Sarau em Guaíba.

Recebi o convite por telefonema ontem de noite e minutos depois, caiu uma chuvarada tão forte, que eu pense; Vão me ligar novamente, desfazendo o convite, mas não aconteceu. Fomos ao sarau da Denise do outro lado do lago. Assisti a apresentação de talentos acomodado na fila de cadeiras pretas, estufadas e fiquei pensando que cada um tem um artista dentro de si que precisa ser mostrado, apreciado, aplaudido, é uma das formas que as pessoas tem de se sentirem amadas, respeitadas e socializarem o que gostam de fazer. Gostei particularmente das apresentação de tangos argentinos acompanhados de teclado e gaitinha de boca e depois de uma outra apresentação solo de gaita e violão (a la Borguetinho). 
Não falei com a Denise que é a curadora do evento, que funciona já a cinco anos no museu da cidade, somente com a sua filha Hana, simpaticíssima, que cantou Esquadros da Calcanhoto no finalzinho do espetáculo e depois saímos com Josué e Welinton para jantarmos. O bate papo animadíssimo  regado a cerveja bock, obrigou-nos a aceitar seu convite para irmos até sua casa e continuar...
Encontramos um violão de desenho delicado, cuja afinação e som especiais são atribuídos a um parafuso que lhe foi colocado. Cantar é muito bom e parece limpar a alma.

DESAMARREM OS CACHORROS.


Depois da minha visita a exposição de Miguel Rio Branco, no Santander Cultural, aceitei o convite de um amigo, para visitar a Praia de Ipanema, na zona Sul de Porto Alegre. Saímos do Bom Fim, até o Santuário Madre de Deus, ouvindo Sidney Magal e Tim Maia, no radio de uma Kombe e depois seguimos até Ipanema cuja a água e a orla me pareceram mais limpas e menos movimentada do que das outras vezes que estive por lá de visita. Também era uma sexta-feira de tarde e desta forma, o movimento de pessoas na praia e o trafego de veículos, estavam menos ostensivos que nos Sábados e Domingos, quando costuma lotar todo o trecho de acesso a praia.
Caminhando pela orla meio vazia, eu fiquei lembrando de alguns momentos da minha infância  em que eu passava com a família por ali, para aproveitarmos os belos dias de sol em grandes piqueniques numa caminhonete DKV.


Nesta época, eu com meus dez ou onze anos de idade, lembro-me de uma situação que me deixou muito envergonhado, impedindo-me de retornar a este lugar depois de me tornar jovem. Essas mazelas emocionais que adquirimos, pela falta orientação necessária, mas que depois passa!...
Eu era criança e lembro de estar sentado na areia, num desses dias de veraneio, quando percebi dois cachorros que se arrastavam, parecendo terem sido amarrados pelos rabos. Eu fiquei muito apavorado com o que me parecia uma maldade humana e gritei para todos os que estavam presentes, que os desamarrassem para não se machucarem ainda mais.
Houve um silencio geral, depois seguido de largas gargalhadas por causa da minha inocência, que foi mais encarada evidentemente, como uma estupidez. Depois levei uma daquelas xingadas, sem entender  o porquê.


Sou desses tempos, em que se aprendia sobre as coisas da vida, aos trancos e barrancos e quase sem nenhuma explicação, tempos em que a esperteza e o código de olhares com silencio, era uma arte e sinônimo de inteligencia, alem de outros valores invertidos. Tudo bem, eu sobrevivi com alguns defeitos evidentes e não mais recuperáveis, mas sobrevivi.


Ainda hoje pela manhã, na exposição do Miguel Rio Branco, no Santander, uma fotografia com cães grudados, me fez lembrar desta situação, e depois ir até Ipanema onde vivenciei esta experiencia desagradável a tanto tempo atrás, me fez refletir que certas situações se incidem na nossa vida para reviver e reorganizar certos erros e mal entendidos a que somos submetidos. Acho que é uma especie de chance dada, para nos perdoemos de culpas do qual nem somos responsáveis.



