, mas também amarga vita se encarrega de nos acrescentar.

O QUE VOCÊ PREFERE?


Algumas vezes um dialogo com a gente mesmo, vale a pena, mesmo que pareça superficial e sem grandes propósitos: 
Laranja ou maçã?.. Há, laranja? Ótimo! Acho a maçã muito doce e sem graça, prefiro as frutas mais cítricas!
Pêssego ou uva?.. Nenhuma dessas? Prefiro maracujá, tenho fissuração por aquela gominha amarela que envolve as sementes e dá aquele azedo gostoso na boca de arrepiar, como se cometêssemos um pecado e o alerta fosse sentido por todas as papilas!
Bananas? Só carameladas e com canela, de outra forma, acho que me causa desconforto estomacal!
Leite? Somente gelado! Uísque? Puro e sem gelo, on the rocks, em ocasiões sociais pra não perder o tino! Carne? Só se for branca! Feijão nem pensar provoca gases!
Café da manhã? Tem que ter aveia e iogurte, pão pesa e engorda!
Alface? Completamente sem graça, prefiro rúculas que dá aquele amargo na boca!..

O POEMA QUE INFLUENCIOU UMA GERAÇÃO


Allen Ginsberg, Jack Kerouac e William S. Burroughs, incendiaram a cultura dos anos 50 e 60 com a "Beat Generation", ao som de jazz e literatura "libertária".
Beat Generation para quem nunca ouviu falar, trata-se de um grupo de autores/poetas, cuja literatura questionava a cultura americana na era pós-Segunda Guerra Mundial  e cujo os elementos centrais da cultura Beat, são a rejeição de valores e a narrativa padrão, a busca espiritual, exploração das religiões americanas e Oriental, a rejeição do materialismo, representações explícitas da condição humana, experimentação com drogas psicodélicas, e liberação sexual.
É interessante observar que a geração Beat representou a única voz nos EUA a levantar-se contra o macartismo, política de intolerância que promoveu a chamada "caça às bruxas", resultando em um período de intensa patrulha anticomunista, perseguição política e desrespeito aos direitos civis nos Estados Unidos, o qual durou do fim da década de 1940 até meados da década de 1950.


Lançado no outono de 1956, o longo e profético Uivo de Allen Ginsberg (1926-1997) foi apreendido pela polícia de San Francisco, sob a acusação de se tratar de uma obra obscena. ..
Os livros "Pé Na Estrada", de Jack Kerouac, "Uivo", de Allen Ginsberg e "Almoço Nu", de William S. Burroughs, são as principais obras literárias da "geração beat", da década de 1950, que influenciou a contracultura e o movimento hippie mundial.
O poema de Ginsberg, "Howl "- "Uivo", (considerado por muitos obsceno e pornográfico) - foi o livro de poesia mais vendido da história dos EUA, tendo vendido mais de 1 milhão de exemplares em pouco tempo. "Howl" foi também um enorme grito de revolta de uma geração assumidamente insurreta e ávida de novas experiências (artísticas e existenciais), imbuída de festas repletas de sexo, drogas, jazz e longas caminhadas e aventuras pelas ruas de cidades americanas. 
Juntamente com "Naked Lunch" de William S. Burroughs e "On The Road" de Jack Kerouac, "Howl" completaria a trilogia da contracultura da Geração Beat.


Muitos músicos foram fãs e tiveram sua arte influenciadas pela poesia de Allen Ginsberg, como Bob Dylan, Jim Morrison, Lou Reed, Leonard Cohen entre muitos outros.
O própio John Lennon, se inspirou na palavra beat para batizar o seu grupo musical, The Beatles. Na verdade, a "Beat generation", tal como os Beatles, o movimento hippie e, antes de todos estes, o Existencialismo, fizeram parte de um movimento maior, hoje chamado de "contracultura".
Este texto foi postado hoje, apos eu ter assistido ao filme HOWL que em português significa Uivo e que nos permite reconhecer através da poesia de Ginsberg, um pouquinho mais da composição de nossa alma e seus aspectos obscuros. Pelo menos da minha!..Trata-se do sofrimento de uma geração, excluída e marginalizada, de muitos artistas e pessoas comuns que não puderam desenvolver todas as suas potencialidades como seres humanos e acabaram arrastados à loucura, ou a um beco-sem-saída na sociedade. É também uma demonstração de força contra uma sociedade opressora com relação às minorias (os loucos, homossexuais, drogados, etc). No universo marginal retratado, aparecem claramente os comportamentos libertários e espirituais, que formariam a base da contracultura, que iria transformar em muito, os padrões de comportamento no mundo inteiro.
No filme um relato de Ginsberg me chama a atenção e que diz o seguinte:
"O momento crucial de avanço veio, quando eu percebi o quanto seria engraçado no meio de um longo poema se eu dissesse: "Que se deixaram ser fodidos no rabo e gritaram de alegria a o invés de gritarem de dor." Esta é a contradição naquele verso. O leitor americano esperaria que fosse dor e não a alegria, que é de fato verdade, absolutamente cem por cento. E ha um verso que diz: Que sopraram e foram soprados por esses serafins humanos, os marinheiros, caricias do amor do Atlântico e Caribe. Eram reconhecimento da básica alegria homossexual. É,,, aquilo foi um avanço no sentido de discursos públicos sobre sentimentos, emoções. atitudes que eu não gostaria que meu pai ou família visem e que hesitaria em dizer em publico.O poema é mal interpretado como uma promoção da homossexualidade, na verdade é mais como uma promoção da franqueza sobre qualquer assunto. Se você tem fetiche por pés, você escreve sobre pés, se você é viciado na bolsa de valores voce pode escrever sobre os altos e baixos do gráfico do petróleo entende?..Quando se é franco sobre sobre homossexualidade em público, isso quebra o gelo e aí você está livre para ser franco sobre tudo e isso é socialmente útil. A homossexualidade é uma condição e por ter me alienado ou me distanciado desde o começo, serviu como um catalizador do exame próprio, ou uma percepção detalhada do meu ambiente e as razões pelas quais todos são diferentes e porque sou diferente."

A SEGUNDA NATUREZA


Depois de alguns comentários positivos nas redes sociais, sobre a cena erótica e sem sexo explicito, mas com muito intensidade, protagonizada pelos dois personagens masculinos da novela "Liberdade, Liberdade" na TV Globo, eu me surpreendi de ouvir outra parcela da sociedade, composta evidentemente de (amigos, colegas e conhecidos) meus, que reagiram a cena, de uma forma negativa e com aquele velho e conhecido preconceito velado, disfarçado, padronizado. Atitude vinda principalmente de pessoas que se consideram modernas, liberais, inteligentes, mas que ainda não conseguiram sublimar seus preconceitos diante de uma cena como estas, que veio justamente para arrebentar com os padrões culturais normativos, tão amplamente discutido e debatido nas últimas décadas. As pessoas reagem negativamente com comentários do tipo: "Achei desnecessária aquela cena" ou ainda "A sociedade não está preparadas para tanto" o que certamente configura uma forma politicamente correta de reação adversa e dissimulada, já que é difícil assumir publicamente os velhos padrões moralistas ainda dignos de uma revisão profunda, diante das constantes modificações de valores que tem ocorrido no mundo.
Mas como diz um dos personagens da trama:
"Todos temos uma segunda natureza. Que, às vezes, permanece oculta. Mas não para sempre!"

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Quando as nossas emoções, alegrias e tristezas passam do tempo, nossos sentimentos humanos ficam acomodados numa cesta do tempo recebendo so...