A SAGA DE UGOLIN


Uma vez dentro,
deve-se abandonar toda a esperança de rever o céu,
pois de lá não se pode voltar.

Ugolin della Gherardesca, membro de uma nobre família de Pisa, foi um dos tiranos mais cruéis de seu tempo e, ao ser deposto, pagou pelos crimes cometidos.  Político e comandante naval italiano. Foi frequentemente acusado de traição e figura de destaque na Divina Comédia de Dante.
O arcebispo Ruggieri degli Ubaldini prendeu-o numa torre, com filhos e netos, e jogou as chaves fora. Ugolin , filhos e netos emparedados e com fome, tentou comer a carne dos filhos e foi o último a morrer.
O INFERNO da obra de Dante coloca-o estrutura-se na segunda forma, e esta figura encontra-se quase no local mais profundo do Inferno - pior que ele, só mesmo Judas Iscariotes (traidor de Jesus Cristo), Brutos e Cássio (dois dos traidores de Júlio César).

ENCHENTE DO LAGO GUAIBA

 

ENCHENTE DO LAGO GUAIBA EM POA- OUT_ 2023

Meu avô já dizia dentre tantas coisas, meio que profetizando nas próprias palavras, que toda a agua que bate num determinado lugar deixando sua marca, um dia voltará a bater neste mesmo lugar como uma memória registrada na nuvem!
Desta vez, no período entre 27 de abril e 2 de maio a agua subiu alem da marca deixada pela enchente de 1941 marcada no Mercado Publico e se espalhou não só pelo bairro Centro Histórico, mas os bairros proximos ao Lago Guaiba, como Praia de Belas, a Cidade Baixa, Menino Deus, além de outros bairros que circunvizinham as margens do lago.
Projetado para resistir a inundações de até seis metros, o sistema sofreu com falta de cuidados ao longo de décadas. Com cenário de chuvas intensas mais frequentes, especialista defendem sua restauração.

NÁPOLIS SUBTERRANEA

No centro histórico de Nápoles, há uma outra Nápoles, que foi enterrada pela história e esconde aquedutos, galerias e até um teatro
A Nápoles subterrânea nasceu e desenvolveu-se com a cidade e é um dos pontos turísticos mais interessantes da Itália. São mais de 600 mil metros quadrados entre passagens secretas, catacumbas e aquedutos. A cidade subterrânea fica quarenta metros abaixo das características e animadas ruas do centro histórico e proporciona uma viagem no tempo através dos antigos aquedutos greco-romanos, dos vestígios do teatro românico e dos abrigos antiaéreos da Segunda Guerra Mundial.
O percurso dura em torno de 2 horas e é feito com um guia que fala italiano ou inglês.
Não se sabe ao certo quando as escavações começaram, as informações mais antigas remontam ao século VIII a.C., ao histórico Plínio (o Velho) e a algumas narrativas de escritores romanos acerca da vida dos cimérios, escavadores que habitavam em grutas subterrâneas nas redondezas de Nápoles.
Os registros oficiais começaram com as escavações dos gregos para construir muralhas, templos, cemitérios, casas, aquedutos e uma série de catacumbas da antiga Nápoles no começo do século III a. C..
Só no início do século XX, as escavações foram encerradas e os mais de 2.000.000 de metros quadrados de aquedutos e cisternas foram abandonados.
Alguns anos depois, o antigo aqueduto serviu de refúgio para milhares de pessoas que procuravam escapar dos bombardeios ocorridos durante a Segunda Guerra Mundial.



Postagem em destaque

TÔ PENSANDO QUE:

Quando as nossas emoções, alegrias e tristezas passam do tempo, nossos sentimentos humanos ficam acomodados numa cesta do tempo recebendo so...