PONTO CEGO.

Nesta sexta-feira, dia internacional da cerveja, levantei cedo para compromissos inadiáveis. Depois de tudo resolvido, ou ao menos encaminhado, decidi dar uma passada no Santander Cultural, na Praça XV, centro de Porto Alegre, para reencontrar um amigo de viagem e ver a mostra de fotografias, desenhos, pinturas, colagens e videos do artista plastico Miguel Rio Branco, chamada de Ponto Cego. Primeira surpresa, o Santander estava intencionalmente quase às escuras, para que as obras do artista se tornassem ainda mais evidentes ao olhar dos visitantes.


São 110 obras, numa multiplicidade de cores, simbolismos e efeitos, retratando os que estão à margem da sociedade e que poucos tem curiosidade ou interesse de conhecer, fora de uma exposição, esta realidade tão cruel. Os painéis de fotografias principalmente e que mais chamou-me a atenção, retratam a tristeza, a pobreza, a prostituição, a ternura, marcas da violência, sedução, relações interpessoais marginalizadas e outros sentimentos transmitidos através de expressões oprimidas, resignadas, degradadas e identificadas nos semblantes castigados pela vida, nos olhares e gestos, marcados por uma falta de esperança que são imposto aos excluídos, aos que não possuem chance de uma melhor escolha.


O trabalho do artista é tão vibrante e a mesmo tempo tão impactante, que nos faz pensar em como tudo aquilo pode ser possível. A fotografia de um cão sarnento e abandonado na rua, assim como a de um homem sentado bêbado ou talvez drogado na calçada, colocam-lhes na mesma posição de desleixo e de abandono. Mulheres com cicatrizes pelo corpo e pelo rosto, marcadas por uma violência com impunidade e desumanidade. Detentos aprisionados em uma cela, como se fossem animais, crianças maltratadas, homens esmagados nm coletivo como se fossem simples cargas...


As obras que foram produzidas entre 1986 e 2012 para compor a exposição, são tão aflitivas quanto educacionais, no sentido de nos forçar a uma reflexão profunda e pessoal desses fatos que modelam uma sub-sociedade perversa e que alavanca regras e costumes tão violentos e aquém da nossa realidade de confortos e modernidades.


Alguns desses trabalhos fotográficos resgatados pelo artista, no Pelourinho em Salvador, em Cuba, e no Deserto do Atacama no Chile, mostram que a pobreza e a exclusão social não possuem fronteiras geográficas,  que pessoas apresentam atitudes, reações e sentimentos semelhantes independente de raças e nacionalidades, quando lhe são negados dignidade.


Bom, eu não acredito em simples coincidências e acho que o nome da exposição veio a calhar numa perfeita elucidação da realidade, já que ponto cego em particular é uma obscuração do campo visual, uma parte do campo de visão não percebida. O trabalho de Miguel Rio Branco vai alem da perfeita performance estética, mas como uma denuncia de cunho artístico, na sua mais intensa profundidade, sobre esses desdobramentos sociais e humanos a serem questionados com atenção. E nossa.., o olhar deste cavalo me pareceu estar dizendo tantas coisas!..

A chegada do Outubro.

Setembro se foi e já faz quatro dias que convivo com o Outubro, que me parece uma fotografia em branco e preto, cujo os dias são cinzas e de noite faz algum frio. Um período de contemplação, de convivência parcimoniosa entre a alegria e a melancolia, a mescla dos dois sentimentos em doses aceitáveis de convivência, parecido comigo. Outubro chegou me pondo de mãos amarradas, impondo esperas, resguardos, me proibindo de tomar decisões antecipadas, abrindo e fechando janelas que rangem ao entardecer dos dias. 

Na beira do Dilúvio em pleno ataque de nervos.

De onde surgem os surtos coletivos, de amigos influenciáveis, da mídia, do inconsciente coletivo, de algum vírus desconhecido, ou da gente mesmo, do nosso interior, que tenta reprimir ao máximo a chateação com Lexotan, Fluoxetina, Diempax e que de uma hora para outra, deixa de funcionar pelo excesso de sobrecargas emocionais e fazem as pessoas jogarem tudo pro alto, explodirem publicamente para quem quiser assistir ao show gratuito?
Eu agora vou falar é das placas de propagandas politicas espalhadas por toda a cidade, que não é nenhum segredo a insatisfação da população que se vê intoxicada com esta poluição visual por todos os lados por onde se olha. E não só nas ruas, os panfletos, santinhos e mensagens, superlotam a nossa caixa de correio e invadem nossos celulares inoportunamente. Seriam elas, as propagandas, o estopim para deflagar alguma explosão desta natureza? Não, não se pode afirmar, acho que qualquer motivo, até o mais banal, pode acender o estopim da bomba. Eu entendo que os candidatos precisam se fazerem conhecer, mas há de se pensar em outros métodos menos invasivos e mais eficientes... Ontem eu vinha pela avenida Ipiranga, nas proximidade da universidade da PUC, quando percebi a presença de um jovem no canteiro central, que margeia o Arroio Diluvio, caminhando como se fosse um robô e que por vezes, fazia gestos que lembravam uma luta marcial. Andando quase em linha reta, ele seguia na direção das placas de propaganda politica enfileiradas, que simplesmente não desviava, atropelava todas, sem olhar pra traz e constatar se realmente tinha concluído seu objetivo, que aparentemente era destruí- las. Ele deve ter derrubado pelo menos umas cinco ou seis e seguia em frente sob os gritos e buzinaços dos motoristas que dirigiam pela via movimentada naquela hora da manhã. Eu não estava portando minha maquina fotográfica para registrar a cena e mesmo que estivesse, não seria possível, pois eu estava no volante, em silencio de surpresa, sentindo-me fazer parte daquela massa exacerbada. Eu fiquei pensando que a atitude do rapaz, provocou um verdadeiro alvoroço em quem passava de carro naquele momento, que eu não sei explicar se de revolta ou de apoio a depredação. Nestes surtos coletivos cada um tem seus motivos pessoais, fomentando as grandes massas a tomarem atitudes descabidas, talvez este não fosse o caso, mas abre um precedente a se pensar.
A proposito, eu li no site da RBS, que em 2010, o lixo produzido pelas campanhas eleitorais não pode ser reciclado. Apesar de serem compostos basicamente por plástico, papel e madeira, os cavaletes, placas e santinhos ao serem jogado nas ruas, tornam-se poluídos em função de sujeira como areia, poeira etc. O material era levado para um aterro sanitário. Atualmente não sei se o procedimento será o mesmo no final das eleições.

Mais arte nas Ruas de Porto Aegre

Quem anda por Porto Alegre e possui um olhar mais atento, deve ter percebido alguns painéis, (outdoors), espalhados em alguns pontos da cidade, exibindo pinturas de antigos artistas gaúchos  Esta ação acolhida pela secretaria Municipal da Cultura, foi presenteada pelo Grupo LZ, que comemorou 40 anos de atuação no mercado de mídia, inserindo esta ideia no Projeto Arte nas Ruas, que a cada mês, escolhe cinco artistas para colorir a cidade. São 21 obras de 14 pintores escolhidas pela Secretaria Municipal da Cultura. Esta ideia alem de reavivar as obras de artistas da Pinacoteca Aldo Locatelli, transforma o cenário urbano numa especie de galeria de arte a céu aberto. Atualmente os painéis podem ser encontrados no Parque Marinha do Brasil, Parque Farroupilha (Redenção), Parcão, Centro de Cultura e a Praça Carlos Simão Arnt. O de minha preferencia é o que mostra a antiga ponte de pedra.

Quanto tempo leva para a fluoxetina fazer efeito?

Neste mundo globalizado, a sociedade é uma grande empresa de representações, subdividida em pequenos departamentos representativos em busca de seus interesses sócio-econômicos. Construíram grandes salas com terminais de computadores para responder a estas demandas. Treinaram pessoas para se tornarem representantes orgulhosos destas representações que viciados nestas rotinas, seguem manuais de orientação, levam para o seu dia a dia metas e exercícios, que são aplicadas aos seus vizinhos, filhos, cônjuges e animais de estimação. Transformaram-se em células multiplicadoras dessas representações. Meu Deus, quando é que a minha fluoxetina vai começar a fazer efeito? São gerentes, síndicos, supervisores, operadoras de telemarketing, seguindo normais e traçando interesses cujo o alvo é a gente.

Se hoje eu pudesse escolher meu nome.

Se hoje eu pudesse escolher meu nome seria Caetano, não por causa do cantor, mas por que gosto deste nome que me parece ter influencias positivas sobre a alma de quem o carrega, o sobrenome também seria bem curtinho e simplificado. Disseram que eu me chamaria Gilberto Luis, mas por causa de um desentendimento entre pai e mãe ficou Luis Alberto. Na época em que eu nasci era muito comum o uso de dois nomes para homenagear outras pessoas normalmente da família, acho que também servia para o caso de se enjoar de um, poder usar o outro, arte-manha que nunca funciona, por que depois que a gente acostuma adotar apenas um nome, carregamos ele para o resto da vida. Eu conheci um Adão que se chamava Luiz e sua irmã Eva, era Silvana, uma tia muito cristã, resolveu apelida-los com esses nomes bíblicos. Eles cresceram e viveram sendo conhecidos por amigos e a vizinhança como Adão e Eva.
Um colega de trabalho, costuma me chamar de Alberto e isto parece me despersonalizar ou me multiplicar em mais uma pessoa pelo qual tenho pouca intimidade, por vezes tenho a rápida impressão de que não sou eu, ate lembrar que é um complemento do meu nome e então cair a ficha.
Minha mãe de leite, dona Cecilia, tinha dois filhos, Ronaldo o mais velho e Caetano pelo qual eu dividia a amamentação e então criei mais laços de afeição.  Eu me pergunto se a simpatia por este nome não surgiu daí?..

Felicidade é...

Eu teria muitas frases para definir ''felicidade'' nesta altura da vida... Neste momento, defino: Felicidade é abrir a pagina do Facebook e ler a seguinte mensagem; SÓ PASSEI AQUI PRA DIZER QUE TE AMO !!

Parar de fumar ou namorar a Marta Medeiros?

Estava eu e uma amiga, aguardando no terminal de desembarque do Salgado Filho, um casal que retornava de Natal e para evitarmos a ansiedade causada pela espera, ficamos falando todo o tipo de bobagens para preenchermos nosso tempo. Lá pelas tantas, decidi ir para a rua fumar um cigarro, cujo o vicio ainda não consegui me libertar e então fiquei pensando em mais bobagens, enquanto lançava nuvens de fumaça toxicas para o céu, entre outros dois fumantes que por ali se encontravam meio dispersos e com olhar de cumplicidade disfarçado. Os fumantes possuem esta postura dissimulada provocada pela culpa, ficam fingindo não perceberem a presença um do outro, mas ao mesmo tempo, vigiam camufladamente  cada atitude a sua volta que lhes causa desconforto. Uma especie de fraternidade silenciosa, que vai cavucando o casco do barco até ele afundar definitivamente. Quando retornei novamente para o saguão do desembarque, fiquei pensando o que seria mais fácil, parar de fumar definitivamente ou namorar a Marta Medeiros?

Viagens inexplicáveis.

Uma amiga me disse que certa noite veio me visitar em sonho, na minha casa. Eu estava no quarto, dormindo completamente destapado, encolhido de frio, por que a coberta havia caído da cama, então  ela tentou me cobrir, mas não conseguia, não tinha força, sua mão não conseguia alçar a coberta e me tapar. Suas mãos e braços atravessavam a roupa de cama, como se fosse a de um fantasma. Ela então forçou para se acordar, percebendo estar de volta, na sua própria casa. Sabe que eu acredito nestas viagens que por vezes também faço e não acho explicações... Outra coisa, percebi que este método de acordar para fugir da realidade do sonho, não é só meu!

conceitos banais.

Existe a verdade, a ~~eia verdade e a ~~entira.  A verdade é aquela que se for~~os absoluta~~ente honestos, corre~~os o risco de ser~~os condenados e que nunca aprende~~os de fato a falar, por que te~~os  ~~edo.  
A ~~eia verdade é aquela que herda~~os de nossos pais e aprende~~os cedo a contar, pensando ser verdade.  
A ~~entira é aquela que digita~~os no Facebook, para que todos leia~~, parece couve fresca, é a~~arga e se deixar~~os de ~~olho na água, perde a cor.

Retrato de Casamento.

Tem cenas que surgem inevitavelmente diante do foco da nossa câmera, ali prontinha, somente aguardando um clique no minuto certo. Este casal de noivos estavam diante da Igreja Matriz, quando eu fazia m city tour pela cidade com um grupo de pessoas neste Sábado. Estavam somente o casal e um motorista fotografo, sem nenhum convidado na volta, possivelmente eternizando um sonho que ficará registrado num álbum de casamento, um desejo que pra eles perdurará até que a vida ou a morte os separe.

CITY TOUR EM PORTO ALEGRE - 2012.


O Sábado hoje, estava pra mim daquele jeito que somente um milagre seria capaz de salva-lo; Um dia nublado, pesado, com a sensação de que a qualquer momento uma nuvem escura tomaria conta do céu e fosse desabar um toró d´água e então eu não saberia mais o que fazer a não ser ficar em casa ruminando pensamentos velhos e incômodos.


De repente me surgiu a ideia de fazer o passeio no ônibus turístico de dois andares, que disponibiliza o city tour de quase duas horas pelo centro histórico da cidade e outros pontos turísticos de importância na vida dos porto alegrenses. Me vesti da pequena reserva de ânimo que ainda me restava, maquina fotográfica e fui até a Travessa do Carmo 84, em frente ao Largo Zumbi dos Palmares, comprar o ingresso. Como cheguei às 10 horas em ponto e já havia saído um ônibus, fiquei esperando o próximo que sairia às 11 horas. Enquanto isto, para passar o tempo, fiquei passeando pela feira de hortifrutigranjeiros que acontece no largo todos os Sábados pela manhã e que por si só, já é um evento à parte.


O ônibus chegou às 10 h.50 min. em ponto, com seus 4 metros de altura, onde o segundo andar é aberto, proporcionando aos passageiros uma visão diferenciada da cidade por outros ângulos que normalmente não é possível ver num veiculo comum e causando também uma grande sensação de liberdade. Durante o passeio são passados informações históricas sobre ruas, bairros, praças e monumentos através de um serviço de áudio-informação, pré anunciado por uma vinheta bem agradável de se ouvir.



O serviço turístico oferece dois roteiros: O city tour centro histórico e o city tour zona Sul. O primeiro, que foi o que eu fiz, tem como foco principal, apresentar os atrativos históricos, arquitetônicos e culturais da região central e onde a cidade nasceu.


Este roteiro permite ainda que os passageiros embarquem e desembarquem em alguns pontos, para conhecer de perto as atrações e serviços oferecidos nos lugares percorridos como; o Parque da Redenção, o Parque Moinhos de Ventos, a Praça da Matriz, o Mercado Publico e a Fundação Iberê Camargo que vergonhosamente ainda não conheço.


O passeio além de mostrar por outros ângulos, peculiaridades e belezas que passam desapercebidas aos nossos olhos no dia à dia, ainda reserva uma reveladora aula de história sobre o passado da nossa cidade, que por vezes não temos sequer conhecimento. Outra coisa que percebi, é que este ônibus city tour, foi uma ideia de grande aceitação por parte da população que manifesta este sentimento através de abanos e largos sorrisos quando cruzam pelo ônibus em vários lugares da cidade. Mas vamos lá!..


Você sabia que Porto Alegre foi a terceira cidade a aderir a abolição da escravatura antes mesmo da promulgação da Lei Áurea? Que o atual Parque Farroupilha ou da Redenção foi um potreiro que recebia carne de gado das vilas vizinhas, para redistribuição na cidade e que o apelido de Redenção surgiu em função da denominação anterior de Campos da Redenção, em homenagem à libertação dos escravos do terceiro distrito da capital?


Que o Instituto de Educação General Flores da Cunha, localizado na Avenida Osvaldo Aranha é a mais antiga escola publica e de ensino secundário da cidade e onde estudou a cantora Elis Regina? Que o bairro Praia de Belas, tem seu nome em função de um antigo proprietário chamado Antônio Rodrigues Belas, dono uma chácara na beira do Guaíba lá pelos meados de 1800, onde construiu uma estrada de acesso a cidade  e que aos poucos tornou-se passagem frequente em vistas do comércio de escravos que lá se desenvolveu? Uma outra hipótese, já que nenhuma foi historicamente comprovada é que ali, nos dias ensolarados, surgiam muitas gurias de grande beleza, para aproveitarem os dias de sol, dai o nome Praia de Belas?


Que o bairro Cidade Baixa, antes de ser aterrado e hoje reduto da boemia e com grande concentração de casas noturnas foi no passado uma vila muito pobre chamada de Ilhota, pois durante os períodos chuvosos sofria grandes inundações onde só era possível trafegar-se de barco? Na ilhota nasceu e viveu  Lupicínio Rodrigues e também foi moradia de Custódio José de Almeida, o príncipe negro, grandes personalidades da cultura e historia da cidade?


Que o Ginásio Municipal Osmar Fortes Barcellos, mais conhecido por Tesourinha, é uma homenagem ao futebolista gaúcho atacante de mesmo nome, cujo o apelido surgiu pelo fato de ter participado de um bloco carnavalesco chamado "Os Tesouras"? Que Tesourinha foi atacante no Internacional, Vasco da Gama, Grêmio, Nacional de Porto Alegre e Seleção Brasileira?
Essas e algumas outras informações, são dadas neste city tour que fiz neste final de semana e que eu recomendo. 

Tô cansado de trairagens.

As horas passam, os dias, as noites, as semanas e os meses e cada vez mais eu tenho certeza de que estou no caminho certo, na busca certa do que é positivo nas minhas vivencias para um crescimento pessoal que me transforma numa pessoa melhor, num observador mais atento as atitudes simples que são as que transformam o mundo e que algumas pessoas nem fazem ideia do que seja. Por vezes outros mundinhos batem na minha porta, tentam me invadir através de telefonemas ou mensagens por celular, trazendo-me preocupações extraordinárias e transformando meus dias em momentos piores e então penso que é chegada a hora de mais uma vez partir para outro ponto deste planeta, sem as hipocrisias repetidas daqui, para que tudo pareça novo e diferente. É, eu tô cansado de tantas trairagens na minha volta

Intocáveis.

Intocáveis, filme que assisti na Quarta-feira, conta a história pouco comum de amizade entre um tetraplégico milionário e um imigrante senegalês, que além de ser o filme mais visto do cinema francês dos últimos tempos, acaba de ganhar a missão de representar o país na disputa pelo Oscar 2013. Dos diretores Olivier Nakache e Eric Toledano o filme foi anunciado nesta semana como concorrente às estatuetas da premiação. Desde 2001, O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, era a produção francesa mais vista no mundo, vendendo surpreendentes 23,1 milhões de ingressos nas salas internacionais. O filme se tornou uma referência cult entre os apreciadores de cinema, e ajudou a projetar a carreira de Audrey Tautou pelo mundo.
Atualmente Intocáveis quebrou recordes na Espanha, Alemanha, Itália e Coreia do Sul, surgindo o comentário de ter desbancado O Fabuloso Destino de Amélie Poulaine. No Brasil, já foi visto por mais de 200 mil pessoas, quantidade excepcional para um filme que não é americano. 
Intocáveis é uma comédia dramática que cumpre bem o seu papel. Faz rir ao mesmo tempo em que emociona e nos deixa como lição principal a aceitação das diferenças e a possibilidade de vivermos em harmonia com elas desde que respeitando os limites de cada um. O desempenho dos dois protagonistas é tão bom e cativante que prende o espectador desde o primeiro instante, alem da história ser leve e edificante sobre questões melindrosas da moralidade. O filme é bom, mas na minha opinião não supera O Fabuloso Destino de Amélie Poulain que é quase uma obra de arte.

Por traz dos ossos, da carne e da pele

Tomei o ônibus Ipiranga-Puc confortavelmente na parada em frente da minha casa, eu precisava cortar o cabelo e ir de carro até o centro da cidade é inviável e cansativo; A Van lotação também já fazia alguns minutos que havia passado. Pois bem, tomei o ônibus e o cobrador por traz da roleta, era uma mulher negra, cabelos in natura e feição que lembrava claramente aquelas mulheres africanas. Não era bonita, mas o que chamava a minha atenção era sua feição afro não brasileira, sua estatura magra e alta, a tez muito negra e brilhosa parecendo de silicone, os dentes alvos e perfeitos em contraste com a cor escura da pele, que a tornava uma mulher diferentemente unica. Eu já imaginava-a naquelas roupas tipicas e com um turbante colorido enrolado na cabeça, brincos e pinturas exóticas. Bom, mas nem tudo é perfeito, depois de alguns minutos, descobri seu defeito. Descobri logo que entrou o segundo e depois o terceiro passageiro, ela não era simpática e demonstrava agressividade nos gestos, no olhar, como se cada um que entrasse no coletivo fosse um inimigo em potencial. Ao meu ver, possuía uma dessas doenças da alma que a gente não consegue explicar a primeira vista, por estar camuflada por traz dos ossos, da carne, da pele e que por vezes explode e derrama sobre os outros, sem nenhuma justificativa.

Alguém me explica...

Alguém sabe me explicar o por quê dessas mudanças climáticas tão radicais por aqui? Num dia faz um calor de matar, no outro um inverno europeu. Será culpa do crescente aumento dos buracos na camada de ozônio, do aquecimento global, ou alguma vingança das pessoas que eu deletei do Facebook? Me disseram que o tempo jamais justifica as razões do seu temperamento, quer dizer; de sua temperatura.

TEMPLO POSITIVISTA DE PORTO ALEGRE.

Por muito tempo eu passava em frente deste prédio e me chamava a atenção uma frase escrita sobre o aramado de ferro do seu portão principal. A frase que me refiro é imponente, instigadora e diz o seguinte: "Os vivos são sempre e cada vez mais governados necessariamente pelos mortos." A profundidade desta ideia que sempre me causou curiosidade e perplexidade, me conduzindo para outros campos de pensamento, teve enfim uma resposta neste final de semana, para que eu finalmente compreendesse, do que se tratava.
Domingo pela manhã, depois de uma rápida visita ao Brique, fui visitar o Templo Positivista de Porto Alegre, à convite da Márcia Hofmann, acompanhada de outros colegas conhecidos do curso de guia de turismo, que finalizei alguns meses atras, onde fomos recebidos pelo Sr. Afrânio Pedro Capelli, guardião do tempo, que nos explicou os preceitos da religião criado pelo filosofo francês Auguste Comte e curiosidades sobre alguns políticos brasileiros e seguidores do positivismo como Julo de Castilhos, Euclides da Cunha, Getúlio Vargas, Marechal Cândido Rondon e Nísia Floresta Augusta, (a primeira feminista brasileira), entre outros. Seu Afrânio, muito simpático e politizado, deixou claro em cada palavra dita na palestra, seu amor e dedicação, todos esses anos ao positivismo.
O prédio logo de chegada, ostenta certa austeridade, mas antes de entrar, temos que subir os treze degraus da escala positivista que inicia no proletariado e chega-se até a humanidade. Embora o espaço interior seja bem menor do que aparenta de fora o templo é composto por um mobiliário antigo e simples, onde as paredes, o teto e o assoalho, denunciam a  necessidade urgente de um restauro. No altar principal entre as bandeiras do Brasil e do estado do Rio Grande do Sul, um quadro de uma mulher com uma criança no colo, que nos faz lembrar imediatamente de uma santa, mas que na realidade trata-se de Clotilde de Vaux, escritora francesa e de família nobre, que após ter sido abandonada pelo marido com dívidas de jogo, conheceu Comte por quem manteve uma recíproca paixão platônica, já que neste período de 1845  a lei impedia o divórcio. Clotilde de Vaux é considerada a mãe espiritual da Igreja Positivista do Brasil e da Religião da Humanidade que considera a figura da mulher muito valorosa por seu poder de procriação e formação inicial do caráter humano. É a personificação da Humanidade, ou o "Grande Ser" na qual encontram-se incorporados todos os seres convergentes do passado, do presente e do futuro responsável pelo aperfeiçoamento humano. Abaixo do quadro, sobre o púlpito, um pequeno busto de Comte.
A religião positivista caracteriza-se também pelo uso de símbolos, sinais, estandartes, vestes litúrgicas, sacramentos, comemorações cívicas e pelo uso de um calendário próprio, o Calendário Positivista, (um calendário solar composto por 13 meses de 28 dias, com um ano bissexto na necessidade de ajuste, cujo os nomes dos meses glorificam personalidades importantes da religião, literatura, filosofia, ciência e política como: Moisés, Homero, Aristóteles, Arquimedes, César, São Paulo, Carlos Magno, Dante, Gutenberg, Shakespeare, Descartes, Frederico II e Bichat, mais Heloísa representante das "Santas Mulheres" ou "A glorificação feminina".) todos em pequenos quadros fixados na parede do templo. O positivismo é um culto de amor e reconhecimento pelos parentes, pelos grandes homens, pelas instituições sociais, pela pátria e pelos antepassados. É um sistema de vida moralizador, um regime sem distinções de classe, cor e raças, de uma vida sem conflitos, tendo como principal interesse o coletivo e não individual, e que organiza a vida social pelos moldes científicos. O seu lema fundamental é: O amor por princípio, e a ordem por base, o progresso por fim e que serviu de lema na bandeira do Brasil.
Auguste Comte, idealizador do positivismo, previu que no futuro, as pessoas não acreditariam mais em religião, por que as praticas se amparavam cada vez mais em mitos e superstições, mas temendo criar um problema, uma vez que a ciência não podia suprir outras lacunas que a religião normalmente preenche, propôs então uma religião baseada na humanidade, mas com praticas semelhantes a o catolicismo como reuniões em templos. Um lugar para buscar inspiração e compartilhar conhecimento e não para pedir graça ou adorar um deus.
No sub solo, descendo uma pequena escadaria curva de madeira, tivemos acesso a biblioteca do templo, ainda em face de organização, com um acervo incrível de livros e documentos datados do seculo XIX e inicio de século XX e também algumas esculturas de celebridades positivistas da época. 
O Templo Positivista de Porto Alegre, é um dos quatro templos positivistas do mundo, sendo que os outros três estão localizados no Rio de Janeiro, em Curitiba, e na França. Localizado na Avenida João Pessoa, nas proximidades do Parque Farroupilha em Porto Alegre, tem suas portas abertas todos os Domingos para visitação guiada e palestras. Atualmente encontra-se em tramitação no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), o processo de tombamento da capela. No final da visita, ainda tivemos o privilégio de ouvir um pedaço da opera "O Guarani"- de Carlos Gomes, tocada pelo guia do templo, num órgão elétrico instalado num cantinho da biblioteca.

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TÔ PENSANDO QUE:

Quando as nossas emoções, alegrias e tristezas passam do tempo, nossos sentimentos humanos ficam acomodados numa cesta do tempo recebendo so...